Categoria: Gestão de documentos
 
30 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 30

  Este estudo originou-se do trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Biblioteconomia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cujo objetivo foi descrever o Sistema de Arquivos da Unicamp (SIARQ/Unicamp), em especial, o processo de gestão de documentos nos aspectos relacionados à legislação que o estrutura e os instrumentos principais que dão suporte aos procedimentos técnicos desenvolvidos, propondo uma reflexão sobre sua construção e o seu desenvolvimento.
  Incluído em: 13/06/2012
  Propõe a conjugação da teoria diplomática com os avanços das linguagens de marcação da Web, estabelecendo uma aproximação entre os elementos intrínsecos e extrínsecos da análise diplomática para documentos convencionais (papel) e a linguagem de marcação extensível XML, para descrição de recursos digitais na Web. Apresenta um exemplo de aplicação da descrição XML somado aos princípios da diplomática, tomando-se como base um documento jurídico. Conclui que embora a diplomática seja uma técnica secular, esta pode ser perfeitamente adaptada ao contexto contemporâneo favorecendo questões referentes aos aspectos da proveniência do documento digital.
  Incluído em: 15/06/2012
  A classificação e avaliação de documentos de arquivos. Histórico dos arquivos e sua importância como instrumento de apoio à administração. O Código de Classificação de Documentos de Arquivo e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos,como instrumentos para facilitar a organização e o acesso aos documentos e às informações, e como padrões a serem utilizados pela Administração Pública Federal. As responsabilidades do Conselho Nacional de Arquivos na definição da política nacional de arquivos e do Arquivo Nacional, na sua implementação e supervisão.
  Incluído em: 21/05/2013
  Apresenta uma revisão de literatura acerca do surgimento do conceito de gestão de documentos e dos estudos de classificação e avaliação do ciclo vital da informação arquivística, a partir da metade do século XX. Destaca os princípios de classificação, os seus fundamentos, escolhas e polêmicas. Aborda a avaliação de documentos públicos e a questão do testemunho e da perda, da memória e da história. Aponta na produção do pensamento arquivístico contemporâneo os novos desafios com relação à gestão dos documentos eletrônicos.
  Incluído em: 06/05/2012
  O Sistema CNI, hoje chamado Sistema Indústria, é composto pelas Entidades CNI (Confederação Nacional da Indústria), SESI (Serviço Social da Indústria), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e IEL (Instituto Euvaldo Lodi), foi submetido, no ano de 2003 a uma mudança organizacional denominada Programa de Transformação do Sistema CNI. A instituição redesenhou suas Unidades, processos e projetos, integrando as áreas meio do Sistema (Recursos Humanos, Financeira, Administrativa, Tecnologia, Arrecadação, Informação e Documentação), que foram chamadas de Áreas Compartilhadas. Abordaremos neste trabalho, os aspectos gerais sobre os desafios e soluções encontradas para os produtos e serviços prestados pela Área Compartilhada de Informação e Documentação, quantificando os atendimentos e ganhos financeiros com a criação dessa nova Unidade por meio de dados estatísticos precisos com o uso de metodologias padronizadas.
  Incluído em: 01/05/2012
  A pesquisa teve como objetivo analisar, na percepção dos usuários, os fatores de satisfação com relação ao sistema Nêutron, implantado no Gerenciamento Eletrônico de Documentos, na Universidade Federal de Santa Catarina. Visou a analisar os fatores impactantes no funcionamento do sistema. A pesquisa foi desenvolvida nos setores: Divisão de Arquivo Central e Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social da UFSC, expondo o perfil da comunidade pesquisada. Caracteriza e contextualiza as primeiras iniciativas de GED no Brasil, como a legislação que regulamenta essa prática. Identifica suas vantagens e desvantagens. Especifica as aplicações e as tecnologias utilizadas no sistema Nêutron, bem como a usabilidade.
