Categoria: Bibliotecas Virtuais
 
32 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 32

  Descreve a filosofia, o histórico de implantação e as funções da biblioteca virtual da Natura Cosméticos S.A., considerado o primeiro sistema virtual de informações em empresa do Brasil. Devido ao vertiginoso crescimento da empresa desde o início de sua atuação no mercado internacional, buscou-se a definição de uma estrutura de sustentação informativa que auxiliasse o aprimoramento dos produtos e processos e trouxesse informação sobre o que de mais moderno e inovador estivesse acontecendo na cosmética mundial. Além disso, buscava-se uma metodologia que também organizasse, sistematizasse e disponibilizasse a informação com rapidez e critérios seletivos de pertinência e relevância. Acreditava-se ser ineficaz a repetição do velho paradigma da biblioteca interna em um cenário de globalização de mercados no qual o acesso à informação não deveria estar limitado à informação que pudesse ser armazenada em uma sala de biblioteca. Mais importante do que ter a informação seria saber onde encontrá-la de maneira rápida e eficaz, porque guardar não significa dispor quando se necessita e guardar tem um custo geralmente subestimado quando da criação de sistemas que pretendam ser efetivos quanto à prospecção e difusão de informações. O foco de atuação do Centro de Informações Bibliográficas da Natura é o acesso externo à informação em detrimento do acervo interno de informação. Descreve as características, produtos e atividades desse sistema virtual de informações.
  Incluído em: 25/04/2013
  Apresenta a experiência do SIBi/USP no desenvolvimento do seu Projeto de Modernização, com ênfase na automação de acervos e serviços, para concretizar a interconectividade com outras instituições,ampliando a abrangência de acesso á informação e otimizando o atendimento das demandas dos usuários. A base principal do trabalho é o aperfeiçoamento da qualidade do seu Banco de Dados Bibliográficos DEDALUS, com a instalação de software de funções integradas (Aleph) e de equipamentos adequados ao seu funcionamento, permitindo, assim, a expansão do formato de intercâmbio (MARC) e a conversão retrospectiva dos registros armazenados no Banco. São incluídos tópicos de gerenciamento do Sistema relativos à manutenção de coleções, à capacitação de recursos humanos, ao trabalho cooperativo e compartilhado, preparando-o para atender as exigências atuais de acesso e intercâmbio da informação, dentro das normas técnicas e políticas tecnológicas internacionais vigentes.
  Incluído em: 14/03/2011
  Analisa a abordagem do Sense-Making na busca e uso da informação.
  Incluído em: 31/03/2011
  As novas tecnologias da Informação estão criando "bibliotecas sem paredes para livros sem páginas". Mais conhecidas como bibliotecas virtuais, estas novas formas e suportes estão redefinindo os paradigmas atuais sobre informação, comunicação e o próprio âmbito de trabalho dos profissionais da área. Interdisciplinaridade e interatividade tornam-se as novas palavras de ordem. À medida que avançamos na chamada Era da Informação, esta transição faz surgir a necessidade de repensar os modelos éticos, legais, estéticos, culturais, profissionais e outros, estabelecidos pelo suporte impresso. Ocorrendo paralelamente off e on-line, a também chamada Revolução da Informação utiliza ampla gama de aplicativos e equipamentos para tornar-se operativa. Coleção versus acesso, usuário local versus remoto, indexação hierárquica ou hipertextual, imprimir e distribuir ou distribuir e imprimir, navegar no oceano da informação ou afogar-se? Este artigo pretende discutir essas questões dentro de um enfoque diacrônico e interdisciplinar, contribuindo para o debate e a reflexão que a convergência de mídias para o suporte digital faz surgir.
  Incluído em: 16/07/2013
  A biblioteca virtual no Brasil é uma alternativa para se acessar informação através da Internet na Biblioteca Nacional, em bibliotecas especializadas, universitárias, públicas e escolares. Um levantamento preliminar, realizado pelo IBICT, mostra a distribuição de bibliotecas virtuais por estado e sua presença na Internet. Os principais produtos e serviços disponíveis são o acesso a apontadores, obras digitalizadas, catálogos e informações institucionais. A interligação das diversas bibliotecas minimiza esforços e evita duplicação de trabalho.
  Incluído em: 15/04/2010
  En el articulo se da un recorrido por algunas etapas hitóricas de la biblioteca. Parte de las bibliotecas de la antiguedad y concluye con un análisis del concepto de biblioteca virtual, para dar un acercamiento a la tan perseguida idea de crear una biblioteca universal, que contenga y dé acceso a toda la información generada en el mundo.
  Incluído em: 30/06/2010
  Aborda o panorama atual das bibliotecas virtuais, uma vez que elas vêm provocando transformações nas ações e práticas da biblioteca tradicional. Com o advento das novas tecnologias e, conseqüentemente, da Internet, o conceito de bibliotecas foi transformado e sua concepção vem sendo repensada. Através da análise de trabalhos publicados na área, levanta os problemas relacionados à implantação e gestão de bibliotecas virtuais e, a partir desses, propõe soluções que contribuam para o seu desenvolvimento.
  Incluído em: 07/06/2010
  A avaliação de sites Web e dos diferentes recursos eletrônicos constitui um campo de trabalho cada vez mais importante para o bibliotecário realizar a gestão e o desenvolvimento de coleções em bibliotecas. Este artigo pretende mostrar como o bibliotecário pode intervir em todas as etapas do processo de criação de uma biblioteca virtual, a partir da elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções eletrônicas até a organização ergonômica dos recursos, passando pela determinação, seleção e avaliação dos sites Web.
  Incluído em: 09/05/2011
  A avaliação de sites Web e dos diferentes recursos eletrônicos constitui um campo de trabalho cada vez mais importante para o bibliotecário realizar a gestão e o desenvolvimento de coleções em bibliotecas. Este artigo pretende mostrar como o bibliotecário pode intervir em todas as etapas do processo de criação de uma biblioteca virtual, a partir da elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções eletrônicas até a organização ergonômica dos recursos, passando pela determinação, seleção e avaliação dos sites Web.
  Incluído em: 07/05/2012
  Neste artigo analisa-se, do ponto de vista da arquitetura da informação, baseada no usuário, o website da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, site de responsabilidade da BIREME. Para tanto se usa como referencial a Ciência da Informação, que colabora com seus estudos de usuários e suas necessidades de informação, para sugerir mudanças e conseqüentemente, a melhoria da qualidade do produto final, do projeto de arquitetura da informação do website da BVS.
  Incluído em: 04/05/2010
11 a 20 de 32 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.