Categoria: Web Semântica
Sub-categorias
Ontologias
 
71 Site(s) nesta categoria           61 a 70 de 71

  Guia sobre o que é, como se utiliza, quais pontos fundamentais sobre web semântica.La Web Semántica es una Web extendida, dotada de mayor significado en la que cualquier usuario en Internet podrá encontrar respuestas a sus preguntas de forma más rápida y sencilla gracias a una información mejor definida. Al dotar a la Web de más significado y, por lo tanto, de más semántica, se pueden obtener soluciones a problemas habituales en la búsqueda de información gracias a la utilización de una infraestructura común, mediante la cual, es posible compartir, procesar y transferir información de forma sencilla. Esta Web extendida y basada en el significado, se apoya en lenguajes universales que resuelven los problemas ocasionados por una Web carente de semántica en la que, en ocasiones, el acceso a la información se convierte en una tarea difícil y frustrante.
  Incluído em: 18/09/2007
  Discussão acadêmica acerca da revolução nos conceitos de autor e autoridade das fontes de informação desencadeadas pela WEB, no contexto da sociedade em rede. Abordagem histórica, na qual Paul Otlet é referido como futurista preocupado com o controle da informação bibliográfica mundial. Para tal, desenvolveu diferentes conceitos, tendo sido o precursor do conceito de hipertexto e criador de termos como web of knowledge e link. Desta forma o Mundaneum pode ser considerado a Internet em fichas de papel. Na seqüência, caracteriza as três gerações da Web que convergem para a Web semântica. Apresenta considerações acerca das narrativas não-lineares e as formas de produção do conhecimento na Web, além dos desafios apresentados pelos coletivos digitais como autores de enciclopédias a exemplo da Wikipedia, o que revoluciona os conceitos de autoridade das fontes de informação.
  Incluído em: 13/11/2008
  O artigo presente aborda questões da acessibilidade e também aplicações da web-standards e da web semântica, apresentando a versatilidade e o benefício do uso das duas webs acima.
  Incluído em: 24/11/2009
  A representação descritiva no panorama atual vem sofrendo mudanças notórias nos modelos de descrição bibliográfica convencionais, permeadas pelas tecnologias de informação e comunicação, o que conduz a ou requer olhares diferenciados no tratamento dos recursos informacionais. Destaca-se que há forte tendência para a disponibilização de conteúdos digitais e falta de uso de padrões adequados para a representação e a descrição desses recursos em ambientes informacionais digitais. A iniciativa MarcOnt surge no bojo da Web semântica, como um padrão de descrição bibliográfica semântica com vistas a representar e descrever recursos informacionais mais exaustivamente e mais bem explicitados para compreensão e entendimento semântico pelas máquinas. Procura-se demonstrar a aplicação da ferramenta MarcOnt em ambiente informacional específico, a Biblioteca Digital Semântica JeromeDL, para analisar, à luz dos fundamentos da catalogação, as formas de representação dos recursos informacionais. Por meio de uma metodologia de revisão de literatura, objetiva-se identificar e caracterizar o uso e a aplicação do MarcOnt enquanto ferramenta para a construção de formas de representação da informação para bibliotecas digitais e para a Web na atualidade. O MarcOnt apresenta-se como uma iniciativa para os novos modelos de colaboração e compartilhamento de recursos informacionais, na elaboração completa e complexa da descrição bibliográfica, seguindo seu percurso natural sob o auspício da catalogação.
  Incluído em: 18/06/2009
  O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), vem ocasionando uma evolução na Web atual; conseqüentemente várias ferramentas e metodologias foram sendo desenvolvidas na tentativa de solucionar os problemas de busca e recuperação das informações, além de novos ambientes informacionais. Acompanhando essa evolução, novas denominações surgiram, a Web 2.0 e Web 3.0. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo traçar algumas reflexões e considerações sobre a importância da Web Semântica como estrutura fundamental para o desenvolvimento e a efetivação da Web 2.0 e Web 3.0, bem como dos metadados que se caracterizam como fator chave para proporcionar a construção de catálogos com necessária representação dos recursos informacionais nas futuras gerações da Web.
