Categoria: Lógica Fuzzy
 
16 Site(s) nesta categoria           11 a 16 de 16

  Este trabalho consta do desenvolvimento de um Sistema Inteligente na Internet (SII) para indicar o nível de aquisição material dos visitantes em páginas na WWW (World Wide Web). A partir do Tempo de permanência (Tp), da Freqüência de visitas (Fv) e de um Índice (IDLI) que mede o interesse do usuário na página Web, o sistema estabelece um padrão existente nestas informações relacionadas com o número de Ordens de Compras dadas por um usuário. Desta forma, as variáveis tratadas como pares de entradas/saídas estabelecem um sistema adaptativo difuso que possui a capacidade de aprender com o tempo e a generalizar para definir novos padrões de usuários. Uma aplicação da metodologia proposta foi apresentada para efeito de ilustração. Com os resultados obtidos, pode-se definir um número de ordem de compra para cada item oferecido na página Web, estabelecer limites para o estoque adequado, ou estabelecer critérios de exibição de ofertas de produtos na página Web da empresa.
  Incluído em: 16/05/2009
  VARIOUS MATHEMATICAL TOOLS AND THEORIES have found application in Library and Information Science (LIS). One of these is Fuzzy Set Theo- ry (FST). FST is a generalization of classical Set Theory, designed to better model situations where membership of a set is not discrete but is “fuzzy.” The theory dates from 1965,when Lotfi Zadeh published his seminal paper on the topic. As well as mathematical developments and extensions of the theory itself, there have been many applications of FST to such diverse areas as medical diagnoses and washing machines. The theory has also found application in a number of aspects of LIS. Information Retrieval (IR) is one area where FST can prove useful; this paper reviews IR applications of FST. Another major area of Information Science in which FST has found application is Informetrics; these studies are also reviewed. A few examples of the use of this theory in non-LIS domains are also examined.
  Incluído em: 23/05/2009
  O Gerenciamento Baseado em Políticas é uma técnica para coordenar A configuração de diversos equipamentos de uma rede, a partir de contratos administrativos(SLAs). Essas políticas abstratas são difíceis de serem interpretadas e implementadas pelos equipamentos de rede, que requerem informa ¸cões absolutas, e a lógica fuzzy tem se mostrado eficiente para representar valores abstratos. Um controlador fuzzy pode implementar um mecanismo de provisionamento dinâmico, reconfigurando os nós de acordo com o tráfego entrante. Esse trabalho prop˜oe uma metodologia de mapeamento de pol´ıticas em parâmetros fuzzy para melhorar a qualidade de serviço em um dom´ınio DiffServ. As funcionalidades são demonstradas através de simulação de uma aplicação de Telefonia IP cruzando um domínio DiffServ.
  Incluído em: 02/09/2008
  Este trabalho apresenta uma introdução ao estudo da lógica fuzzy, seus conceitos fundamentais e principais aplicações. A lógica fuzzy, também chamada de lógica nebulosa ou difusa, foi introduzida oficialmente no cenário acadêmico pelo professor Lotfi Zadeh em 1965, proporcionando novos parâmetros conceituais relacionados à teoria dos conjuntos matemáticos. Como resultado imediato desta nova forma de interpretar dados surge o conceito de grau de participação em um conjunto, inexistente na lógica convencional boolena. Neste trabalho, pretende-se demonstrar sua utilização através do uso das chamadas variáveis lingüísticas durante a transformação da informação contida no intelecto humano em conceitos matemáticos lógicos e manipuláveis. Dessa maneira busca-se obter variáveis para os mais diversos modelos matemáticos, que permitam cálculos mais precisos, pois estas são resultados da interpretação lógica humana no processo de atribuição de valores.
  Incluído em: 25/11/2008
  A finalidade deste trabalho é apresentar um jogo interativo de matemática que utiliza recursos computacionais inteligentes, visando proporcionar ao professor informações personalizadas do desempenho do aluno dentro de um ambiente tridimensional de ensino. Para o aluno, a intenção é disponibilizar atividades lúdica dentro deste micro-mundo 3D, procurando despertar seu interesse pelos conteúdos matemáticos. Para tal, cada ação do usuário é monitora utilizando-se regras de inferência fuzzy dentro de um sistema de tutoria inteligente, composto de três módulos: questionário de avaliação respondido pelos jovens para detectar suas habilidades matemáticas e seu perfil de trabalho; monitoramento do jogo propriamente dito, onde cada interação do usuário será analisada pelas regras fuzzy, retornando relatórios analíticos para o professor; e o tutor inteligente, que buscará auxiliar e compreender as ações do aluno durante o andamento do jogo.
  Incluído em: 25/11/2008
  Este artigo propõe uma solução para o problema de respostas cada vez mais rápidas e mais precisas requeridas por um cenário tático de múltiplas ameaças. Esta proposta encontrase alicerçadas no uso de Lógica Fuzzy ou Nebulosa, onde é sugerida a confecção de algoritmos para serem implementados por software e/ou por hardware. Advindo disto, delinea-se um sistema de auxílio a decisão de forma modular, começando por um mecanismo de extração de dados (acompanhador de plots), identificador de alvos e o tomador de decisão.
  Incluído em: 24/11/2009
11 a 16 de 16

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.