Categoria: OAI
 
29 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 29

  O presente trabalho apresenta o protocolo OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting) da Iniciativa Open Archives (OAI), que proporciona interoperabilidade entre bibliotecas /repositórios digitais. Partindo de uma introdução à Iniciativa Open Archives e ao processo de Harvesting, são explicados os seis verbos que compõem o protocolo e sua implementação em bibliotecas/repositórios digitais novos ou já existentes
  Incluído em: 02/11/2006
  Este artigo faz um balanço dos impactos advindos com a implantação da Internet e das diversas ferramentas disponibilizadas na rede para o campo da comunicação científica. Nesse contexto, abre espaço para a temática do acesso livre à informação científica, que está no centro do debate sobre comunicação online em todo mundo. No trabalho são identificados e descritos alguns projetos de sucesso, entre eles o Scielo, lançado no Brasil em 1997 e que hoje é aplicado em vários locais. Uma iniciativa indispensável para países em desenvolvimento, como o Brasil e o Chile, porque o acesso livre à informação científica contribui para que o estudante, o professor e o cientista situados em locais distantes dos grandes centros urbanos,vinculados a pequenas faculdades ou instituições, também utilizem estes recursos para aprimorar suas pesquisas.
  Incluído em: 06/06/2009
  São discutidos os novos mecanismos de cooperação entre sistemas de informação em ciência e tecnologia surgidos a partir da emergência de arquivos de publicações digitais livres - os open archives - e de mecanismos de interoperabilidade entre estes arquivos, como o protocolo Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting. É apresentado um histórico do surgimento das publicações digitais e dos arquivos abertos como uma alternativa aos mecanismos tradicionais de comunicação científica, baseados nos periódicos acadêmicos tradicionais. São discutidas as novas formas de cooperação e os novos serviços informacionais viabilizados a partir do surgimento dos open archives e das tecnologias a eles associados. As conseqüências e oportunidades desta situação para a ciência e para os sistemas e redes de informação dos países em desenvolvimento são analisadas.
  Incluído em: 08/03/2010
  Trata do conceito inovador de auto-arquivamento e suas implicações no sistema de publicações científicas. Esta nova filosofia procura minimizar as conseqüências provocadas pelo controle editorial, pela revisão severa entre os pares e pela reserva dos direitos autorais. A experiência da Budapest Open Access Initiative (BOAI) é relatada com o objetivo de mostrar uma ação efetiva que viabiliza o auto-arquivamento. Fundamentada no acesso livre (open access), a BOAI pretende uma reorganização dos mecanismos de produção do meio científico, baseada em conceitos mais democráticos de acesso ao conteúdo.
  Incluído em: 03/07/2008
  A aspiração de acesso livre à literatura científica tem crescido nos ùltimos anos, impulsionando o debate em torno do sistema de comunicação da ciência. Neste artigo apresentam-se os objectivos, origens e evolução do movimento do Acesso Livre ao Conhecimento. Referem-se e discutem-se as potencialidades, problemas e limitações de cada uma das vias para a sua efectivação: as revistas de acesso livre e o auto-arquivo em repositórios ou outros sistemas de acesso livre. Conclui-se abordando o papel dos profissionais de informação portugueses face à problemática do acesso à informação de ciência e tecnologia.
  Incluído em: 06/08/2009
  Es un Punto de Encuentro entre el mundo de la investigación y el de la empresa que facilita y promueve el intercambio de conocimientos científicos y tecnológicos de forma rápida y eficiente. Su objetivo es favorecer la cooperación entre los diversos agentes del sistema de ciencia y tecnología, ayudando a que los resultados de los proyectos de I+D lleguen al sector empresarial y contribuyan a la mejora de sus procesos productivos. Tecnociencia es un servicio de utilidad pública y carácter global, con un ámbito de actuación nacional y multisectorial que complementa y apoya los intereses específicos de iniciativas particulares, impulsando el éxito de las mismas como parte de sus objetivos.
  Incluído em: 25/08/2008
  Este artigo descreve uma nova forma de utilização do protocolo OAI-PMH. Seu objetivo é descrever uma proposta de um serviço de notificação que se utiliza de mensagens SMS para avisar aos usuários sobre a inclusão de documentos digitais de seu interesse no acervo da Biblioteca Digital Paulo Freire.
  Incluído em: 21/10/2008
  O acesso à informação científica tem sido um grande desafio para países em desenvolvimento como o Brasil. Com a crise dos periódicos, surgida em função dos altos custos na manutenção das assinaturas das revistas científicas, o acesso à informação científica ficou bastante limitado. Embora essa crise tenha começado em meados dos anos 80, ainda hoje não existe nenhuma solução definitiva. Com as tecnologias da informação e da comunicação, surge a iniciativa de arquivos abertos (Open Archvies Initiative), a qual define um modelo de interoperabilidade entre bibliotecas e repositórios digitais, possibilitando alternativas para a comunicação científica. Ao mesmo tempo, consolida-se o movimento em favor do acesso livre à informação científica em todo o mundo, pelos grandes editores ou publishers, por meio de propostas de ações que possam viabilizar essa iniciativa. Essas são as bases da proposta de um novo modelo para intensificar e consolidar o registro e a disseminação da produção científica brasileira, assim como do acesso à informação científica. Com as experiências obtidas na implantação da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) detém, hoje, a competência técnica para consolidar e implantar essa proposta.
  Incluído em: 17/11/2008
  As bibliotecas digitais foram importantes recursos informacionais surgidos no final do século passado. Porém, logo se mostraram incapazes de satisfazer a totalidade das necessidades e demandas de informação dos usuários por vários motivos, tais como, dispersão das fontes, divergências nas interfaces de busca, falta de integração dos conteúdos dentre outros. Como decorrência surgem os projetos de Federação de Bibliotecas Digitais. O objetivo desse paper é apresentar o conceito de Sistemas de Informação Federados e tecnologias de recuperação de informação correlatas, buscando caracterizar tanto as atuais propostas de gestão como as tecnologias utilizadas em projetos de Federação de Bibliotecas Digitais. Inclui uma discussão sobre sistemas de informação federados, busca federada e sistema de coleta de metadados/harverting, identifica alguns aplicativos de harvesting disponíveis para construção da infra-estrutura tecnológica para sistemas dessa natureza e, finalmente, descreve algumas iniciativas nacionais e internacionais de Federação de Bibliotecas Digitais.
  Incluído em: 21/10/2008
  O autor revisa um trabalho passado feito com o Ibict e o progresso mundial do Movimento de Acesso Aberto. Ele apresenta e defende a teoria de que o acesso aberto é um sistema adaptativo complexo criado a partir da publicação acadêmica utilizando a Internet. O acesso aberto poderia ser a causa de uma cascata de complexidade crescente que leva a oportunidades que modificarão o sistema. Ele escolheu a conexidade global que se espalha, criada pela Internet e pelos espaços de conteúdo que ela proporciona para coleções abertas, como um ‘agente simples para quebras do status quo’. Ele discute a influência da conexidade nas infinitas variedades, na criatividade, no trabalho, na mudança, no conhecimento e na economia da informação. Estudos de caso das Bibliotecas da Universidade do Novo México são apresentados.
  Incluído em: 25/05/2010
11 a 20 de 29 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.