Categoria: Interfaces
Sub-categorias
Usabilidade
 
21 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 21

  Destaca a importância das interfaces de software, e propõe que o pré-diagnóstico da etapa de avaliação preliminar do software seja realizada com a utilização de um checklist baseado em normas e recomendações ergonômicas selecionadas, e classificadas segundo critérios ergonômicos. Descreve a metodologia utilizada para geração e aplicação do checklist, e compara os resultados de uma avaliação de um software editor de textos obtida através da aplicação do checklist proposto, com os resultados obtidos por uma avaliação ergonômica completa do mesmo software. O resultado da comparação mostra que o checklist conseguiu detectar grande parte dos problemas de usabilidade detectados pela avaliação completa, e mostra que a inserção do checklist na avaliação aumentaria a sua abrangência.
  Incluído em: 27/11/2008
  Se presenta el desarrollo de una interface de recuperación de información para catálogos en línea de acceso público (plataforma CDS/ISIS), basada en el concepto de similaridad para generar los resultados de una búsqueda ordenados por posible relevancia. Se expresan los fundamentos teóricos involucrados, para luego detallar la forma en que se efectuó su aplicación tecnológica, explícita a nivel de programación. Para finalizar se esbozan los problemas de implementación según el entorno.
  Incluído em: 05/11/2012
  Levantamento das instituições e recursos existentes em Florianópolis que facilitam a vida dos deficientes visuais, via processos informacionais. Descreve as instituições da Grande Florianópolis que estão tecnicamente preparadas para desempenhar este papel e arrola as dificuldades enfrentadas, ainda, pelos deficientes com relação ao acesso à informação. Considera o acesso à informação importante para facilitar a integração dos deficientes visuais á sociedade.
  Incluído em: 22/09/2008
  Estudo panorâmico sobre aspectos da ciência da informação (CI) e da ciência cognitiva (CC), apontando recentes contribuições em quatro de suas possíveis interseções: categorização, indexação, recuperação da informação (RI) e interação homem-computador.
  Incluído em: 04/07/2008
  Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma interface gráfica 3D utilizando a tecnologia de ambientes virtuais. Esta interface tem o objetivo de auxiliar a tomada de decisão em um sistema computacional para redução de perdas em redes de distribuição de energia elétrica. A criação de uma interface 3D foi devido à necessidade de se visualizar uma grande quantidade de dados em um sistema de distribuição, especialmente para redes de grande porte, além de facilitar a interpretação (avaliação) das soluções propostas pelo sistema e de permitir uma fácil editoração do sistema de distribuição com o objetivo de planejamento dessas redes. Esse tipo de interface baseada em ambientes virtuais tem permitido grandes revoluções no que se refere à relação homem-computador tanto na solução de problemas científicos quanto industriais.
  Incluído em: 06/10/2010
  Este trabalho é fruto dos estudos das relações entre Comunicação e Ciência da Informação desenvolvidosno âmbito do Grupo de Pesquisa em Comunicação Científica do PPGCOM/UFRGS. Testou-se uma metodologia para identificar interfaces entre a Comunicação e a Ciência da Informação pela análise da ementa das linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação das duas áreas no Brasil. Os resultados mostraram que, entre as interfaces encontradas, tecnologias, organização, representação egestão da informação são convergências dos dois campos, com abordagens distintas. As ciências estão ampliando fronteiras interdisciplinares: a Ciência da Informação volta-se para as questões sociais, e a Comunicação, para o uso dos recursos e técnicas informacionais, delineando questões e traçando rumos para o surgimento de novos paradigmas.
  Incluído em: 05/12/2012
  A internet é um dos recursos mais importantes para a disseminação da informação governamental. Em diversos programas de governo eletrônico, uma das estratégias é o desenvolvimento de portais com interface amigável para o cidadão. É analisado, de forma preliminar , o Portal Rede Governo do Governo Eletrônico federal, a partir de referências teóricas e de levantamento dos “serviços” e “informações” oferecidos ao cidadão. O estudo realizado mostra que o Portal Rede Governo do Governo Eletrônico federal apresenta diversas limitações no cumprimento da sua função social. Arquivística.net – www.arquivistica.net, Rio de janeiro, v.3, n.1, p. 28-37, jan./jun.2007 28
  Incluído em: 01/05/2012
  Você provavelmente sabe o que é um processador. Com certeza absoluta você também sabe que é um monitor. Mas, você sabe o que é uma interface? Interface é um circuito contido em um chip e serve para permitir a comunicação entre o processador e um periférico. Por exemplo: a comunicação do teclado e o processador é mediada pela interface do teclado.
  Incluído em: 17/06/2008
  Este artigo tem como objetivo apresentar um trabalho baseado na revisão da literatura, sobre os temas Sociedade da Informação; Interação Humano-Computador e Inclusão Digital sob a ótica da Ciência da Informação. Constitui-se da avaliação de sites oficiais de órgãos brasileiros de fomento à pesquisa, escolhidos dentre as unidades federativas mais e menos incluídas digitalmente, segundo dados do Mapa da Exclusão Digital, elaborado pela Fundação GetúlioVargas. Buscou-se averiguar se esses sites estão cumprindo a legislação a respeito da acessibilidade para as pessoas com deficiência. O trabalho possibilitou inferir que os sites oficiais de pesquisa destinados à prestação de serviços públicos e disseminação de informação na web analisados, ainda não são efetivamente acessíveis a todos os cidadãos, de modo a realizar o princípio da universalização da informação.
  Incluído em: 21/11/2008
  Aborda o conceito da informação na terminologia da sua palavra e o seu significado e importância. Identifica a necessidade da informação nas tecnologias da informação e caracterização do seu controle bibliográfico universal e a dificuldade que se possui em obter a recuperação da informação virtual. Objetiva analisar como trabalhar a recuperação da informação usando como suporte a ferramenta da internet para se resgatar este conteúdo. O presente trabalho se constitui numa pesquisa exploratória através de uma abordagem bibliográfica. Contudo, pode-se observar que existe uma barreira e uma dificuldade em conseguir trabalhar a recuperação da informação posto que, a informação ao ser disponibilizada em suportes digitais, torna-se de fácil acesso, porém, barreiras podem ser encontradas no momento da busca.
  Incluído em: 29/10/2012
11 a 20 de 21 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.