Categoria: Relato de Experiência
Sub-categorias
Implantação de Software
 
51 Site(s) nesta categoria           41 a 50 de 51

  A conservação preventiva dos acervos das bibliotecas, arquivos e centros de documentação é realizada por profissionais que atuam em processos de higienização. Contudo, a falta de uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) traz sérios danos à sua saúde. Este trabalho visa alertar sobre a importância dos EPIs. A metodologia empregada envolve uma campanha ilustrada de conscientização através de vídeos, exposições práticas, palestras e treinamento. Como resultado, detectamos que a utilização correta destes equipamentos proporciona mais segurança e integridade física, garantindo melhor qualidade de vida a quem executa esta tarefa.
  Incluído em: 19/10/2008
  As prática sociais emergentes com as novas tecnologias de comunicação nos colocam em meio a uma cultura da conexão generalizada, engendrando novas formas de mobilidade social e de apropriação do espaço urbano. Processos de territorialização e de desterritorialização estão em marcha, potencializados pelas tecnologias móveis. A noção de desterritorialização é uma constante em textos sobre a cibercultura. O argumento central desse artigo é que as tecnologias móveis não fomentam apenas processos de desterritorialização, mas novas reterritorializações, através de dinâmicas de controle e acesso à informação. Mostraremos que o ciberespaço e as tecnologias móveis criam territorializações em meio à TTtendência global desterritorializante da cultura contemporânea.
  Incluído em: 04/10/2008
  Este trabalho relata a atividade do acesso e do uso das tecnologias de informação e de comunicação (TICs), tendo como sujeito uma pessoa com necessidades educacionais especiais (PNEE) na produção de páginas para a Internet. A atividade permitiu a observação das barreiras e dificuldades enfrentadas e superadas, mediante o uso de ambiente de aprendizagem mediado por computador (AAMC). Foram utilizadas várias alternativas, formas de comunicação, tecnologias adequadas para a realização da atividade proposta, resultando em uma postura de compartilhamento no qual cada um tem muito para cooperar, para doar-se na busca de uma construção coletiva e na superação das limitações, sejam estas físicas e/ou tecnológicas. O artigo aponta que, com a educação e o uso das TICs, é possível promover a inclusão social e digital das PNEEs com limitação visual.
  Incluído em: 16/09/2008
  Apresenta os resultados de pesquisa-dissertação sobre o processo de comunicação da informação em incubadora de base tecnológica do Instituto Genesis da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Discorre sobre o cenário atual das incubadoras no Brasil e no Rio de Janeiro, especificamente, discutindo a aplicação do modelo de gestão para incubadoras de empresas criado pela Rede de Incubadoras, Parques Tecnológicos e Pólos do Rio de Janeiro (ReINC), no que diz respeito ao módulo de informação. Aborda as questões da informação na perspectiva dos canais formais e informais de comunicação e da oferta e demanda de informação em incubadoras. Relata a participação da ciência da informação no mapeamento dos processos de comunicação da informação, destacando a importância da transferência de informação e da transformação desta em conhecimento.
  Incluído em: 06/04/2014
  Aborda aspectos quanto à importância da biblioteca e do profissional bibliotecário no contexto escolar. Discorre sobre o trabalho colaborativo do corpo docente para a inclusão da biblioteca em suas práticas pedagógicas. Por meio de dados oficiais, comprova os poucos investimentos na biblioteca escolar e o quanto estas carecem de profissionais bibliotecários. Relaciona o baixo desempenho dos estudantes à falta de instrumentos que favoreçam a leitura e a pesquisa na escola. Alerta que o Poder Executivo Estadual deve tratar com urgência a criação do Cargo de Bibliotecário vinculado à Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.
  Incluído em: 26/05/2008
  Apresenta a information literacy, como competência em informação, relata, de forma geral, seu surgimento, desenvolvimento e importância de sua prática na biblioteca escolar. Aborda-se os principais focos da competência em informação: tecnologia da informação, processos cognitivos, e aprendizado ao longo da vida. Relata-se a análise dos dados dos questionários aplicados nas bibliotecas escolares da rede de escolas privadas da cidade de Natal RN com fins de identificar e analisar a competência em informação neste ambiente. Apresenta-se a necessidade de integração entre escola-biblioteca, e a inserção do bibliotecário na comunidade educacional para criação de programas educacionais voltados para a competência em informação.
  Incluído em: 19/10/2008
  Este trabalho descreve a experiência do projeto de digitalização de manuscritos dos acervos dos Cartórios do 1º e 2º Ofícios do Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana-Iphan, apresentando as tecnologias e os recursos disponíveis atualmente para a tarefa de digitalização, suas características e deficiências. São mostrados também os critérios nas decisões adotadas e os metadados utilizados.
  Incluído em: 19/10/2009
  Este artigo traz resultados de um estudo de caso, aplicado com técnicas de survey, visando analisar os aspectos da inclusão digital através dos usuários do telecentro Tabuleiro Digital da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - FACED/UFBA. O principal objetivo destinou-se a investigar o tipo de inclusão digital, promovida por este Projeto, em conformidade com a perspectiva da literatura atual. Os objetivos específicos indicam as características do perfil dos usuários; tipos de aplicações utilizadas e a finalidade da Internet em confronto com o nível educacional e social. Desta forma, a sociedade da informação e a inclusão digital são contextualizadas; também os aspectos da inclusão do Tabuleiro são demonstrados e discutidos. Por último, com a análise, foi comprovado que o modelo de inclusão digital do Projeto é induzido (técnico).
  Incluído em: 21/11/2008
  São reflexões à respeito da profissão do bibliotecário.
  Incluído em: 29/03/2010
  Apresenta um relato de experiência da atuação do bibliotecário no Núcleo de Inteligência Competitiva (NIC) da empresa Knowtec em Florianópolis (SC). Aborda o conceito de inteligência competitiva (IC), descreve suas etapas eaponta os atores envolvidos. Destaca o trabalho do bibliotecário no processo de I a partir da descrição das atividades de coordenação de pesquisa, monitoramento de mídias e pesquisa de informações. Infere-se que onde existe a necessidade de coletar, organizar, tratar e disseminar informação, também há a necessidade do trabalho de um bibliotecário. Portanto, fica claro que é importante investir na formação de profissionais multifacetados, aptos a trabalhar em diferentes segmentos, já que a informação está presente em todas as organizações e ossistemas de inteligência competitiva, em particular, exigem cada vez mais profissionais com inúmeras habilidades pessoais e profissionais.
  Incluído em: 04/10/2009
41 a 50 de 51 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.