Categoria: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
 
12 Site(s) nesta categoria           11 a 12 de 12

  A qualidade de um Ambiente Virtual de Aprendizagem pode ser um fator que contribui para a consolidação da modalidade de ensino a distância. O princípio de usabilidade de software é um elemento que precisa ser considerado para que se obtenham resultados mais eficazes no processo de aprendizagem a distância. Este estudo visa avaliar os mecanismos de usabilidade presentes no fórum de discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, sob o enfoque da metodologia House of Quality com os conceitos pertinentes à ISO 9126, associado à técnica científica de observação participativa. Essa associação permite a avaliação dos requisitos não funcionais de qualidade relativos ao princípio de usabilidade de software. Tal avaliação tem por objetivo a contribuição com indicações de melhorias no processo de ensino e aprendizagem, assim como a identificação de características que podem aprimorar o acesso dos usuários à informação desejada, permitindo-lhes maior autonomia, e estimular a opção e a participação na modalidade de Educação a Distância.
  Incluído em: 18/09/2014
  Os recursos de tecnologia da informação impuseram mudanças no papel exercido pelo bibliotecário. Esse papel começa a evoluir a partir da mudança do enfoque profissional no ambiente virtual e das atividades que esse profissional desenvolve no ciberespaço. A partir desses argumentos, este artigo tem como objetivo estudar as práticas inovadoras do bibliotecário no ambiente Web. Para a consecução desse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em que a literatura pertinente foi analisada e foram identificadas as premissas necessárias para a consecução desse objetivo. Constatamos várias iniciativas de atuação do bibliotecário no ambiente virtual, tais como a utilização dos recursos: a) mídias sociais (Web 2.0) para interação com os usuários; b) Computação em nuvem, por meio de banco de dados, catálogos coletivos online, e recursos para a organização de livros; c) aplicações para dispositivos móveis, com a intenção de atingir jovens e adolescentes, além de disponibilização de equipamentos como o tablet em bibliotecas para leitura e apropriação da informação. Os bibliotecários inovam em suas práticas de atuação na medida em que modificam a maneira de ofertar serviços e produtos aos usuários. Mas há um longo caminho a percorrer para que o bibliotecário seja considerado um profissional inovador por excelência.
  Incluído em: 05/09/2014
11 a 12 de 12

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.