Categoria: Universidades
Sub-categorias
Universidades Estaduais
Curso Arquivologia e Museologia, Curso de Biblioteconomia, Departamento de Ciência da Informação ...
Universidades Federais
Centros, Curso Arquivologia e Museologia, Curso de Biblioteconomia ...
Universidades Internacionais Universidades Municipais
Universidades Particulares
Curso de Biblioteconomia, Pós-Graduação ...
 
15 Site(s) nesta categoria           11 a 15 de 15

  Aborda o gerenciamento da política de desenvolvimento de materiais informacionais nas bibliotecas universitárias. Enfatiza a necessidade de as instituições estabelecerem normas e padrões que orientem o processo decisório, a fim de determinar a conveniência de se adquirir, manter e descartar coleções. Finaliza relacionando os critérios de seleção para formação ideal de um acervo, que atenda às reais necessidades da comunidade acadêmica.
  Incluído em: 15/04/2010
  Este artigo analisou os depósitos das universidades públicas paulistas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) no período de 1995-2006, perfazendo 672 registros. Foram consideradas as seguintes: Universidade Estadual de Campinas, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal de São Paulo. Com os resultados obtidos verificou-se um avanço, mesmo que instável, do número de depósitos de patentes advindas das universidades e o adiantamento da Unicamp em relação às demais na quantidade de patentes depositadas, responsável por 60% do total de registros. Como conclusão vale destacar que o fortalecimento das políticas internas das universidades relacionadas à propriedade industrial acarretará maior índice de proteção das invenções acadêmicas, garantindo os direitos sobre a invenção, incentivando a realização de novas pesquisas e, através de mecanismos efetivos, viabilizando a transferência da tecnologia produzida nas universidades para o setor produtivo.
  Incluído em: 05/11/2012
  O objetivo deste texto é apresentar as experiências que vêm sendo realizadas na UFMG, na UnB e na UFRGS, no sentido de proporcionar a integração dos currículos e, consequentemente, da formação entre as áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, no âmbito da Ciência da Informação. Para tanto, contextualiza a institucionalização acadêmica destes campos no Brasil e os processos de construção destes cursos nas referidas universidades. Por fim, são apresentadas algumas das questões envolvidas no desafio da efetiva integração teórica e epistemológica destas áreas.
  Incluído em: 13/04/2012
  A cultura contemporânea apresenta novas condições de interação com fluxos de informações na construção do conhecimento. Linguagens multidimensionais estimulam o cérebro e imprimem sentidos a conceitos inicialmente vazios. Redefine-se cultura como ?cultura mosaico?, composta por diversidades de meios e por imersão na esfera das mensagens. Em países emergentes como o Brasil, que se propõem a capacitar cidadãos para a ação e para a interação, as preocupações devem implicar no respeito às particularidades culturais e na real melhoria da vida dos cidadãos. A Ciência da Informação deve buscar ser socialmente transformadora, com teorizações e com práticas indutoras de capacitação e de uma melhor compreensão dos desafios da Web Social. Se os exames do PISA demonstram fragilidades do país em relação ao uso da informação, o relatório da Unicef em 2011 aponta oportunidades. As Universidades têm papel essencial no encaminhamento das políticas de capacitação e de formação de profissionais, desenvolvendo o seu próprio potencial de estudo, de pesquisa e de produção de conhecimento para melhor aproveitamento das Tecnologias de Informação e Comunicação. As interfaces homem-máquina oferecem novos problemas a serem tratados conjuntamente a um atrasado letramento no Brasil: se a informação necessita ser comunicada para reelaborar-se em conhecimento, o seu apoio ou suporte representacional necessita ser apreendido como processo tecnológico que é. Implementar estudos de ambientes informacionais fornecerá material para a análise, para o entendimento e para a importação das práticas culturais, transformando-as para a contextualização das necessidades do País em sua condição de emergente.
  Incluído em: 22/10/2012
  Os indicadores de produção científica são valorizados como forma de mensurar e avaliar parte do desenvolvimento científico de uma área do conhecimento ou região. Esta pesquisa demonstra o perfil de pesquisa de Departamentos de Ciência(s) da Informação das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de São Paulo (SP), considerando variáveis como produção, produtividade e colaboração científica entre os anos de 2000 a 2009. Conclui-se que a Unesp detém mais colaborações intradepartamental e interinstitucional, além de maior produção; e a USP maior produtividade, apesar de poucas colaborações, sendo constatada ainda a influência dos Programas de Pós-Graduação sobre esses índices
  Incluído em: 05/05/2012
11 a 15 de 15

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.