Categoria: Web Semântica
Sub-categorias
Ontologias
 
71 Site(s) nesta categoria           31 a 40 de 71

  A Web Semântica é utilizada para reduzir a ambiguidade da linguagem natural, o que possibilita a implementação de agentes inteligentes. Os componentes da Web Semântica são a expressão dos significados; representação do conhecimento; Ontologias (contextualização); Agentes (reage ao ambiente) e a evolução do conhecimento. As ontologias já começam a desempenhar o papel de conhecimento estruturado disponível para reuso em larga escala por sistemas e programas, um acontecimento sem paralelo na história da ciência da computação. Bibliotecas Digitais, é uma crescente área de pesquisa, que abrange mais que os tradicionais métodos e técnicas de banco de dados ou recuperação de informações. Actualmente, a maioria dos sistemas de buscas em bibliotecas digitais utilizam técnicas de base sintáctica sobre uma forma de adequação léxica (recuperação full-text ou buscas por palavras chaves (Key Words)), sem utilizar a aplicação de base de conhecimento do campo de interesse e sem levar em conta a relevância dos documentos procurados. OPTENET é um analisador semântico on-line em 6 idiomas, consegue a máxima eficácia reduzindo o mínimo de erros; Pode-se considerar um dos melhores filtros do mercado.
  Incluído em: 29/09/2008
  Aborda-se alguns conceitos referentes à implementação de repositório de objetos de aprendizagem para o Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem Netclass com base no padrão SCORM e tecnologias da Web semântica. Este Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem utiliza métodos e técnicas provenientes da Inteligência Artificial Distribuída através de uma abordagem de Sistemas Multiagentes e do paradigma da aprendizagem cooperativa auxiliada por computador. O presente artigo pretende destacar os mecanismos fundamentais para classificação, representação e agregação de objetos de aprendizagem, destacando as vantagens de reutilização e compartilhamento de conteúdos em ambientes de aprendizagem através da publicação destes objetos na Web .
  Incluído em: 27/10/2008
  A popularização e uso de computadores conectados a Internet permitiu que a Web se tornasse parte integrante de nossas vidas. O número de usuários e quantidade de informações disponíveis na rede aumenta a cada dia, em conseqüência as ferramentas de busca nem sempre conseguem filtrar informações relevantes para os usuários. Nessa perspectiva surge a Web Semântica, que nasce como um possível recurso para ordenar a confusão informacional existente na Web. O presente trabalho procura fazer a relação existente entre os conhecimentos da área de Biblioteconomia, especificamente das disciplinas de representação temática da informação e representação descritiva da informação, com a Web Semântica. No que diz respeito aos objetivos da pesquisa ela é caracterizada como exploratória / bibliográfica, analisando os avanços obtidos pela comunidade científica de técnicas tradicionais da Biblioteconomia, principalmente da indexação e catalogação e aproximando tais técnicas com as perspectivas da Web Semântica, destacando a iniciativa Dublin Core para descrição e indexação de recursos na Web. Conclui-se que a representação do conhecimento na Web Semântica é uma técnica ainda em construção e a biblioteconomia, visando o aproveitamento de processos de armazenamento, organização e recuperação da informação, está em perfeita sintonia com os estudos da área da Web Semântica na medida em que ambos objetivam aperfeiçoar a recuperação da informação para os usuários na rede.
  Incluído em: 28/09/2010
  A falta de soluções capazes de captar a semântica das páginas da Web criou uma demanda de serviços que se ajusta à aplicação de ontologias. Esta tecnologia desponta como uma forma viável de estruturar informações esparsas, disponíveis na rede. Este trabalho abrange os principais fundamentos teóricos e históricos relativos às ontologias. São abordados seus formalismos de representação, benefícios, ferramentas, princípios e técnicas de construção e aplicações. É apresentada ainda a mais direta aplicação de ontologias: A Web semântica, que, com suas linguagens e padrões, constituirá a base para a efetivação do comércio eletrônico e de um tratamento mais acurado das informações da Web.
  Incluído em: 07/01/2007
  mesmo que existam várias controvérsias sobre a concretização de uma web realmente semântica, a pesquisa é bastante interessante.
  Incluído em: 30/06/2010
  Este artigo descreve como o gerenciamento de pacotes em sistemas Linux pode se beneficiar de conceitos da Web Semântica. Mostramos que alguns problemas decorrem do fato de que o domínio do gerenciamento de pacotes não está devidamente formalizado e padronizado. Discutimos que ferramentas e formalismos da Web Semântica podem ser utilizados e, por fim, descrevemos a nossa abordagem para o problema.
  Incluído em: 13/10/2007
  Todavía en un temprano estadio de desarrollo, la visión de la web semántica se dibuja como la web de segunda generación, construyendo los cimientos de un nuevo espacio de información. El W3C presenta la web semántica como extensión de la web actual en la cual se da un significado bien definido a la información, permitiendo un mejor trabajo en colaboración, tanto a computadoras como a personas. La web semántica es una de las tendencias tecnológicas emergentes y convergentes que están conformando el futuro de la web. Pero sin solucionar la cuestión de la propiedad intelectual, existe un peligro de que la próxima revolución de Internet no llegue a ocurrir. Podría significar que la web semántica nunca llegue realmente a suceder.
  Incluído em: 24/06/2007
  O objetivo deste trabalho é apresentar os principais conceitos e a tecnologia básica que giram em torno do tema Web Semântica.
  Incluído em: 18/04/2010
  Abordando algumas interfaces do fenômeno da cognição com a ciência da informação, este ensaio tem por objetivo refletir sobre alguns componentes do processo de representação de conhecimentos, no contexto atual balizado pelo surgimento e desenvolvimento dos arquivos e bibliotecas digitais. Como um esquema básico, contendo idéias introdutórias a serem posteriormente trabalhadas, destina-se especialmente pesquisadores e estudantes de cursos oferecidos no âmbito disciplinar da ciência da informação. O texto se inicia com uma introdução que ressalta os processos de representação, passíveis de ocorrer em momentos distintos: na produção dos registros de conhecimento, na organização dos sistemas de informações documentais e no acesso às informações pelos usuários. São também incluídas neste texto discussões preliminares sobre as relações da representação com a ontologia e a epistemologia, campos tradicionais da filosofia. Seguem-se outros tópicos relacionados ao tema, cujos títulos denotam seus conteúdos específicos: cognição e transdisciplinaridade; conceito como produto da representação primária e insumo para a representação secundária; novos espaços e métodos peculiares de representação do conhecimento.
  Incluído em: 07/02/2007
  O trabalho aborda a Web Semântica: a nova versão da web que está em desenvolvimento, através de projetos como o Scorpion1 e o Desire2. Estes projetos buscam organizar o conhecimento armazenado em seus arquivos e páginas web, prometendo a compreensão da linguagem humana pelas máquinas na recuperação da informação, sem que o usuário precise dominar refinadas estratégias de buscas. O artigo apresenta o padrão de metadados Dublin Core como o padrão mais utilizado atualmente pelas comunidades desenvolvedoras de projetos na área da Web Semântica e aborda o RDF como estrutura indicada pelos visionários desta nova web para desenvolver esquemas semânticos na representação da informação disponibilizada via rede, bem como o XML enquanto linguagem de marcação de dados estruturados. Revela a necessidade de melhorias na organização da informação no cenário brasileiro de indexação eletrônica a fim de que o mesmo possa acompanhar o novo paradigma da recuperação da informação e organização do conhecimento.
  Incluído em: 30/01/2007
31 a 40 de 71 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.