Categoria: Bibliotecas Digitais
 
200 Site(s) nesta categoria           121 a 130 de 200

  As tecnologias da imprensa e as redes eletrônicas afetaram a biblioteca ao longo do tempo, provocando mudanças internas na maneira de prover produtos e serviços ao usuário. Com o advento da Internet, esta passa de uma organização totalmente ligada ao material impresso, para outra onde quase tudo será armazenado sob a forma digital. Assim, está sendo possível quebrar barreiras rígidas no que diz respeito à distribuição e ao acesso desigual de informação. A biblioteca digital vem “aquecer” um pouco mais este “caldeirão tecnológico”, pelo fato de ser uma ferramenta extremamente atual. Este artigo busca analisar, em termos tecnológicos e informacionais, o processo de implemen-tação da Biblioteca Digital Paulo Freire, ora em curso na UFPB. Esta biblioteca está baseada em componentes de tecnologia da informação multimídia, que vem deflagrando-se como uma das mais importantes tendências da tecnologia de sistemas de informação, exigindo o uso de tecnologia de última geração. Isto justifica uma análise dos componentes de hardware e software necessários ao seu bom desempenho, além do pessoal envolvido. No campo da ciência da informação, estão sendo analisadas as etapas de geração da informação, partindo da origem do conteúdo,passando pela seleção deste, e chegando a digitalização propriamente dita, além do processo de indexação da informação. A natureza da biblioteca digital do futuro está sendo formada hoje, e entender todas as suas implicações é tarefa vital para todos, principalmente bibliote-cários e demais profissionais da área de informação.
  Incluído em: 23/06/2010
  A evolução da temática biblioteca virtual e biblioteca digital como assunto de artigos de periódicos brasileiros publicados de 1995 a 2000 é o objetivo deste trabalho. Analisa 33 artigos apresentando os aspectos metodológicos adotados para o planejamento e criação de bibliotecas virtuais e digitais, o desenvolvimento de coleções diante dessa nova realidade, o impacto causado nas unidades de informação e nos profissionais da informação, as estatísticas das bibliotecas na Internet e programas institucionais, além da produção bibliográfica sobre bibliotecas virtuais e digitais. Avalia a produção no período, a produtividade dos autores e tipo de autoria, número de referências bibliográficas por artigo, tipo de documentos e o idioma dos documentos citados. Aponta, como resultados, que não há convergência sobre o conceito de biblioteca eletrônica, polimídia, digital e virtual e, para a preocupação dos autores, centrados nos aspectos metodológicos visando à implantação de bibliotecas digitais e virtuais.
  Incluído em: 21/08/2008
  Este artigo apresenta, através das concepções pedagógicas que embasam a construção da prática a construção da prática técnico-biblioteconômica, uma metodologia para o desenvolvimento de bibliotecas escolares digitais (BED) na rede de ensino público, com ênfase no ensino fundamental. Sob a interlocução biblioteca-escola-tecnologia, a pesquisa focaliza a assessoria técnica e metodológica do profissional da informação, em parceria com professores da 4as. séries do ensino fundamental, buscando um diálogo comum entre ambos, para a realização e produção de textos nas escolas, tendo como base a orientação teórica do professor e a técnica do bibliotecário. O trabalho enfoca a atuação de bibliotecário-pesquisador, de alunos da 4a série do Ensino Fundamental e de professores desta série, compartilhando conhecimentos e experiências para a construção da BED. Levanta-se características do trabalho bibliotecário nas escolas ao identificar os referenciais téorico-metodológicos que orientam a ação dos sujeitos, nas suas tentativas de superarem uma visão reprodutora do ensino, firmadas no compromisso da construção de uma biblioteca digital escolar com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), e ao mesmo tempo usando-a como instrumento construtivista em sala de aula. A análise das concepções pedagógicas sobre o trabalho bibliotecônomico com interface de auxiliar o professor e tornar o aluno capaz e livre para interferir no processo de sua aprendizagem, proporcionando ao aluno, um melhor rendimento em sala de aula, estimulada pela metodologia aplicada para o desenvolvimento e a construção da BED como modelo padrão nas escolas, tendo a mesma carência de formação do acervo tradicional.
  Incluído em: 07/04/2011
  Descreve a concepção e operação da biblioteca digital, desenvolvida pela Biblioteca Central em parceria com o Centro de Processamento de Dados, a Pró-Reitoria de Pesquisa e a Pró-Reitoria Adjunta de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivos preservar a memória institucional e disponibilizar a produção intelectual gerada no âmbito da Universidade, proporcionando maior visibilidade e acessibilidade, através da Internet. Relata os benefícios da integração da biblioteca digital com o catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas da UFRGS, já consolidado como instrumento de registro e divulgação da produção do corpo docente e técnico-administrativo da Universidade. Apresenta os critérios que norteiam a inclusão de teses e dissertações em meio eletrônico. Aborda a expansão dos tipos de documentos a serem incluídos, com ênfase para materiais multimídia e o acervo retrospectivo de teses e dissertações, visando ampliar e qualificar a recuperação de informações.
