Categoria: Bibliotecas Digitais
 
200 Site(s) nesta categoria           141 a 150 de 200

  Este site contém informações sobre o IBICT, seus serviços, programas, produtos, que visam proporcionar uma interação dos usuários com seu sistema e as informações contidas nele.
  Incluído em: 14/09/2007
  Discute sobre as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, especificamente no que se refere a polêmica acerca da informação impressa e digital, assim como sua influência na (r)evolução das bibliotecas eletrônicas e no novo papel do bibliotecário. Apresenta a evolução dos suportes de informação, partindo do papiro até o livro eletrônico (e-book) e enfoca a dicotomia livro impresso versus digital. A metodologia caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, que utiliza como instrumento de coleta a observação não-participante e o questionário. O campo de pesquisa definido envolve um ambiente eletrônico, composto pelos sites ebookcult, hotbook e parnanet. A coleta de dados consiste na análise destas bibliotecas eletrônicas e na recuperação dos e-books mais significativos de cada site na área de literatura brasileira. Como resultado prático, temos a formação de um catálogo de e-books especializado na área de literatura, disponibilizados para download gratuitamente. Conclui-se que a exemplo dos demais veículos de expressão da cultura, a informação impressa e a digital devem conviver harmoniosamente como opções diferentes e complementares, formando uma biblioteca híbrida.
  Incluído em: 26/11/2009
  A Engenharia Clínica ou Hospitalar tem a responsabilidade de gerenciar todo o ciclo de vida das tecnologias de saúde, o que inclui o processo especificação, aquisição, instalação, testes de aceitação, treinamento, manutenção corretiva e preventiva e todos os assuntos referentes aos equipamentos. A documentação necessária para atender a estes objetivos está armazenada na Central de Referência em Equipamentos Biomédicos no Centro de Engenharia Biomédica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O objetivo deste trabalho é analisar a viabilização da implantação da digitalização dos documentos, que hoje estão apenas na forma impressa, restringindo o acesso. Os profissionais técnicos e instituições remotas serão beneficiados com esta ação. Os direitos autorais, a infraestrutura de software, o desenvolvimento das bibliotecas digitais, e as características das publicações e do público usuário são discutidos. Como resultado identificamos, qualificamos e agrupamos os usuários da documentação, este levantamento ofereceu subsídios para tomada de decisão a respeito da melhor forma de atendimento deste cliente virtual.
  Incluído em: 26/06/2008
  Sendo a memória objeto de estudo de várias áreas e possuindo vários atributos, a categoria “preservação” é a mais utilizada pela ciência da informação no tocante à compreensão desse objeto. Entretanto, no ciberespaço, a preservação parece não estar muito fortemente ligada à inteligibilidade da memória, em função da desterritorialização do signo e do saber em fluxo. Assim, foram elencadas algumas categorias filosóficas de estudo que pudessem explicar a mudança de natureza da memória no ciberespaço, privilegiando, neste artigo, a “representação”, por considerar a memória sempre uma escrita, seja interna ou externa, portanto, uma construção simbólica e virtual. De acordo com discussões preliminares, a memória virtual no ciberespaço, de uma maneira geral, estaria mais ligada ao pensamento (memória biológica), à produção sígnica de múltiplas semióticas e aos esquecimentos do que às possibilidades físicas de conservação da produção humana, como nos registros impressos, embora seja um novo tipo de memória em constituição, dada a sua espacialidade e a natureza de sua representação.
  Incluído em: 09/09/2010
  Este artigo apresenta, através das concepções pedagógicas que embasam a construção da prática a construção da prática técnico-biblioteconômica, uma metodologia para o desenvolvimento da rede de bibliotecas escolares digitais (BEDNet) no ensino público, com ênfase no ensino fundamental. Tem como objetivo, capacitar os professores gestores na formação dos alunos e aproveitamento de seus trabalhos para a constituição do acervo escolar digital pela rede Internet. O projeto enfoca a atuação do bibliotecário-pesquisador, como um elemento articulador nas ações técnicas demonstrando que as funções cabíveis apenas no recinto de uma biblioteca poderão ser compartilhadas com outros profissionais para o desenvolvimento de um trabalho coletivo. Levantam-se características do trabalho bibliotecário nas escolas ao identificar os referenciais téorico-metodológicos, firmado no compromisso da construção de uma biblioteca digital escolar com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), e ao mesmo tempo usando-a como instrumento construtivista em sala de aula. Analisa as concepções pedagógicas sobre o trabalho biblioteconômico com interface de auxiliar o professor e tornar o aluno capaz e livre para interferir no processo de sua aprendizagem, proporcionando ao aluno, um melhor rendimento em sala de aula, estimulada pela metodologia aplicada para o desenvolvimento e a construção da BED como modelo padrão nas escolas, tendo em algumas escolas a carência de formação do acervo tradicional, e possivelmente a BEDNet (Rede de Bibliotecas Escolares Digitais) suprirá essa necessidade.
