Categoria: Software para Unidades de Informação
Sub-categorias
Empresas de Software Software Comercial
Software Livre
 
67 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 67

  O OLIB é um sistema de gerenciamento de bibliotecas que oferece uma combinação única de eficiência, facilidade de uso e capacidade de recursos eletrônicos avançados para fornecer gerenciamento flexível de recursos de informações para bibliotecas especiais, corporativas e educacionais. O OLIB oferece um sistema de gerenciamento realmente flexível e escalável, independentemente do tamanho ou da complexidade da sua organização, e opera em bibliotecas de saúde, governamentais e educacionais no mundo todo.
  Incluído em: 29/06/2008
  Uma breve apresentação sobre qual o papel dos profissionais bibliotecários na avaliação de softwares especializados e qual a melhor forma de fazer está avaliação.
  Incluído em: 02/04/2007
  MultiSystems é especialista em soluções para prevenção de furtos, controle de acesso, automação de bibliotecas e circuito fechado de TV, fornecendo desde serviços de consultoria e projetos, os equipamentos, acessórios e softwares e serviços de implantação, treinamento, suporte e assistência técnica.
  Incluído em: 07/05/2007
  Informatização de bibliotecas (escolares, universitárias e empresariais); Consultoria; Criação de bases de dados CDS/ISIS específicas; Desenvolvimento de aplicativos específicos para Gestão da Informação.
  Incluído em: 22/03/2007
  Apresenta o instrumento de trabalho adotado pelo Grupo de Bibliotecárias da Biblioteca Universitária da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL para o registro de dados bibliográficos na utilização do Formato MARC 21. Com a implantação do Sistema Pergamum, sentiu-se a necessidade do uso de ferramenta para agilizar o processo de seleção dos parágrafos essenciais, padronizar dados, evidenciar modelos. Foram criadas planilhas separadas por tipo de material para o tratamento técnico da informação como metodologia unificada para o trabalho descentralizado.
  Incluído em: 29/10/2007
  Pesquisa sobre a eficiência dos Manuais de Software para Bibliotecas como meio de transferência de informação. Conceitua-se no âmbito da Ciência da Informação e da Comunicação Técnica os elementos que possam influenciar e garantir ao usuário o acesso ao Software. Apresentam-se os requisitos básicos para a construção de Manuais de Software segundo a Norma IEEE 1063 e também o modelo completo proposto por Galvão (2003). Da integração dos dois modelos surgirá o modelo reduzido por nós proposto, que busca atender as necessidades de pequenos desenvolvedores e da comunidade de Software Livre, contemplando o formato impresso e o formato incorporado do Manual. Uma vez consolidado o modelo reduzido, seguimos com o estudo empírico-exploratório onde iremos aplicar a uma amostra dos Manuais de Softwares para Bibliotecas com o objetivo de identificar a presença ou não dos elementos do modelo. Dada a importância da influência dos adventos tecnológicos na transferência de informação, este estudo contempla os dois formatos deste suporte, estabelecendo um comparativo que aponta as tendências e as vantagens de cada formato.
  Incluído em: 15/05/2008
  Este texto apresenta uma introdução aos conceitos da linguagem XML (Extensible Markup Language) bem como parte do ferramental associado a esta, incluindo mecanismos distintos para estruturação, apresentação formatada e manipulação de documentos XML. Para estruturação de documentos, apresenta-se o uso de DTD (Document Data Definition) e XML-Schema. Para apresentação e formatação de documentos será abordado a linguagem XSL (Extensible Style Language), que é a linguagem de folha de estilo para XML. A utilização de processadores de documentos XML também é apresentada tomando como base o modelo DOM (Document Object Model) que pode ser usado como uma Interface de Programas de Aplicação para manipular documentos XML. A utilização de XML para desenvolver outras linguagens como MathMl também é abordada. Além disto, apresenta-se as possibilidades de utilização de XML e padrões associados para desenvolvimento de ambientes educacionais baseados na Web.
  Incluído em: 28/05/2007
  Remete a assuntos como as licenças públicas e quanto a utilização livre de softawares nas bibliotecas . Questiona a capacidade do profissional bibliotecário em interagir com as técnicas por não serem obrigados a ter noções de programação, mas que precisam no mínimo serem capazes de comunicar-se já que notoriamente as bibliotecas sempre tiveram pouco interesse de utilizar novas ferramentas de informática.
  Incluído em: 26/04/2008
  O Grupo Ex Libris é um pioneiro mundial na área de soluções de software para bibliotecas e centros de informação. O desenvolvimento do sistema ALEPH da empresa se iniciou em 1980, quando um time de bibliotecas, analistas de sistema e programadores aceitaram o desafio de criar um sistema automatizado de biblioteca que fosse eficiente, de fácil uso e multilíngue. O resultado dessa soma de esforços foi a primeira geração do ALEPH.
  Incluído em: 04/05/2007
  Este trabalho possui como objetivo gerar um estudo comparativo mais atual. Para que isto seja alcançado, haverá uma avaliação de alguns bancos orientados a objetos disponíveis. Serão descritas as principais características de cada um, incluindo definição e manipulação de dados, além de avaliar suas vantagens e desvantagens. Também haverá um comparativo mais específico com três dos bancos avaliados.
  Incluído em: 28/05/2007
11 a 20 de 67 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.