Categoria: Padrões de Interoperabilidade
Sub-categorias
XML
 
24 Site(s) nesta categoria           21 a 24 de 24

  Visando a facilitação da disseminação eficiente de conteúdo, a Open Archives Initiave (OAI) desenvolve e promove padrões de interoperabilidade entre repositórios digitais. Assim, ela criou o protocolo OAI-PMH, um meio simples de se compartilhar metadados entre servidores distribuídos.
  Incluído em: 04/12/2006
  Dissertação submetida para obtenção do grau de mestre em Gestão da Informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Apresenta estudo e avaliação das principais alternativas para a interoperabilidade entre sistemas de informação universitários. Abordada o conceito de Sistema de Informação Universitário e de interoperabilidade. Revisa as principais tecnologias e soluções associadas à construção de sistemas de informação distribuídos. Avalia os padrões de interação mais comuns.
  Incluído em: 10/11/2006
  Z39.50 is an American national standard for information retrieval. It is formally known as ANSI/NISO Z39.50-1995 - Information Retrieval (Z39.50): Application Service Definition and Protocol Specification. This document specifies a set of rules and procedures for the behaviour of two systems communicating for the purposes of database searching and information retrieval. As a network application standard, Z39.50 is an open standard that enables communication between systems that run on different hardware and use different software.
  Incluído em: 17/11/2008
  Esta pesquisa objetivou analisar a utilização do padrão MARC (MAchine Readable Cataloging record) pelas bibliotecas universitárias que compreendem a Região Sul do Brasil, bem como se propôs a identificar o uso da interoperabilidade entre elas. Para tanto, baseou-se na hipótese de que, apesar das bibliotecas, ao escolherem um padrão de metadados para descreverem seus acervos, optarem, em sua maioria, pelo padrão MARC, tais bibliotecas não têm por principal objetivo a interoperabilidade. A pesquisa considera este recurso de grande importância porque através dele é possível manter a padronização de bases de dados, realizar a catalogação cooperativa, reduzir esforços e evitar o re-trabalho. Aborda vantagens no uso de protocolos de comunicação aliados a padrões de metadados.
  Incluído em: 27/10/2008
21 a 24 de 24

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.