Categoria: Web Semântica
Sub-categorias
Ontologias
 
71 Site(s) nesta categoria           41 a 50 de 71

  Pesquisadores em Ciência da Computação e Ciência da Informação encontram-se frente ao desafio de prover a usuários da web facilidades para descobrir e usar os seus recursos. Este artigo apresenta metadados, Web Semântica e categorização automática como técnicas em que habilidades humanas, como a indexação e a descrição de recursos, são aplicadas de uma forma que máquinas possam estabelecer julgamentos, para melhor ajudar humanos na descoberta e no uso dos recursos da web.
  Incluído em: 21/08/2008
  O presente artigo apresenta o processo de atualização por que passa a World Wide Web na sua transição para o que tem sido chamado de "Web Semântica". Neste sentido, busca-se identificar as tecnologias, as organizações associadas e o embasamento filosófico e conceitual subjacentes a esta nova web. O artigo também procura apresentar as imbricações existentes com a ciência da informação e as possibilidades de ampliação de escopo dos seus objetos tradicionais de pesquisa com o aporte dos novos padrões e tecnologias que estão sendo desenvolvidos no âmbito da Web Semântica.
  Incluído em: 11/07/2014
  O presente artigo apresenta o processo de atualização por que passa a World Wide Web na sua transição para o que tem sido chamado de “Web Semântica”. Neste sentido, busca-se identificar as tecnologias, as organizações associadas e o embasamento filosófico e conceitual subjacentes a esta nova web. O artigo também procura apresentar as imbricações existentes com a ciência da informação e as possibilidades de ampliação de escopo dos seus objetos tradicionais de pesquisa com o aporte dos novos padrões e tecnologias que estão sendo desenvolvidos no âmbito da Web Semântica.
  Incluído em: 02/10/2008
  O presente artigo apresenta o processo de atualização por que passa a World Wide Web na sua transição para o que tem sido chamado de “Web Semântica”. Neste sentido, busca-se identificar as tecnologias, as organizações associadas e o embasamento filosófico e conceitual subjacentes a esta nova web
  Incluído em: 15/03/2011
  O objetivo deste artigo e avaliar caracter ́sticas quantitativas e qualitativas da Web brasileira, confrontando estimativas atuais com estimativas obtidas h há cinco anos. Grande parte do conte ́ do Web e dinâmico e volátil,que inviabiliza a sua coleta na totalidade. Logo, o processo de avaliacao foi realizado sobre uma amostra da Web brasileira, coletada em marco de 2005.Os resultados são estimados de forma consistente, usando uma metodologia já utilizada em trabalhos similares com Webs de outros pa ́ses. Dentre os principais aspectos observados neste trabalho est ̃ o a distribuicao dos idiomas das páginas, o uso de ferramentas abertas versus propriet ́ rias para geracao de páginas dinâmicas, a distribuicao dos formatos de documentos, a distribuicao de tipos de dom ́nios e a distribuicao dos links a Web sites externos.
  Incluído em: 20/10/2010
  A maioria das iniciativas para criação da web semântica tem procurado estabelecer padrões para a estruturação dos dados. Este artigo discute as implicações destas inovações na aparência dos sites, em especial, no que diz respeito ao uso de links ontológicos no processo de design de hipermídia.
  Incluído em: 13/10/2007
  Atualmente a estrutura de informação na Web atual dos recursos primários esta em linguagem natural, de modo que somente nós os seres humanos conseguimos compreende-la, onde podemos chamar de: “Web Sintática”. O artigo explica o que é e como funciona a Web Semântica na prática.
  Incluído em: 09/02/2007
  Esta tese aborda algumas dificuldades que surgiram a partir da utilização da Web na educação a distância, aqui referenciada como Educação Baseada na Web (EBW). Argumenta-se que um dos principais problemas é a lacuna existente entre dois grupos vinculados a ela. Os pesquisadores do primeiro grupo despendem seu tempo e energia estudando o processo de aprendizagem, mas não se preocupam em reduzir os custos e o esforço necessário para desenvolver sistemas educacionais. Por outro lado, os pesquisadores do segundo grupo visam facilitar a construção e a gerência de sistemas e cursos, mas não voltam sua atenção para as questões relacionadas à aprendizagem. Enquanto o primeiro grupo foi responsável pelo surgimento e aprimoramento de tecnologias como Sistemas Tutores Inteligentes (STI) e Sistemas de Hipermídia Adaptativa (SHA), o segundo deu a sua contribuição criando os Sistemas Gerenciadores de Aprendizagem (LMS) e os Objetos de Aprendizagem (LO). Esta divisão nos interesses de pesquisa tem feito com que os STI e SHA ainda sejam vistos como experimentos confinados aos laboratórios, sem uma aplicação prática em larga escala, devido ao custo de seu desenvolvimento. É eminente o predomínio dos LMS e LO devido às facilidades administrativas oferecidas por eles, apesar de não propiciarem condições de aprendizagem tão boas aos alunos. A pesquisa desenvolvida utiliza tecnologias da Web Semântica para auxiliar o desenvolvimento de sistemas que possuam benefícios oriundos das pesquisas dos dois grupos citados. Após identificar os principais problemas da EBW, foram modeladas três ontologias que contemplam informações sobre o domínio do conhecimento a ser ensinado, as teorias de aprendizagem e os alunos que participam de tais cursos. Estas informações são utilizadas para facilitar a construção de cursos para a EBW, possibilitando a reutilização de materiais já prontos e permitindo que aspectos das teorias de aprendizagem sejam considerados. Desta maneira, é possível reduzir os custos e o esforço necessário para construir os cursos e melhorar a aprendizagem dos alunos, atendendo aos objetivos dos pesquisadores dos dois grupos citados. Com o intuito de validar as ontologias desenvolvidas, construiu-se um sistema computacional, que utiliza as informações nelas disponíveis, para auxiliar o usuário na construção de um curso. Este curso é salvo em um pacote que segue o Modelo de Agregação de Conteúdo definido no padrão SCORM. Desta maneira, qualquer LMS com suporte ao referido padrão é capaz de executá-lo.
  Incluído em: 21/08/2008
  La Web semántica es un proyecto a corto, medio y largo plazo del organismo de regulación más importante del mundo en relación con Internet: el World Wide Web Consortium (W3C). El proyecto de la Web semántica incluye transformaciones que ya están afectando a los ámbitos de la creación, edición y publicación de páginas y sitios Web y que seguirán teniendo una importancia creciente en el futuro. Este capítulo expondrá los conceptos e ideas más importantes relacionados con la Web semántica, siempre con el telón de fondo de los intereses de la Biblioteconomía- Documentación.
  Incluído em: 12/08/2008
  No âmbito da gestão de recursos informacionais os modelos e métodos de organização e recuperação de informações sempre estiveram condicionados às tecnologias utilizadas, de modo que a partir do desenvolvimento e intensificação da utilização dos meios digitais uma nova gama de possibilidades vem sendo incorporada, atingindo um estágio em que os modelos clássicos de organização e recuperação de informações precisam ser (re)pensados sob diferentes perspectivas, evidenciando a necessidade de novos métodos que possibilitem otimizar a recuperação de informações. Este artigo compreende uma discussão de literatura, de caráter interdisciplinar, com o objetivo de favorecer a “desmistificação
  Incluído em: 20/11/2008
41 a 50 de 71 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.