Categoria: Web Semântica
Sub-categorias
Ontologias
 
71 Site(s) nesta categoria           21 a 30 de 71

  Se presenta una propuesta básica de automatización y utilización de tesauros documentales en entornos distribuidos de recuperación de información mediante servicios web basados en Resource Description Framework (RDF). Por esta razón, se revisan en primer lugar las propuestas de marcado descriptivo aparecidas en los últimos cuatro años para la codificación de tesauros documentales. A continuación, se muestra una arquitectura básica de un servidor de tesauros implementado en Java, y, por último, se repasan los distintos protocolos de comunicación e intercambio entre aplicaciones que se pueden usar para implementar este servicio. El texto se acompaña de la aplicación informática que se ha desarrollado
  Incluído em: 14/02/2007
  A web semântica é uma extensão da web atual na qual é dado um significado bem definido á informação, permitindo que informações sejam compreensíveis não só por humanos mas também por computadores.
  Incluído em: 15/06/2008
  A Web Semântica é nada mais nada menos, que uma web com toda sua informação organizada de forma que não somente seres humanos possam entendê-la, mas principalmente máquinas. .
  Incluído em: 24/06/2008
  Trust is an integral component in many kinds of human interaction, allowing people to act under uncertainty and with the risk of negative consequences. For example, exchanging money for a service, giving access to your property, and choosing between conflicting sources of information all may utilize some form of trust. In computer science, trust is a widely used term whose definition differs among researchers and application areas. Trust is an essential component of the vision for the SemanticWeb, where both new problems and new applications of trust are being studied. This paper gives an overview of existing trust research in computer science and the Semantic Web.
  Incluído em: 07/04/2008
  No âmbito da gestão de recursos informacionais os modelos e métodos de organização e recuperação de informações sempre estiveram condicionados às tecnologias utilizadas, de modo que com desenvolvimento e intensificação da utilização das tecnologias digitais uma nova gama de possibilidades vem sendo incorporada aos processos de produção, armazenamento, representação e recuperação de informações, atingindo um estágio em que os modelos clássicos de organização e recuperação de informações precisam ser (re)pensados sob diferentes perspectivas, pois os mesmos não parecem ser capazes de solucionar os problemas identificados no ambiente Web, evidenciando a necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias que permitam otimizar a recuperação de informações em ambientes digitais. Nesse sentido, os estudos relacionados ao projeto Web Semântica vêm destacando-se como uma nova perspectiva no desenvolvimento de tecnologias que possibilitem um aumento na qualidade e relevância das informações recuperadas, a partir do desenvolvimento de instrumentos que permitam descrever formalmente, em um formato que possa ser processado por máquinas, os aspectos semânticos inerentes aos recursos informacionais, contribuindo para a identificação e contextualização das informações disponíveis no ambiente Web. Deste modo, a proposição deste trabalho é a realização de um estudo teórico e metodológico de caráter interdisciplinar acerca do projeto Web Semântica, buscando favorecer a “desmistificação” dos conceitos e tecnologias subjacentes e avaliar em que medida a área de Ciência da Informação pode contribuir para sua concretização, ressaltando os possíveis reflexos destas novas abordagens tecnológicas em seu corpus teórico. Assim, apresenta-se um levantamento bibliográfico acerca do desenvolvimento da Internet e os principais conceitos e tecnologias relacionados ao projeto Web Semântica, contextualizando-os a partir dos aportes teóricos da área de Ciência da Informação. Verificou-se que os conceitos e tecnologias subjacentes ao projeto Web Semântica podem ser considerados como uma renovação ou desdobramento dos métodos convencionais de representação, organização e recuperação de informações, apontando a possibilidade de contribuições da área de Ciência de Informação para o desenvolvimento do projeto Web Semântica, devido ao seu embasamento teórico referente a formas de representação e as práticas profissionais identificadas em seu campo de atuação, sendo evidente o caráter interdisciplinar que delineia o corpus teórico dos estudos relacionados ao projeto Web Semântica, apresentando-se como um campo fértil para pesquisas e indicando a possibilidade de desenvolvimento de novos métodos de organização e recuperação de informações, construídos por meio de esforços interdisciplinares que favoreçam a junção da fundamentação teórica inerente à área de Ciência da Informação com as novas tecnologias emergentes da área de Ciência da Computação.
