Categoria: Bibliotecas Digitais
 
200 Site(s) nesta categoria           71 a 80 de 200

  As bibliotecas digitais baseadas na Iniciativa de Arquivos Abertos(OAI) e no formato Dublin Core surgiram para facilitar o processo de disseminação de trabalhos publicados e resultados de pesquisas. Por sua vez, a Sociedade Brasileira de Computação oferece o JEMS para o gerenciamento da submissão e avaliação de artigos de conferências e periódicos. O presente trabalho apresenta o provedor de dados que foi desenvolvido para disponibilizar os metadados dos artigos publicados nos eventos do JEMS, oferecendo uma grande quantidade de metadados a uma grande quantidade de potenciais“consumidores” (as bibliotecas digitais). O provedor de dados oferece metadados nos formatos Dublin Core simples e qualificado, e aumenta significativamente a quantidade dos metadados disponibilizados.
  Incluído em: 27/04/2008
  Biblioteca Digital de Peças Teatrais - BDTeatro é um projeto para preservação, formatação, armazenamento e disseminação de Peças Teatrais. Este projeto foi desenvolvido pela Faculdade de Computação, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais e Biblioteca Central da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) forneceu parte do suporte financeiro para o PROJETO. BDTeatro foi proposto para resolver os problemas de preservação e disseminação de uma coleção com aproximadamente 800 peças teatrais em papel. Esta coleção apresenta sinais de deterioração e sua digitalização foi a motivação deste projeto. Adicionalmente, a ausência de um catálogo on-line e de um processo automatizado para pesquisa de informações na coleção também motivou o projeto. Este artigo descreve o desenvolvimento da Biblioteca Digital de Peças Teatrais, onde foi usada uma perspectiva interdisciplinar de trabalho, garantindo desta maneira, padrões de qualidade no processo de construção do catálogo, na entrada dos dados e nos mecanismos de pesquisa de informações na coleção.
  Incluído em: 30/06/2008
  A Biblioteca do Colégio do México, possui recuperação do acervo deste, recursos eletrônicos, alguns links para textos diversos, o site remete para outras bibliotecas digitais mexicanas e dicionários
  Incluído em: 26/11/2006
  A presente comunicação assenta no propósito geral de analisar comparativamente duas bibliotecas digitais, recursos e serviços de informação e, em particular, explorar as modalidades de funcionamento dos seus sistemas de pesquisa e recuperação de informação.
  Incluído em: 29/06/2008
  Este estudo exploratório teve como objetivo conhecer o acesso digital às coleções de obras raras e o perfil do bibliotecário responsável por esses materiais. Foram coletadas informações particulares de instituições e bibliotecários no Brasil e no Exterior usando vários mecanismos de busca da Internet. Contataram-se as pessoas responsáveis pelas coleções de obras raras mencionadas em bibliotecas com sítio na Internet e que contavam com endereço eletrônico, assim como bibliotecários de obras raras assinantes de listas de discussão eletrônicas relacionadas ao tema. Para eles foi enviado, via correio eletrônico, um questionário com 21 questões de múltipla escolha e 9 questões dissertativas. Os dados coletados foram classificados em três grandes categorias, a saber, aspectos relacionados ao acesso, as características das bibliotecas digitais, e o perfil do profissional de obras raras. Os dados revelam como as coleções do obras raras das bibliotecas foram valorizadas em função da implantação do acesso digital. Verificou-se que a disponibilização digital dos materiais considerados mais valiosos pelas bibliotecas produz um aumento no número das consultas locais e o surgimento de novos tipos de usuários. Foi constatado que a implantação do acesso digital às coleções de obras raras depende de uma decisão estratégica dos administradores sendo que, a maioria desses, ainda encontra-se em fase de avaliação de seus materiais e das capacidades desta nova tecnologia de acesso. O estudo revelou que algumas iniciativas coletivas de digitalização dos acervos raros são alternativas de delimitação das prioridades das bibliotecas frente a padrões pouco regulamentados de difusão, armazenamento, recuperação e preservação, de documentos eletrônicos. As bibliotecas das instituições de ensino superior apresentaram uma integração mais ampla dos acervos raros com os outros materiais disponibilizados para a pesquisa nos projetos de digitalização. O papel do bibliotecário de obras raras foi avaliado através dos dados proporcionados pelos informantes sobre o grau de formação e experiência profissional. Os bibliotecários contatados estavam envolvidos na elaboração, implementação e manutenção de sistemas automatizados e em novas atividades relacionadas com o acesso remoto. As habilidades e qualificações dos bibliotecários de obras raras estão sendo compatibilizadas com as novas técnologias de acesso digital, exibindo, também, uma preocupação individual com sua atualização na área. As concluir este trabalho, subsídios são oferecidos para pesquisas sobre as novas possibilidades que o acesso digital oferece às bibliotecas com acervos raros.