  Incluído em: 26/10/2006
  O tema da inclusão digital tem sido recorrente nos debates sobre as novas tecnologias da cibercultura. Inclusão pressupõe exclusão e sua conseqüente superação. O debate é ainda mais forte em países como o Brasil, onde a sociedade está excluída de diversos serviços e direitos básicos. No entanto, há sempre algo estranho no discurso sobre esse tema. Parece ser evidente que, além do discurso instituído de lutar contra a exclusão social causada pelas novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), há pouco debate sobre o que isso significa, sobre como medir o problema e como resolvê-lo. Desenvolveremos rapidamente três questões: 1) por que incluir?; 2) o que significa incluir; e 3) para que telecentros?
  Incluído em: 23/10/2008
  El artículo recoge el panorama de un tipo especial de colecciones en In-ternet, desde la perspectiva de las instituciones y desde el punto de vista de las co-lecciones sin institución, algo habitual en la red. El método que sigue es fundamen-talmente descriptivo, basado en una selección exhaustiva de todos los fondos de estas características existentes en España y fuera de nuestras fronteras. El objetivo planteado es el desgranar la multitud de colecciones que se ofertan, clasificándolas según las funciones que cumplen, así como los requisitos necesarios para ello. Así, en primer lugar se define el término ‘biblioteca digital’. En segundo lugar se detallan las características distintivas de este tipo de colecciones. En tercero se describen sus funciones y requerimientos. Para, en último lugar, señalar algunos casos clave.
  Incluído em: 21/09/2008
  O artigo apresenta estratégias para a estruturação de um Website no desenvolvimento de uma biblioteca digital, através de softwares livres e proprietários, utilizando-se do conteúdo existente em catálogos bibliográficos de instituições, bem como aponta as implementações e métodos oferecidos por estes softwares e os efeitos de sua utilização no fluxo informacional em instituições de ensino.
  Incluído em: 13/10/2007
  O presente texto recupera a trajetória da biblioteca em seus diferentes formatos, mostrando a importância desta instituição em vários contextos. Aborda a passagem da cultura impressa para a cultura digital e a necessidade de os profissionais da informação se adequarem aos novos formatos. A expansão da cultura e do saber exige a aquisição de novas competências e habilidades para o desenvolvimento dos serviços informacionais. As ferramentas de busca, a recuperação e as estratégias de acesso à informação possibilitam ao indivíduo um contato mais rápido e direto com o objeto do conhecimento em qualquer lugar e tempo real. A Biblioteca Digital Paulo Freire dissemina os conteúdos filosóficos, sociológicos e pedagógicos do pensamento freireano.
  Incluído em: 30/05/2010
  El comportamiento de los usuarios y la reducción de los presupuestos es-tán retando las premisas de la biblioteca tradicional. No obstante, para que las biblio-tecas sobrevivan en el futuro los bibliotecarios tienen muchos retos ahora a los que deberían hacer frente como, por ejemplo, la proliferación de nuevos soportes, la in-ternacionalización de las colecciones, la digitalización, los nuevos tipos de edición y la conservación de las colecciones. La clave para el éxito inmediato es la colabora-ción bibliotecaria en la creación de portales web y archivos de recursos electrónicos y compartiendo colecciones.
  Incluído em: 21/09/2008
  O acesso amplo e rápido as informações disponíveis nas redes de computadores facilita as tarefas do profissional bibliotecário, fazendo com que as Unidades de Informação ofereçam serviços de maior qualidade. A utilização de documentos eletrônicos passa a ser comum para muitos profissionais nos dias de hoje. Neste cenário, foi realizada uma pesquisa entre os bibliotecários da cidade de Marília-SP, para verificar como está sendo a utilização desse tipo de documento. A análise dos resultados ofereceu a identificação dos níveis de conhecimento, utilização e tratamento de documento eletrônico nas Bibliotecas de Marília. Como conclusão tem-se que a utilização de documentos em meio eletrônico é cada vez mais freqüente na sociedade e diante dessa realidade o profissional da informação – bibliotecário necessita acompanhar os avanços tecnológicos da área e procurando capacitar-se e atualizar-se constantemente para oferecer aos usuários das Unidades de Informação as múltiplas possibilidades que este tipo de material documentário pode oferecer.
  Incluído em: 21/09/2012
121 a 130 de 200 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.