Categoria: Bibliotecas Digitais
 
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  Se abordan los conceptos de biblioteca digital, biblioteca tradicional, biblioteca electrónica, biblioteca híbrida y biblioteca virtual. Se valora un grupo de propuestas, aparecidas en la literatura, para evaluar las bibliotecas digitales y se sistematiza un conjunto de criterios e indicadores para evaluar esta clase de entidades. Los criterios propuestos son: identidad, actualización, accesibilidad, arquitectura de información, servicios de información, colecciones, contenido, diseño de interfase, posicionamiento, sistema de búsqueda y recuperación y usabilidad.
  Incluído em: 30/06/2010
  Este artigo descreve o projeto liderado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), instituição governamental, para construção de uma biblioteca digital nacional de teses e dissertações eletrônicas – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). O projeto é um esforço colaborativo entre o Ibict, universidades e outros centros de pesquisa no Brasil. No planejamento do sistema foi adotada arquitetura de sistema baseada na Open Archives Iniciative (OAI), na qual universidades e centros de pesquisas atuam como provedores de dados e, o Ibict, como provedor de serviço
  Incluído em: 30/06/2011
  Alguns recursos que podem minimizar dificuldades em relação à recuperação e disseminação de informações são: bibliotecas digitais, que possuem acesso simultâneo e remoto às informações de forma eficiente; e serviços de personalização, que permite ao usuário uma interação personalizada baseada no seu perfil. O problema de prover esses recursos se encontra na onerosidade e na dificuldade do processo de desenvolvimento, devido à grande quantidade de processos e elementos envolvidos em sua construção. Nesse contexto, é proposta uma arquitetura da informação para bibliotecas digitais personalizáveis, que visa a tratar dos seguintes problemas: escassez de literatura especializada; falta de elementos tecnológicos e informacionais, e pouca utilização de serviços de personalização de conteúdo e de interface para diversos tipos de usuários.
  Incluído em: 13/04/2010
  Alguns recursos que podem minimizar dificuldades em relação à recuperação e disseminação de informações são: bibliotecas digitais, que possuem acesso simultâneo e remoto às informações de forma eficiente; e serviços de personalização, que permite ao usuário uma interação personalizada baseada no seu perfil. O problema de prover esses recursos se encontra na onerosidade e na dificuldade do processo de desenvolvimento, devido à grande quantidade de processos e elementos envolvidos em sua construção. Nesse contexto, é proposta uma arquitetura da informação para bibliotecas digitais personalizáveis, que visa a tratar dos seguintes problemas: escassez de literatura especializada; falta de elementos tecnológicos e informacionais, e pouca utilização de serviços de personalização de conteúdo e de interface para diversos tipos de usuários.
  Incluído em: 20/10/2008
  Alguns recursos que podem minimizar dificuldades em relação à recuperação e disseminação de informações são: bibliotecas digitais, que possuem acesso simultâneo e remoto às informações de forma eficiente; e serviços de personalização, que permite ao usuário uma interação personalizada baseada no seu perfil. O problema de prover esses recursos se encontra na onerosidade e na dificuldade do processo de desenvolvimento, devido à grande quantidade de processos e elementos envolvidos em sua construção. Nesse contexto, é proposta uma arquitetura da informação para bibliotecas digitais personalizáveis, que visa a tratar dos seguintes problemas: escassez de literatura especializada; falta de elementos tecnológicos e informacionais, e pouca utilização de serviços de personalização de conteúdo e de interface para diversos tipos de usuários.
  Incluído em: 15/06/2012
  Esta dissertação propõe um processo que utiliza resultados de consultas submetidas a máquinas de busca para encontrar a URL do texto completo correspondente, ou de qualquer outro material relacionado, a artigos catalogados em uma biblioteca digital que não possuem tal informação registrada. Apresentamos um estudo desse processo para investigar diferentes estratégias de consultas aplicadas a três máquinas de busca de propósito geral (Google, Yahoo!, MSN) e a duas especializadas (Scholar e Cite-Seer) considerando vários cenários caracterizados por usuários com diferentes níveis de exigências. Especificamente, conduzimos um conjunto de experimentos com artigos provenientes da BDBComp - Biblioteca Digital Brasileira de Computação e da DBLP - Digital Bibliography & Library Project. De acordo com os resultados, Scholar mostrou-se mais eficaz nesta tarefa do que as outras máquinas de busca testadas em todos os cenários estudados. Além disso, nossos experimentos mostraram que estratégias simples para combinação e reordenação fornecem resultados ainda melhores. Nosso estudo também apresenta uma análise do impacto de diferentes fatores na chance de se encontrar o texto completo dos artigos procurados.