  Incluído em: 21/02/2007
  Revisão de literatura sobre conceitos de bibliotecas no suporte para a educação a distância. Apresenta conceitos referentes a bibliotecas digitais, eletrônicas e virtuais. Tece considerações sobre o trabalho virtual nas bibliotecas.
  Incluído em: 28/05/2008
  Este trabalho descreve o desenvolvimento de uma aplicação cliente-servidor para a disseminação de dados geográficos na Internet. Os autores descrevem uma estratégia que se baseia no modelo conceitual de uma base de dados geográfica como forma de seleção de dados, e para o estabelecimento de um compromisso entre cliente e servidor. O sistema resultante apresenta performance aceitável e indica a possibilidade de uma arquitetura cliente-servidor para bibliotecas geográficas digitais.
  Incluído em: 28/06/2008
  Se considerarmos as máquinas de busca da web atualmente, concluímos que elas continuam usando índices similares aos utilizados por bibliotecários a séculos atrás. O que mudou então? Três mudanças drásticas ocorreram durante o avanço da tecnologia computacional e no crescimento da web. Primeira, se tornou muito mais barato ter acesso a várias fontes de informação. Isto permite que sejam realizadas um número de pesquisas tão grande, como nunca foi possível anteriormente. Segunda, o avanço em todos os tipos de comunicação digital produziu um acesso ainda maior às redes. Isto implica que as fontes de informações estão disponíveis, mesmo que localmente distantes e que o acesso pode ser realizado rapidamente. Terceira, a liberdade de divulgar qualquer tipo de informação que uma pessoa julgue útil, isto aumenta cada vez mais a popularidade da web. Pela primeira vez na história, muitas pessoas têm acesso livre a uma enorme quantidade de publicações de médio e pequeno porte. Basicamente baixo custo, maior acesso, e liberdade para publicações têm permitido às pessoas usarem a web e as bibliotecas digitais modernas como a forma mais interativa de comunicação.
  Incluído em: 14/03/2008
  Relaciona inicialmente o desenvolvimento do Ensino a Distância com o avanço das tecnologias de comunicação e informação. Situa a importância desses dois elementos para a universalização da informação e consequentemente a sua democratização. Enfatiza a necessidade da implantação de bibliotecas digitais na modalidade de ensino a distância tendo a sua frente um profissional bibliotecário que tenha competência para atuar nesse contexto. Relata a experiência dos bibliotecários da Biblioteca Digital da UNOPAR, que foi implantada em 2003 atendendo alunos, professores, tutores, a equipe pedagógica e todos os demais profissionais que atuam no ensino a distância na Instituição, oferecendo vários serviços de informação e promove a mediação da informação com os usuários, não se restringindo a ser apenas um repositório.
  Incluído em: 09/06/2008
  Grandes alterações estão sendo implementadas nos procedimentos de produção, transmissão e uso do conhecimento, dissociando-os dos suportes tradicionais, como livros impressos, periódicos e jornais. Publicações eletrônicas têm oferecido outros suportes e possibilidades de acesso, requerendo que bibliotecas revejam seus procedimentos atuais de gerenciamento, incluindo esses novos suportes. Por outro lado, a relevância da informação deve ser considerada no planejamento, administração e desenvolvimento dos países. Na América Latina e Caribe, esses instrumentos estão cada vez mais presentes, apesar das dificuldades econômicas e sociais existentes. Conseqüentemente, os profissionais responsáveis pelo gerenciamento de bibliotecas deverão se concentrar nessa situação, preparando-se adequadamente para as novas possibilidades de acesso à informação.
  Incluído em: 30/09/2007
71 a 80 de 200 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.