Categoria: Software para Unidades de Informação
Sub-categorias
Empresas de Software Software Comercial
Software Livre
 
67 Site(s) nesta categoria           61 a 67 de 67

  Resultado de pesquisa sobre a indústria de software em Salvador, o texto apresenta características que permitem compreender a estrutura e operação (porte, produção, comercialização, etc.) dessa indústria. Mostra também sua posição no mercado nacional e as categorias de produtos que desenvolve. Os procedimentos metodológicos incluíram: análise dos resultados de pesquisas realizadas no plano nacional pela Sepin/MCT e Softex; coleta de dados junto às empresas; e entrevistas com seus executivos. Os resultados obtidos revelam que os softwares desenvolvidos pela indústria soteropolitana estão sendo utilizados por um número substancial de organizações baianas e subsidiariamente por empresas e entidades de outros estados. O índice de exportação é muito baixo, ratificando-se, assim, em Salvador, a mesma timidez empresarial verificada, pela Sepin/MCT, no nível nacional.
  Incluído em: 01/07/2010
  Comentam-se as diferenças e convergências entre a biblioteca convencional e a digital, apontando quatro aspectos, a saber: 1) a organização da informação, mostrando que a biblioteca digital tem um potencial informacional que dificilmente terá sido alcançado pela biblioteca convencional: ela pode entregar a informação diretamente na mesa do usuário. Discute o futuro do catálogo da biblioteca em relação aos mecanismos de busca e aos projetos de digitalização em massa; 2) o acesso à informação, mostrando que este é o momento de se iniciar uma integração das fontes e materiais eletrônicos nos acervos e serviços; 3) o aspecto econômico, mostrando que muitas bibliotecas procuram no ambiente externo aquelas fontes de informação que poderão ser úteis, digitalizam seus conteúdos e os colocam à disposição de sua comunidade; 4) as ações cooperativas, afirmando que houve um incremento das atividades de cooperação bibliotecária, não somente para reduzir os custos, mas também para facilitar a sobrevivência da biblioteca como instituição social. Conclui-se que o desafio da mudança é uma oportunidade de renovação para a biblioteca, fazendo com que ela continue a ser um espaço de prazer e aprendizado.
  Incluído em: 02/06/2010
  Os catálogos on-line, também conhecidos como Online Public Acess Catalogue, mudaram a rotina dos usuários de bibliotecas, possibilitando a utilização de diversos recursos por vários usuários ao mesmo tempo, sem limite de espaço. Essa pesquisa analisa a interação dos usuários de oito bibliotecas pertencentes ao Sistema de Bibliotecas da UFMG com o catálogo on-line do Sistema Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas. Identifica os recursos e as pesquisas disponíveis no catálogo que os usuários efetivamente utilizam, apresenta um perfil de usuário do catálogo online da UFMG; verifica se o sistema possui alguns quesitos de usabilidade listados na literatura e compara as diferenças e semelhanças dos resultados encontrados com usuários de diversas áreas de conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e utilizou-se a técnica da entrevista individual e do incidente crítico para avaliar o uso do catálogo na perspectiva do usuário final.
  Incluído em: 09/12/2010
  Objetivo desse relato é resgatar e registrar a história de criação da Rede Pergamum, bem como seu crescimento. No entanto para falar da Rede, se faz necessário nos reportar ao Sistema Pergamum, já que foi por meio dele que a Rede foi formada e é a base de seu desenvolvimento. A Rede Pergamum foi criada em 1999, inicialmente contava com 13 instituições de ensino superior, tendo como finalidade principal compartilhar serviços e recursos. O número de instituições foi aumentando e diversificando-se. No ano de 2000 eram 36, 2001 (47), 2002 (58), 2003 (97), 2004-2005 (106), 2006 (159), 2007 (180) e em 2008 (216) instituições de ensino superior particulares, públicas, tribunais de justiça, escolas de ensino fundamental e médio, empresas, ONGs, conselhos regionais, entre outros. São 216 instituições usuárias e parceiras que apostam e acreditam no trabalho desenvolvido pela PUCPR, consolidando cada vez mais a Rede Pergamum no cenário nacional, ampliando serviços e produtos de informação com qualidade.
  Incluído em: 17/11/2010
  A concisão é característica central da informação de qualidade, sendo o resumo o principal recurso para sua atribuição à informação organizacional. O resumo proporciona aos pesquisadores rápida compreensão da informação, melhora os níveis de acesso e utilização dos acervos de informações corporativas. A pesquisa avaliou a capacidade de softwares para geração automática de resumos (softwares resumidores) em selecionar as unidades de texto que expressem as idéias centrais em informações textuais extensas. Geraram-se, a partir desses, resumos para um artigo amplamente conhecido; estes, em conjunto com o resumo original do autor, foram avaliados por 20 pesquisadores, profundos conhecedores do texto. Observou-se que o autor humano apresenta qualidade superior, porém o nível de qualidade dos resumos gerados pelas novas gerações de softwares summarizers permite considerá-los como ferramentas importantes aos centros de informações organizacionais que necessitam agregar valor às suas coleções de informações.
  Incluído em: 25/04/2014
  El presente artículo expone los fundamentos éticos y tecnológicos que dieron origen al movimiento del software libre, así como la relación que este movimiento guarda con el mundo de lasbibliotecas y el manejo de información digital. A su vez presenta algunas de las aplicaciones más populares de software libre que existen para la gestión de información en bibliotecas, a finde mostrar los alcances y posibilidades que dichas aplicaciones tienen en la creación de sistemas de información a bajo costo, acordes con el ideal de un ciberespacio público.
  Incluído em: 03/11/2010
  Esta dissertação tem por objetivo apresentar as licenças de software livre mais importantes, sob a luz dos seus principais aspectos jurídicos e da inter-compatibilidade, de forma a auxiliar pessoas envolvidas no desenvolvimento de software a compreender as implicações destas licenças ao fazer uso delas em seus projetos. A dissertação contextualiza as licenças, tanto no tocante à legislação brasileira, quanto no que diz respeito às restrições de licenciamento, de forma a viabilizar a análise de compatibilidade que se segue. Casos de projetos proeminentes de software livre cujo desenvolvimento foi afetado pelas implicações mencionadas ilustram a investigação, que é complementada por uma análise de ferramentas e metodologias existentes que auxiliam na gestão dos aspectos de licenciamento.
  Incluído em: 25/04/2014
61 a 67 de 67

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.