  Incluído em: 09/09/2009
  El objetivo del artículo se dirige a describir la transformación de las bibliotecas escolares en CREA (Centros de Recursos para la Enseñanza y Aprendizaje), como modo de cumplir una función eficaz en la Educación para la Sociedad del Conocimiento. El estudio se realiza en el caso español, por lo que se aborda el desarrollo legislativo para comprender la situación actual de las bibliotecas escolares en España, como un estado del arte, para presentar luego el modelo teórico, la definición y aspectos organizativos del CREA. El gran reto es la conversión de la biblioteca escolar en una biblioteca digital educativa, por lo que el artículo analiza las disfunciones de la biblioteca escolar en los nuevos entornos tecnológicos, los problemas que se plantean en la transformación, los elementos sobre los que descansará la transformación, para finalmente presentar una propuesta de los instrumentos actualmente existentes y eficaces para la gestión de contenidos digitales educativos y la organización del conocimiento en la biblioteca digital educativa que será el CREA.
  Incluído em: 21/04/2009
  O desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação aplicadas às informações geográficas cresce de forma considerável e torna mais visível o aumento de Sistemas de Informações Geográficas, principalmente em ambientes governamentais, que buscam disponibilizar a informação geográfica a um número de pessoas cada vez maior. O objetivo deste trabalho é apresentar uma arquitetura com elementos para a construção de uma Biblioteca Digital Geográfica Distribuída, utilizando os padrões e os conceitos da Ciência da Informação juntamente com o Geoprocessamento. Serão apresentados os conceitos de bibliotecas digitais, os padrões de metadados para informações geográficas, além de geoontologias que contribuem para melhor organização e recuperação da informação geográfica. Utilizaram-se os SIGs e a teoria da Ciência da Informação, focados em especial para o desenvolvimento de Biblioteca Digital Geográfica Distribuída.
  Incluído em: 28/08/2010
  O que são?Biblioteca digital é uma coleção de objetos e/ou serviços que ajudam os usuários a manipular objetos de informação, disponíveis direta ou indiretamente via meios eletrônicos. Ela também é responsável pela organização e preservação desses objetos. Nela, a habilidade do usuário para acessar e utilizar o repositório é enriquecida pela capacidade da tecnologia digital.
  Incluído em: 29/11/2007
  A presente comunicação assenta no propósito geral de analisar comparativamente duas bibliotecas digitais, recursos e serviços de informação e, em particular, explorar as modalidades de funcionamento dos seus sistemas de pesquisa e recuperação de informação. Como enquadramento teórico destaca-se a importância da organização e gestão de colecções digitais no contexto educativo. Numa primeira fase, analisam-se processos e metodologias de avaliação aplicados às bibliotecas digitais e também aos sistemas de pesquisa e de recuperação de informação. Em função desta análise, não só se definem perguntas de avaliação e critérios de apreciação como também os instrumentos de recolha, análise e interpretação de dados. Esta reflexão direccionase para o caso de estudo comparativo das bibliotecas digitais Virginia Tech Digital Library and Archives (VTDLA) e Perseus Digital Library (Perseus), ambas consideradas como bibliotecas digitais educativas de referência a nível internacional. Em função dos estudos desenvolvidos, realiza-se uma dupla abordagem avaliativa da VT-DLA e Perseus, quer centrada na biblioteca e áreas de desenvolvimento gerais como centrada nos utilizadores-destinatários, atendendo à descrição de conteúdos dos objectos digitais, interface de interacção com os utilizadores, interface de pesquisa e recuperação de informação e informação de apoio ao utilizador. Por fim, a partir da identificação de padrões de similaridades e diferenças entre as duas bibliotecas em estudo, perspectivam-se algumas recomendações e propostas de melhoria relacionadas com a avaliação de desempenho e as funcionalidades em termos da interface de interacção e de pesquisa de informação.
  Incluído em: 23/09/2012
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Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

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