Categoria: Tesauro
 
49 Site(s) nesta categoria           41 a 49 de 49

  Relata a experiência de elaboração de um Tesauro em Cinema, produto iniciado na disciplina Linguagens Documentárias e estruturado para auxiliar na organização e recuperação das informações cinematográficas. O Tesauro foi originado da constatação da carência em instrumentos para tratamento temático de documentos em cinema e da crescente utilização da linguagem especializada na área em língua portuguesa. Apresenta as ações realizadas na construção do Tesauro, distinguindo o reconhecimento do Cinema enquanto suporte de informação, a importância do Tesauro entre as Linguagens Documentárias e os procedimentos necessários para elaboração de um Tesauro. O Tesauro resultante é composto por 216 termos organizados em 8 categorias específicas.
  Incluído em: 05/12/2012
  Presenta el proceso de elaboración del Sistema de información documental sobre desplazamiento forzado en Colombia basado en ontologías. La investigación se planteó como objetivo general construir una ontología que representa conceptualmente la terminología sobre el desplazamiento forzado en Colombia, de manera que permita representar y recuperar la información referencial y en texto completo de la documentación producida. Presenta una breve descripción de lo que son las ontologías y su aplicación para la gestión y recuperación de información. En la construcción de la ontología hubo tres momentos, en cada uno de los cuales se integraron y adaptaron diferentes metodologías propuestas desde la terminología, la documentación y la ingeniería informática. Para la creación del árbol de dominio, la confección del tesauro y la estructuración de las relaciones jerárquicas se implementó la metodología propia de la terminología; en la creación de la ontología las metodologías propuestas por Noy y Macguines y la Universidad Politécnica de Madrid para la estructuración de ontologías y, la aplicación de diferentes lenguajes y herramientas informáticas. Finalmente se describe el sistema de información documental y la interfaz de consulta.
  Incluído em: 09/05/2011
  Tesauros e ontologias são modelos de representação do conhecimento baseados no controle terminológico de domínios específicos. Este artigo relata parte de uma pesquisa de Mestrado em Ciência da Informação desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina e foca as diferenças existentes entre aqueles dois modelos de representação. Foi empregado, no plano metodológico, o Método de Análise de Conteúdo. No plano teórico, a pesquisa foi subsidiada pela Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT). A constatação de que ambos os modelos apresentam diferenças no tocante aos termos, conceitos e objetivos permite um entendimento mais profundo desses instrumentos, tão imprescindíveis à comunicação técnica e científica.
  Incluído em: 05/12/2012
  Este artigo aborda a concepção e o estabelecimento das atividades de representação descritiva e temática e o controle de vocabulário especializado no website Agência de Informação Embrapa (AIE). Adota-se o padrão Dublin Core para descrição dos metadados dos recursos de informação, que são representados pelas regras mínimas de catalogação e de indexação. São adotados tesauros especializados em agricultura para atribuição de palavras-chave e categorias de assunto. Faz-se o controle de termos livres, visando à consistência do vocabulário e a manutenção da qualidade. Utiliza ferramentas de tratamento de recursos de informação e de controle de vocabulário, integradas ao sistema gestor de conteúdo, que abriga o conjunto de atividades de organização da informação do website AIE. As atividades que envolvem a representação descritiva e temática devem ser apoiadas por procedimentos e ferramentas que sistematizem e padronizem suas rotinas, de modo a garantir melhoria na recuperação da informação.
  Incluído em: 02/06/2011
  Trabalho de análise apresentado à disciplina de Linguagens Documentárias do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina. 2010.
  Incluído em: 08/11/2010
  Apresentam-se as contribuições teórico-metodológicos das Ciências da Terminologia e da Linguística no que dizem respeito ao auxílio do trabalho documentário realizado pelos profissionais da informação. Abordam-se prioritariamente as contribuições de Ferdinand de Saussure e as Normas terminológicas com o intuito de expor a importância da intersecção destas “disciplinas” para o sub-domínio da Ciência da Informação denominado Linguística Documentária, que trabalha com a elaboração de linguagens documentárias, mais especificamente tesauros.
  Incluído em: 16/05/2011
  Revisão de literatura sobre a contribuição da Terminologia na construção de linguagens documentárias alfabéticas. Aborda a representação e recuperação da Informação, discorrendo sobre linguagens documentárias e, mais especificamente, sobre os tesauros. Explicita que tesauros são linguagens documentárias geralmente de um domínio especifico do conhecimento, organizado de acordo com a rede conceitual da área específica. Ressalta a importância da Terminologia na elaboração dos tesauros e sua atualização. Conclui que uma linguagem documentária do tipo de tesauros possibilita uma representação da informação mais adequada e compatível com a linguagem dos usuários, permitindo uma recuperação de informação com mais precisão e pertinência.
  Incluído em: 05/12/2012
  Tesauro é uma lista estruturada de termos associados, empregada por analistas de informação e indexadores, para descrever um documento com a desejada especificidade, em nível de entradas, e para permitir aos pesquisadores a recuperação da informação que procura. Os tesauros geralmente apresentam relacionamentos hierárquicos (do geral para o específico); de equivalência (termos sinônimos) e de associação (termos relacionados) entre os termos. São usados principalmente para a indexação de documentos em catálogo e bases de dados. Ainda não existe no Brasil um tesauro que atenda a demanda de necessidades das Ciências do Esporte. Por meio de um estudo preliminar foi desenvolvido um Tesauro Brasileiro destinado às Ciências do Esporte. As divisões do tesauro seguiram o estabelecido por Tubino, Tubino e Garrido (2007, cap.16) e dessa forma foi subdividido de acordo com a demarcação científica aceita internacionalmente, ou seja, as áreas estabelecidas por Herbert Haag e pelo International Council of Sport Science and Physical Education. As obras que serviram de base para a elaboração do tesauro são: TUBINO, M.J.G.; TUBINO, F.M.; GARRIDO, F. A.C. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. Rio de Janeiro: SENAC, 2007. e BARBANTI, V.J. Dicionário de educação física e esporte. 2.ed. Barueri, SP: Manole, 2003. O tesauro foi elaborado por meio do software livre TheW33, de autoria de Tim Craven. O Tesauro tem sua estrutura descrita em formato ALFA e TREE. O tesauro deverá ser disponibilizado eletronicamente, para consulta aos usuários, em versão on-line, disponível na World Wide Web (WWW).
  Incluído em: 11/10/2012
  O artigo tem a pretensão de discutir a importância da garantia do usuário no processo de planejamento e elaboração de linguagens documentárias. Assim, o trabalho de cotejamento foi realizado por meio de revisão de literatura de estudos de autores que abordam tal temática, dentro do escopo do processo classificatório, encontrado na Biblioteconomia e na Ciência da Informação. O artigo, embora concentre sua atenção na garantia do usuário, conceitua sinteticamente a garantia literária, a garantia estrutural e a garantia cultural. Discorre-se conceitualmente acerca dos Sistemas de Recuperação de Informação e dos Sistemas de Informação, das linguagens documentárias e das representações documentárias utilizadas no processo de organização da informação. Dentre as linguagens documentárias com ênfase na representação da informação, é destacado, especificamente, o tesauro enfocando as suas principais características no que se refere à validação de termos. Aborda os mecanismos de indexação e descrição dos documentos. Discute-se sobre os tesauros na sua importante relação com a garantia do usuário.
  Incluído em: 16/09/2012
41 a 49 de 49

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.