Categoria: Periódicos Indexados
Sub-categorias
América Central e Caribe América do Norte
América do Sul Europa
 
20 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 20

  A publicação eletrônica na Web em repositórios temáticos tem se apresentado como uma solução viável para a divulgação dos resultados de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, principalmente em nível internacional. Estes repositórios, construídos dentro da filosofia da Iniciativa dos Arquivos abertos, incentivam o gerenciamento da publicação pelo pesquisador (auto-arquivamento), utilizam tecnologia aberta e podem ser acessados por diversos provedores de serviços nacionais e internacionais. Mais recentemente, esta idéia evoluiu para o agrupamento desses repositórios sob a responsabilidade de uma instituição maior, constituindo o repositório institucional. Seu objetivo é apoiar a divulgação dos resultados de pesquisas científicas, criando mecanismos para legitimar e estimular a publicação dos trabalhos produzidos.
  Incluído em: 18/06/2012
  O artigo descreve a elaboração do primeiro periódico científico, em mídia digital, da área de engenharia de produção a revista científica Produção Online, do Curso de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Explicitam-se as ações desenvolvidas para sua manutenção, como instrumento de comunicação científica em suporte digital. Relata-se todo o processo de produção científica, desde o recebimento do artigo até sua publicação eletrônica. Chama-se a atenção para a proposta de oferecer à comunidade científica uma revista eletrônica, com baixos custos em relação à publicação em meio impresso, possibilitando a divulgação das pesquisas científicas em tempo real, e ao mesmo tempo oferecer mecanismos eletrônicos que agilizem o processo de submissão, avaliação e leitura dos artigos, facilitando a rápida circulação do conhecimento científico.
  Incluído em: 02/07/2014
  Abordam-se aspectos referentes à usabilidade e acessibilidade de conteúdos digitais multimídia. São analisados os princípios do projeto de produtos baseados na usabilidade que se aplicam à produção desses documentos digitais, inovando-se ao interpretar os princípios de usabilidade sob o enfoque da acessibilidade. Os cuidados que devem ser tomados para que os documentos digitais adquiram as qualidades da usabilidade e da acessibilidade são assinalados. Uma ênfase especial é dada às situações relacionadas à interação, mediante a utilização de ajudas técnicas, com a informação disponibilizada no espaço digital.
  Incluído em: 23/03/2009
  O presente ensaio coloca em perspectiva as transformações na comunicação científica na área da ciência da informação no Brasil e, em particular, aquelas relacionadas às publicações e repositórios digitais de acesso livre. Visando descrever as características das publicações de acesso livre da área, realizou-se levantamento de informações que permitissem observar sua situação atual. Percebem-se manifestações visíveis de parte da comunidade científica em prol da inserção brasileira ao novo paradigma da comunicação científica. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v.11 n.1, p. 82-94, jan./abr. 2006
  Incluído em: 18/06/2012
  A pesquisa analisa a aceitação e utilização de periódicos científicos eletrônicos por docentes e alunos do curso de pós-graduação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, com o objetivo de identificar a possibilidade de atuação da biblioteca como facilitadora/intermediadora desse processo. Foram enviados 178 questionários, com taxa de retorno de 79,8%. Os resultados indicam que os docentes e pós-graduandos utilizam de forma rotineira periódicos eletrônicos em suas atividades de ensino e pesquisa, apesar de a cultura impressa ainda estar fortemente presente. A maior dificuldade observada foi na identificação e seleção dos recursos informacionais mais adequados, o que abre uma gama de possibilidades de atuação para a biblioteca. Questões como preservação e arquivamento da informação, garantia de acesso ao longo do tempo, desenvolvimento de interfaces confiáveis e disponibilização de coleções retrospectivas precisam ser definidas e resolvidas para a aceitação do periódico científico eletrônico.
  Incluído em: 11/11/2010
  A atuação do bibliotecário como líder, agente de transformação e promotor da competência em informação é explorada neste trabalho. Também são examinadas as questões em torno da importância da ciência, tecnologia e inovação como fatores decisivos ao desenvolvimento sustentável das nações, em uma realidade cada vez mais complexa. O despertar da consciência do bibliotecário refere-se a uma mudança em seus modelos mentais rumo a uma atuação de liderança social e educacional relativa ao emponderamento das pessoas, com base na competência em informação (information literacy), o aprender a aprender (learn to learn) e o aprendizado ao longo da vida (lifelong learning). O papel social e educacional do bibliotecário que promove a competência em informação torna-se a chave ao desenvolvimento sócio-econômico sustentado porque está diretamente ligado à inclusão social. A incorporação e mobilização de atitudes, conhecimentos e habilidades direcionadas ao exercício pleno da cidadania é o coração da inclusão social e da sustentabilidade. Também inclui a aceitação das diferenças, a valorização da diversidade, o direito de pertencer e buscar a constante melhoria de si mesmo e da sociedade. Os bibliotecários tornam-se mediadores pedagógicos e agentes educacionais de transformação social.
  Incluído em: 12/06/2009
  Objetiva analisar a recuperação da informação em catálogo on-line de biblioteca universitária, por meio da observação da entrada de dados [...]
  Incluído em: 19/11/2009
  A comunicação científica apresenta um cenário para a discussão sobre periódicos científicos. Os movimentos de acesso livre à informação científica têm gerado muita discussão entre pesquisadores, editores, bibliotecários, autores e leitores, sobre as vantagens e desvantagens nesse novo meio de comunicação científica que surge a partir da internet, o periódico eletrônico. O contexto apresentado indica que há muito a se estudar e desenvolver no campo das publicações eletrônicas de acesso livre. É com esse propósito que o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT vem discutindo e definindo ações para que se estabeleça, no país, uma política nacional de acesso livre à informação científica, utilizando como ferramenta o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, software livre para construção de revistas eletrônicas, de tal forma que no artigo objetivamos uma reflexão de que todos os segmentos da comunidade científica devem ser envolvidos, sensibilizados e estimulados a promover o acesso livre à informação científica.
  Incluído em: 11/08/2010
  O presente trabalho pretende apresentar a interelação entre a Bibliometria e a avaliação de periódicos científicos. O estudo é um artigo de revisão. Apresenta a conceituação de Bibliometria, bem como as principais áreas de aplicação dos estudos bibliométrico e as três principais leis: Lei de Lotka, Lei de Bradford e Lei de Zipf. Apresenta como as três leis podem se relacionar. Conceitua periódico científico, periódico científico eletrônico e discute sobre a avaliação das revistas científicas. Aborda como as novas tecnologias influenciam os estudos bibliométrico e a avaliação de periódicos. Conclui que os estudos bibliométrico são ferramentas de inestimável valor para a avaliação de periódicos e para o desenvolvimento da ciência como um todo.
  Incluído em: 17/04/2011
  Apresenta os elementos que envolvem os termos técnicos utilizados ao estabelecer uma relação entre a figura do intelectual e a comunicação científica. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica na qual são conceituados termos como: produção intelectual, produção acadêmica, produção científica e intelectual buscando demonstrar a estreita ligação que há entre os termos. Resgata historicamente a trajetória da comunicação científica no mundo e no Brasil. Estabelece as etapas da comunicação científica e assinala os periódicos científicos como importante canal de divulgação da produção científica. Aborda os pontos congruentes entre o intelectual a produção científica.
  Incluído em: 14/05/2013
11 a 20 de 20

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.