Categoria: Gestão de documentos
 
30 Site(s) nesta categoria           21 a 30 de 30

  A cultura de nossa sociedade preservada ao longo tempo através da utilização de meios de transmissão e da apropriação do conhecimento encontra-se ameaçada, já que as novas tecnologias da informação e comunicação tornam frágil a forma de registro e processamento da informação. Esta fragilidade é refletida nos modelos de gestão de documentos digitais permanentes, os quais sofrem influência direta dos profissionais da administração e da Tecnologia da Informação e Comunicação, atuais gestores da informação. Este artigo pretende contextualizar, de uma forma macro, a influência desses profissionais na preservação dos documentos digitais e os problemas gerados pela gestão inadequada do documento digital permanente.
  Incluído em: 09/05/2011
  A construção do prontuário eletrônico do paciente demanda metodologias informacionais e tecnológicas. Tem-se por objetivo levantar aquelas que podem ter resolubilidade por meio dos conhecimentos da ciência da informação e de seus profissionais. Como metodologia para elaborar o estudo, partiu-se do escopo de prontuário eletrônico do paciente estabelecendo-se conexões possíveis com o escopo da ciência da informação. Nestas conexões, combinaram-se os conhecimentos adquiridos por revisão da literatura, por observação de contextos de produção e uso do prontuário do paciente, por observação e análise de prontuários em diferentes suportes e em diferentes instituições, pelo contato direto com profissionais da saúde, da informação e da informática que trabalham diretamente com o prontuário do paciente, gestores, docentes e pesquisadores que fazem uso de prontuários de pacientes. O resultado descreve demandas informacionais e tecnológicas do prontuário eletrônico do paciente relacionadas aos processos de criação, comunicação, identificação, seleção, aquisição, organização e recuperação, armazenagem, preservação, análise e síntese, e avaliação da informação. Conclui-se que, no século XXI, o prontuário eletrônico do paciente, se considerado em sua dimensão local, regional, nacional e internacional, apresenta demandas propícias para a atuação propositiva do profissional da informação e constitui campo de pesquisa para que a ciência da informação, de um lado, contribua com a saúde e, de outro, amplie, teste e aperfeiçoe suas teorias, hipóteses e metodologias.
  Incluído em: 12/05/2012
  Ainda, nos nossos dias,o papel como sendo base de suporte das informações, é o maior problema operacional na maioria das empresas, órgãos governamentais e instituições.A administração pública cabo-verdiana lida anualmente com um grande volume de documentos e, a dificuldade de se lidar cada vez mais com os documentos produzidos é crescente. Daí, a necessidade de estabelecer princípios de racionalidade administrativa, a partir da intervenção nas etapas do ciclo de produção, utilização, conservação e destinação dos documentos de arquivo-a Gestão Documental. Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é contínua,igualmente a gestão da informação precisa adaptar-se a cada nova onda de mudança.A utilização de sistemas de gestão de conteúdos e de processos constituem ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento de modernos sistemas de informação, agilizando assim os processos críticos nas instituições, de forma a optimizar o binómio produtividade-qualidade. Este trabalho faz referência à utilização da IBM FileNet, para modelação do processo de pedido de aposentação na Administração Pública.Ficou comprovado que o sistema de gestão de Workflow-Bussiness Process Management (BPM) da IBM, é capaz de automatizar o procedimento dos processos, gerir a sequência de atividades de trabalho e chamar (ou invocar) os recursos humanos e eletrônicos apropriados, associados aos vários passos de atividades numa instituição. As evidências da plataforma FileNet Como solução de Gestão de Conteúdos, e Gestão de Processos na nossa Administração Pública, demonstram vantagens consideráveis em todos os níveis. Para além de dinamizar e automatizar os processos críticos, o FileNet BPM pode permitir a optimização das operações e melhorar a capacidade de tomar decisões rápidas e acertadas, capacitando a instituição, para tomar decisões atempadas, baseadas na mais rigorosa informação disponível.
  Incluído em: 27/04/2014
  O Poder Judiciário do Amazonas gerou, informações e documentos que, após o cumprimento das finalidades para os quais surgiram, foram esquecidos em alguns depósitos e salas, transformando-se em uma grande massa documental acumulada. Este trabalho mostra alguns aspectos desta situação. Descreve a necessidade do controle da produção documental e do fluxo das informações geradas pelo Poder Judiciário no Estado do Amazonas, a ordenação e recuperação das informações registradas nos inúmeros documentos existentes, passivos de estudos, e, ainda de ordenação, como tratam algumas literaturas. A adoção das normas legais existentes para o gerenciamento documental e o estabelecimento de procedimentos para análise, controle e recuperação da informação.
  Incluído em: 24/06/2013
  Este trabalho é resultado da pesquisa realizada no Gabinete do Vice-Reitor da Universidade Federal de Santa Maria - RS. Tem como finalidade apresentar as atividades de implantação de políticas de gestão documental, a fim de dar continuidade à implementação e estabelecimento de políticas adotadas pelo Departamento de Arquivo Geral. Assim, evidencia-se a relevância de seguir as políticas do Sistema de Arquivos da Universidade Federal de Santa Maria (SIARQ), e também de incluir as acadêmicas responsáveis pelo projeto nas práticas teórico-científicas, a fim de aliar a teoria adquirida no decorrer do curso de Arquivologia com a prática de uma realidade institucional. Dessa maneira a implementação de uma política de gestão documental passa a ser de extrema relevância dentro de uma instituição, contribuindo para a eficiência na agilidade e no acesso à informação.