  Incluído em: 17/03/2010
  O presente trabalho traça um breve histórico dos avanços da Internet até Web Semântica analisando a influência deste novo modo de organização do conhecimento na Internet sob os mecanismos de buscas e seus possíveis impactos sobre o campo de atuação dos profissionais da informação. Analisa os atuais sistemas de busca, seus métodos de indexação e recuperação da informação traçando um paralelo com o conjunto de modificações propostos pelo novo modelo de organização da Web, trazendo reflexões baseadas em projetos de sites constituídos sob esta forma de organização. A expansão da forma de organizar a Web requer dos profissionais da informação um estudo reflexivo e atento para o uso e orientação aos usuários das novas formas de pesquisas disponíveis.
  Incluído em: 19/08/2010
  Apresenta uma análise sobre a classificação facetada no âmbito das estruturas semânticas. Define conceitos de sistemas de classificação facetada, bem como os princípios da teoria de Ranganathan e a metodologia da classificação facetada.
  Incluído em: 03/07/2010
  Este artigo aborda a Web Semântica em termos conceituais e explora as suas potencialidades para a Ciência da Informação. Através de uma revisão de literatura, referenciada nos principais autores da área, analisa a interface entre a Tecnologia da Informação e as técnicas utilizadas em Biblioteconomia e Documentação. Avalia os resultados e a relevância da interação entre estas áreas diversas do conhecimento, em particular para a Ciência da Informação. A investigação permite concluir que a Web Semântica consiste em uma rede altamente estruturada de informação que tem como objetivo processar os conteúdos publicados e provenientes de diversas fontes. A semântica propiciada pela Web favorece o entendimento dos conteúdos pelos sistemas digitais, apresentando resultados mais condizentes com as necessidades informacionais dos usuários. Assim, a Web Semântica pode favorecer o avanço significativo das técnicas de indexação, armazenamento e recuperação da informação em rede, contribuindo notadamente para a evolução da Ciência da Informação.
  Incluído em: 03/11/2010
  Introdução: O aumento exponencial no volume de informações disponibilizadas em ambientes digitais e as novas tecnologias Web têm acarretado verdadeiras mudanças paradigmáticas no âmbito da atuação dos profissionais da informação, evidenciando a necessidade de novos instrumentos e métodos de representação e organização de informações. Objetivo: Apresentar uma visão geral das denominadas Tecnologias Semântica, analisando a evolução tecnológica e conceitual à luz dos avanços teóricos da área de Ciência da Informação. Metodologia: Pesquisa bibliográfica. Resultados: Verificou-se que a utilização de Tecnologias Semânticas apresenta-se como uma abordagem capaz de suprir as necessidades informacionais emergentes e oferece um impulso para o reposicionamento dos profissionais da informação na sociedade contemporânea, apontando perspectivas inovadoras e novas possibilidades no fazer profissional da área de Ciência da Informação. Conclusões: As análises revelam a importância das novas tecnologias de representação, evidenciando a necessidade do fortalecimento da formação lógico-matemática no âmbito da área de Ciência da Informação e sistematização de diretrizes teórico-metodológicas que favoreçam o ensino das novas competências profissionais necessárias para representação e organização de conteúdos em ambientes digitais.
  Incluído em: 04/11/2012
  O termo "semântica" tem sido amplamente utilizado nos últimos anos em diversas áreas de pesquisa e, em particular, em áreas relacionadas à tecnologia da informação. Um dos motivadores de tal apropriação é a visão da Web Semântica, originada na expansão da web e nas limitações dos instrumentos de busca baseados em sintaxe. Cabe questionar, entretanto, qual é esta "semântica" de que trata a Web Semântica, uma vez que o estudo do assunto é complexo e controverso. O presente artigo se insere nesse contexto, analisando o que é semântica, discutindo-a no âmbito da tecnologia da informação e propondo alternativas interpretativas. Avalia-se criticamente um espectro, o qual propõe a ordenação de instrumentos (modelos, linguagens, estruturas taxonômicas, etc.) de acordo com uma escala semântica. Espera-se tornar claro o uso do termo em contextos diversos, bem como propor um novo espectro a partir das considerações do presente artigo.
  Incluído em: 06/06/2011
61 a 70 de 71 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.