  Incluído em: 13/05/2007
  Outra semana se passou e muitos artigos de destaque no ReadWriteWeb Brasil. Tivemos um autor convidado, desta vez o Ricardo Lage, falando sobre a importância da atenção na web, e o papel das redes sociais para chamar a atenção das pessoas. Anunciamos a chegada do Google Squared na busca padrão do Google. Um interessante artigo deu muito o que falar, sobre a diferença de ter muitos seguidores no Twitter, ou ter muitos seguidores engajados, números podem impressionar as pessoas, mas será que impressionará as pessoas certas? O Facebook apesar de ser um dos gigantes da web tem tido muitos problemas em relação a privacidade, e isso pode ser o motivo pelo qual as pessoas estão tentando descobrir como se desvincular da rede social (já que o próprio serviço dificulta bastante), chegando ao ponto do Google sugerir um “tutorial” em sua busca.
  Incluído em: 30/06/2010
  Aborda, à luz da literatura, a evolução da web para a Web Semântica ou inteligente, e suas possíveis aplicações, interferências ou impacto nos atuais processos de indexação, editoração e recuperação da informação. Apresenta a recente história da Web Semântica que objetiva compreender, estruturar e gerenciar os conteúdos armazenados na web, na forma de texto, som, imagem e gráficos a partir de valoração semântica desses conteúdos. São abordados no artigo, os componentes básicos necessários para implementação da Web Semântica: (a) representação do conhecimento, expressa pelas linguagens de marcação (SGML, HTML, XML, RDF); (b) ontologia, a disciplina que estuda e determina as relações entre conceitos estabelecendo regras lógicas de raciocínio sobre estes conceitos gerando linguagens que são compreendidas pelos computadores e, (c) agentes que são programas gerados para coletar conteúdos na web a partir de fontes diversas, processar a informação e permutar os resultados com outros programas permitindo através de linguagem que expressa inferências lógicas resultantes do uso de regras e informação como aquelas especificadas pelas ontologias. Aborda ainda aplicações da Web Semântica que encontram lugar no comércio eletrônico com a produção de eficientes catálogos eletrônicos e em sites não comerciais, objetivo maior deste estudo. A incorporação desta nova abordagem de criação e forma de documentos, ao fazer do profissional bibliotecário demandará, tempo e esforço conjunto de vários segmentos representados pelas instituições de ensino em ciências da informação através de inserção de novas disciplinas nos currículos mínimos de graduação e nos cursos de pós-graduação da área, especialmente os oferecidos na modalidade de ensino à distancia, como das instituições de fomento à pesquisa com a manutenção de programa na área e instituições responsáveis pela infraestrutura de comunicação de dados.
  Incluído em: 22/11/2006
  O valor da web semântica será demonstrado se pessoas e aplicações puderem publicar e descobrir novos conhecimentos de forma compartilhada e interoperável. Este trabalho consiste de uma pesquisa sobre os benefícios da utilização de redes peer-to-peer em webs Semânticas. A web Semântica introduz uma estrutura e um significado a redes peer-to-peer, que por sua vez, oferecem um ambiente que apóia a criação, manutenção e controle descentralizado das ontologias criadas. Foi feita uma análise dos principais projetos que envolvem as duas tecnologias e levantadas algumas questões sobre os benefícios que esta fusão acarreta.
  Incluído em: 08/10/2008
  O artigo apresenta um resumo sobre a utilização da web semântica na organização da informação. Apresenta também espaço para comentários e disponibiliza links que dão acesso a outros artihgos e curriculum do autor.
  Incluído em: 26/02/2007
  A crescente utilização dos serviços Web em Sistemas de Informação aumenta principalmente a interoperabilidade entre diversos sistemas disponíveis na Web garantindo um baixo acoplamento. A combinação destes serviços favorece o uso destas composições em aplicações Web. Porém a tarefa de encontrar um serviço Web pode se tornar uma atividade complicada para o usuário, principalmente se tiver que ser feita manualmente. Além disso, no processo de desenvolvimento, novos serviços semanticamente similares podem ser encontrados com o intuito de potencializar a atividade de negocio a ser realizada. Assim, o presente trabalho propõe incorporar a descoberta semântica de serviços Web no processo de desenvolvimento de uma composição através de uma ferramenta integrada de desenvolvimento (IDE). Desta forma o plugin OWL-S Composer 2.0 e proposto para IDE Eclipse facilitando a interoperabilidade de serviços Web semânticos e ampliando assim as atividades de negócios dentro de uma organização.
  Incluído em: 08/12/2012
21 a 30 de 71 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.