  Incluído em: 01/06/2010
  A concepção de Serviço de Referência e Informação (SRI) é uma projeção da união e harmonia de todos os setores, serviços e recursos humanos existentes na biblioteca, para deste modo atender às necessidades informacionais dos usuários. Como uma alternativa aos meios e necessidades atuais, surge o Serviço de Referência e Informação Digital, disponibilizado via World Wide Web, que possibilita ao usuário consultar uma Unidade de Informação por meio de um profissional da informação – bibliotecário, e receber respostas coerentes e precisas ao seu questionamento informacional. Identificou-se como o Serviço de Referência e Informação Digital vem sendo utilizado em Unidades de Informação, com destaque às bibliotecas digitais,apontando tipos, características e as formas de funcionamento dos serviços disponibilizados atualmente. Por meio da revisão de literatura na área de Ciência da Informação,estudou-se o referencial teórico sobre o Serviço de Referência e Informação Digital, enfatizando o planejamento e a administração deste tipo de serviço, bem como o papel do bibliotecário de referência digital. Deste modo, pode-se afirmar que o. Serviço de Referência e Informação Digital só vem a acrescentar e otimizar os serviços e produtos disponibilizados pelas bibliotecas digitais, possibilitando uma interação maior entre bibliotecário, sistema de informação e usuário, em ambiente digital, que pode culminar em uma maior eficiência e eficácia desse tipo de Unidade de Informação - a biblioteca digital.
  Incluído em: 10/10/2010
  Provavelmente, este é um dos primeiros conceitos pelos quais se inicia a reflexão sobre o tema do impacto social das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Percebe-se nele que estas tecnologias produzirão diferenças nas oportunidades de desenvolvimento das populações e que uma distância será estabelecida entre aquelas que têm acesso às tecnologias e as que não têm.
  Incluído em: 10/09/2008
  Discute aspectos sobre a gestão de conteúdos em bibliotecas digitais de periódicos científicos on-line, utiliza a internet como recurso de acesso livre e gratuito na disseminação, recuperação da informação e visibilidade científica. Apresenta a importância de repositórios digitais na disseminação e recuperação da informação científica on-line. Focaliza o papel do editor de revistas científicas eletrônicas, suas atribuições e tendências da profissão do bibliotecário. Detalha a estratégia de gestão necessária para a gestão do processo de publicação.
  Incluído em: 30/08/2010
  O Brasil possui uma tradição de serviços bibliotecários, funcionando na maioria das cidades de médio e grande porte, que, geralmente, contam com sistemas de automação de bibliotecas (McCARTHY, 1990; McCARTHY; SCHMIDT, 1994; CORTE e outros, 2003). As bibliotecas suportam os programas educacionais, especialmente os de segundo e terceiro graus. Na última década, as bibliotecas digitais tiveram um significativo impacto no setor de biblioteca e informação, notadamente na América do Norte, onde atraíram enorme atenção (CHOWDHUR; CHOWDHURX 1999). O rápido avanço da Internet no Brasil, conforme já apontado no item anterior, e a existência de uma base razoável de bibliotecas automatizadas naturalmente irão redundar na ampliação do número de bibliotecas digitais. No contexto atual, as maiores iniciativas brasileiras se enquadram em quatro categorias: ciência e tecnologia, educação, literatura e humanidades, história e política. Neste capítulo, serão analisados os principais projetos institucionais de bibliotecas digitais.
  Incluído em: 18/11/2009
  As bibliotecas digitais foram importantes recursos informacionais surgidos no final do século passado. Porém, logo se mostraram incapazes de satisfazer a totalidade das necessidades e demandas de informação dos usuários por vários motivos, tais como, dispersão das fontes, divergências nas interfaces de busca, falta de integração dos conteúdos dentre outros. Como decorrência surgem os projetos de Federação de Bibliotecas Digitais. O objetivo desse paper é apresentar o conceito de Sistemas de Informação Federados e tecnologias de recuperação de informação correlatas, buscando caracterizar tanto as atuais propostas de gestão como as tecnologias utilizadas em projetos de Federação de Bibliotecas Digitais. Inclui uma discussão sobre sistemas de informação federados, busca federada e sistema de coleta de metadados/harverting, identifica alguns aplicativos de harvesting disponíveis para construção da infra-estrutura tecnológica para sistemas dessa natureza e, finalmente, descreve algumas iniciativas nacionais e internacionais de Federação de Bibliotecas Digitais.
  Incluído em: 04/11/2010
141 a 150 de 200 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.