Categoria: Relato de Experiência
Sub-categorias
Implantação de Software
 
51 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 51

  O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vem desenvol- vendo, desde 1988, o Sistema de Automação de Bibliotecas da UFRGS –SABi. Este trabalho apresenta o SABi,enfatizando os recursos utilizados na sua definição e i mplementação, sua estrutura e sua aplicação no tratamento, recuperação e difusão dos dados bibliográficos de documentos produzidos no âmbito da universidade.
  Incluído em: 01/07/2008
  Aborda a informação no contexto da Internet e a necessidade de adoção de metadados para a catalogação de recursos eletrônicos. Discorre sobre o padrão Dublin Core.Relata experiências iniciadas pela Embrapa(Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) no desenvolvimento de ferramentas para coleta, geração e indexação de metadados para Web.
  Incluído em: 12/05/2007
  Em Outubro de 1996 a Universidade do Minho abriu um concurso público internacional para a aquisição de um sistema integrado de gestão de bibliotecas. A decisão de adquirir um novo sistema informático resultou da análise realizada pelos Serviços de Documentação, relativamente à situação existente nas bibliotecas da Universidade e aos meios tecnológicos então utilizados. Este relato demonstra as etapas desde a aquisição até a implanção do software.
  Incluído em: 21/06/2008
  Descreve a implantação da Biblioteca Virtual do Instituto Cepa/SC. A rápida evolução de ferramentas e meios de acesso à informação digital sugere que se implantem bibliotecas disponibilizadas ao público, através da mídia eletrônica. Esta implantação deve levar em conta os equipamentos e programas disponíveis e o acervo necessário. Em sua concepção, necessita da participação de profissionais que lidem com informática e com a organização da informação.
  Incluído em: 24/06/2008
  Avalia o nível de experiência, treinamento e atitudes em relação à automação dos funcionários das Bibliotecas da Universidade Federal de Pernambuco.
  Incluído em: 27/04/2008
  O artigo apresenta um relato da experiência da Biblioteca do CMU, na elaboração, montagem, indexação e informatização de uma hemeroteca, estabelecendo-se a partir de uma análise criteriosa dos artigos, um conjunto de padrões para identificar, armazenar e disponibilizar as informações relativas a este tipo de material através de índices, thesaurus e base de dados.
  Incluído em: 05/10/2007
  Relato de experiência sobre atividades da gestão documental ocorridas no Arquivo da Administração Regional do Senac em Santa Catarina, com as etapas abordadas passo a passo, inclusive com as inovações implementadas. O processo de gestão de documentos busca controlar a criação, o uso, a normalização, a manutenção, a guarda, a proteção e a destinação de documentos. No Arquivo em questão há diversos tipos de documentos, como os atos normativos e as fotografias, e para agilização foi utilizado um sistema acessado remotamente via web que automatiza os processos de indexação, armazenamento, publicação e distribuição dos documentos, garantindo padronização e organização ao acervo documental.
  Incluído em: 28/06/2008
  Estudo do formato MARC 21 Holdings a ser utilizado no registro dos dados da coleção das publicações seriadas, usando como metodologia a análise de todos os campos do registro de dados deste formato, resultando no estabelecimento de padrões que auxiliem na implantação, controle e gerenciamento da função Periódicos do Sistema Integrado de Funções VIRTUA, adotado pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp.
  Incluído em: 28/09/2007
  Este relato de experiência apresenta o instrumento de trabalho adotado na Biblioteca do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul para registro e controle de dados bibliográficos do acervo com a utilização do Sotware Winisis. O relato apresenta o processo de aprimoramento na recuperação e localização de documentos de memória do banco, trabalho feito, através de alterações em campos e subcampos da base de dados mais utilizada pela agencia. Apresenta também o melhoramento na interface das bases de dados da instituição para facilitar a utilização da mesma e relata as conclusões e aprendizagens obtidas neste processo de manutenção de ferramenta tecnológica para controle e acesso à informação.
  Incluído em: 21/06/2008
  Este relato de experiência apresenta o instrumento de trabalho adotado na Biblioteca do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul para registro e controle de dados bibliográficos do acervo com a utilização do Sotware Winisis. O relato apresenta o processo de aprimoramento na recuperação e localização de documentos de memória do banco, trabalho feito, através de alterações em campos e subcampos da base de dados mais utilizada pela agencia. Apresenta também o melhoramento na interface das bases de dados da instituição para facilitar a utilização da mesma e relata as conclusões e aprendizagens obtidas neste processo de manutenção de ferramenta tecnológica para controle e acesso à informação.
  Incluído em: 24/06/2008
11 a 20 de 51 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.