  Incluído em: 31/05/2011
  Analisa os fluxos informacionais/documentais e a gestão documental, caracterizando os tipos e usos das informações orgânicas, entendidas como aquelas que são produzidas internamente à organização, bem como o impacto causado pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs), cujo uso leva à crescente proliferação de documentos gerados em meio eletrônicodigital, com o objetivo de estabelecer um modelo composto de métodos e técnicas aplicados no âmbito da gestão documental.
  Incluído em: 20/05/2013
  Desde la creación de las primeras universidades en nuestro país, específicamente la Universidad Central de Venezuela (en adelante UCV), el archivo universitario ha estado adscrito a la Secretaría de esta institución. Así lo reflejan las constituciones de 1698 del Colegio Seminario, de 1727 de la Universidad de Caracas y el Auto rectoral de 1725 (Navas, 2004, pp 43 - 50). Entre otras obligaciones, el secretario de la universidad tenía la tarea de expedir los certificados, asentar en libros los diferentes actos, llevar los libros de cursos, matrícula, claustro, oposición, visitas, entre otros, así como también la conformación de los expedientes de los estudiantes y la custodia del Archivo; hoy día estas funciones permanecen con atribuciones adicionales. En este contexto, la siguiente comunicación tiene como objetivo presentar una propuesta para el desarrollo de un sistema de archivo y gestión de documentos que contribuya a la modernización, eficacia y eficiencia de la gerencia universitaria. La investigación en cuestión, se sustenta en un informe diagnóstico realizado por la Comisión de Archivo de la Institución y teorías relacionadas con el diseño de sistemas de archivo y gestión de documentos. Entre las principales conclusiones y recomendaciones se destacan el desarrollo de la propuesta en conjunto con los diferentes servicios de archivo de la institución, incluir el proyecto en el Plan Estratégico que lleve a cabo las Autoridades Universitarias de la institución, intervención del archivólogo en todas las fases del proyecto, establecimiento de planes de cooperación con organismos nacionales e internacionales para la consolidación del sistema de archivístico del país, etc.
  Incluído em: 09/05/2011
  Considerando a análise documental - AD - como uma das correntes teóricas do Tratamento Temático da Informação (ao lado da catalogação de assunto e da indexação), parte-se de uma análise teórica da literatura sobre a dimensão conceitual da área para, a seguir, cotejá-la com a realidade investigativa brasileira em termos de conceito e de relações interdisciplinares de análise documental. Os resultados revelam uma forte influência gardiniana na realidade brasileira, na medida em que os processos de análise documental possuem especial ênfase. Isso se corrobora pela preponderância dos diálogos interdisciplinares com uma matriz lógico-linguistica. No entanto, e a vista das análises realizadas, sente-se a necessidade de a comunidade acadêmica de análise documentalrefletir sobre as influências teóricas que as norteiam e, como conseqüência, com a terminologia que é utilizada para expressar os conceitos da área.
  Incluído em: 11/06/2011
  Este artigo tem por objetivo suscitar, sob a ótica da gestão de documentos, questionamentos acerca das concepções que fundamentam as diferentes fases que constituem o ciclo vital dos documentos e a teoria das três idades. Assim, são apresentadas as representações das três fases do arquivamento por que passam os documentos (corrente, intermediária e permanente) e a do ciclo vital de documentos proposta por James Rhoads (1989) (nascimento, vida ativa/ produtiva, morte ou destruição, e reencarnação). Por último, questiona-se o papel do ciclo de vital dos documentos em um processo de gestão de documentos, considerando que os critérios de avaliação documental levam à representação da ideia de ciclo vital do documento (gestação, nascimento, vida administrativa ativa/produtiva, e destinação final), e essa, por sua vez, leva à determinação do trânsito dos documentos entre arquivos, propiciando a intervenção nas fases de vida, e sustentando, por fim, a aplicação da teoria das três idades.
  Incluído em: 24/10/2012
11 a 20 de 30 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.