  Incluído em: 05/01/2013
  A preocupação na gestão de arquivos voltada à prática da qualidade é um rocesso que aos poucos ganha força dentro da arquivística. Desse modo, permitir a adequação de serviços às necessidades de busca e recuperação satisfatória dos usuários. Para isto, deve-se se pensar em serviços arquivísticos norteados por padrões de excelência, que otimizem o atendimento aos usuários durante as rotinas de um arquivos, cumprindo em completude com as exigências das organizações a que estiverem servindo. Apresenta a gestão da qualidade aplicada aos serviços arquivísticos, mostrando uma abordagem teórica para entender como dever ser a aplicação nos arquivos. Em termos metodológicos trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica, que permite estabelecer uma relação entre a qualidade e os serviços arquivistícos. Assim, expõe a gestão da qualidade dentro dos arquivos enquanto prática ainda incipiente, visto que os arquivos se encontram em fase de consolidação dentro das instituições. Conclui ressaltando o trabalho dos arquivistas nas instituições para estabelecer um processo de gestão arquivística que garanta ao arquivo o tratamento racional da informação produzida e recebida.
  Incluído em: 14/05/2012
  Tem-se como objeto de estudo formulários da Metodologia DIRKS, Designing and Implementing Recordkeeping Systems, visando-se ao delineamento de um domínio organizacional. Os pressupostos da pesquisa são os seguintes: o levantamento das entidades de um domínio organizacional antecede à sua estruturação; os elementos constantes do domínio organizacional são essenciais para nortear a construção de instrumentos necessários à gestão de documentos; obter os elementos do domínio organizacional pela abordagem proposta pela DIRKS propicia sua contextualização; a implementação da DIRKS fornece as garantias necessárias para validar instrumentos de gestão de documentos. Este trabalho tem como objetivo mapear as entidades presentes nos formulários de coleta de dados da Metodologia DIRKS. Foram analisados oito (08) formulários, utilizados na implantação do projeto de Elaboração de Instrumentos de Gestão: planos de classificação, tabelas de temporalidades e destinação de documentos de arquivo para as atividades finalísticas do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais. A metodologia do estudo é formada por 12 etapas que se estendem do processo da identificação de entidades constantes dos campos dos formulários ao seu mapeamento em um sistema categorial que partiu das categorias fundamentais de Ranganathan. Para diagramação do sistema categorial, foi usado o software Protégé. Obteve-se como resultado um sistema categorial que permitiu representar um domínio organizacional. Os resultados foram analisados e discutidos no contexto da gestão de documentos, ensejando reflexões sobre a análise e design de domínios organizacionais do ponto de vista arquivístico.
  Incluído em: 12/05/2013
  Este artigo apresenta os conceitos e as características da política de desenvolvimento de coleções. Em seguida, explora as definições e as peculiaridades que constituem um documento eletrônico, bem como suas vantagens e aplicações. Por fim, revela como as bibliotecas universitárias nacionais e internacionais estão trabalhando com a política de desenvolvimento de coleções para documentos eletrônicos, identificando um crescimento relevante e a expansão das políticas referentes aos documentos eletrônicos, ainda em evolução.
  Incluído em: 30/03/2013
  Neste trabalho parte-se do pressuposto de que o conceito de documento e a preocupação com ele não estão circunscritos apenas ao campo da Documentação. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar alguns entendimentos sobre o conceito de documento a partir da literatura científica de três distintas áreas do conhecimento: Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. A escolha destas três áreas ocorreu porque houve, nos últimos anos, um crescimento significativo de cursos de graduação, sobretudo de Arquivologia e de Museologia, em diversas universidades do país, e também pelo fato de elas lidarem com o documento. Conclui-se que o documento está presente na literatura dessas áreas, salvaguardadas suas distinções conceituais e procedimentais, e que novas abordagens têm conduzido a certas aproximações entre essas áreas com a Ciência da Informação, em razão da relação do conceito de documento com o de informação.
  Incluído em: 27/05/2013
  Em Questão é uma publicação científica, em formato eletrônico, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, dirigida a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes das áreas de Informação e Comunicação e tem como objetivos: a) difundir a produção científica de pesquisadores de diferentes regiões do país e do exterior; b) apresentar eventualmente dossiês temáticos, reunindo a contribuição de especialistas nas suas respectivas áreas. A revista Em Questão é de periodicidade semestral, aceita originais em português, espanhol, inglês e francês, publica exclusivamente textos inéditos, que poderão fazer parte das seguintes categorias: artigo: apresenta temas ou abordagens científicas originais (relatos de pesquisa, estudos de caso), contribuindo para ampliar o conhecimento até então estabelecido na área respectiva; ou de revisão (com análise e discussão de idéias já publicadas, além de métodos, técnicas, processos e resultados); entrevista: apresenta reflexões de pesquisadores e profissionais de destaque para as áreas; resenha: apreciação e análise crítica de obras recém-lançadas.
  Incluído em: 26/03/2013
21 a 30 de 30

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.