Categoria: Estudos de Usuários
 
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  Trata-se de um estudo de usuários baseado na perspectiva da responsabilidade social da Ciência da Informação, considerando um agregado de informação disponível na Internet. O objetivo foi o levantamento do perfil dos usuários, para detectar suas preferências em relação ao sítio, assim como a investigação sobre o uso que se faz de um espaço que produz informação política, econômica e social. Para tanto, foram desenvolvidos mecanismos de interatividade para que, ao mesmo tempo em que houvesse a coleta de dados por parte do profissional da informação proporcionasse a participação, por parte dos usuários, para a possibilidade de transformar a estrutura desse agregado. Processo que se baseou na metodologia da Pesquisa-Ação, identificando e apresentando as barreiras na comunicação, como resultado final do processo de intervenção científica
  Incluído em: 02/07/2008
  Estudos de usuários e de usabilidade em bibliotecas digitais estão se tornando cada vez mais freqüentes dado a imensa contribuição que representam para a concepção, planejamento e implementação de serviços e produtos. Este paper apresenta os resultados de um estudo feito na Biblioteca Digital InfoHab, onde foram analisadas as interações de seis usuários de diferentes níveis de formação acadêmica e de experiência durante a execução de uma tarefa específica.-Para a coleta de dados foram utilizados métodos de observação direta, entrevistas pessoais, com gravação de imagem e de som. As variáveis de estudo englobaram critérios oriundos da metodologia de Jacob Nielsen e da abordagem do processo construtivista de Carol Kuhlthau. Os resultados apontam para necessidades de melhor adequação da arquitetura de informação da Biblioteca Digital no que se refere aos seus quatro sistemas básicos, quais sejam: sistemas de organização da informação, de rotulagem, de navegação e de busca.
  Incluído em: 02/07/2008
  Não resta dúvida que o mundo contemporâneo pede posturas diferentes de todos os âmbitos da sociedade. Hoje, o conhecimento é a meta e o produto de todas as instituições, onde a informação é a matéria-prima que move todo o desenvolvimento. Neste contexto, tem-se que as bibliotecas, reduto tradicional do conhecimento vêm buscando aliar as novas tecnologias com as necessidades dos usuários. No entanto, está claro que é necessário se conhecer quais são estas necessidades e quais as expectativas destes diante dos serviços propiciados pela biblioteca . Assim, foi estabelecido como objetivo geral desta pesquisa analisar objetivo geral comportamento e as dificuldades dos usuários na recuperação da informação, identificando as atitudes desses usuários na busca da informação. Para tanto foi realizada uma pesquisa teórica-empirica, descritiva de cunho qualitativo e quantitativo, onde foi utilizado método dedutivo, com coleta de dados primários por meio de questionários, realizada na Biblioteca da FAED, junto aos alunos de Pedagogia e Biblioteconomia. Para os dados secundários foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde foram examinados livros e artigos científicos publicados em periódicos. Assim foi observado, além das peculiaridades envolvendo o sistema informatizado Pergamum para bibliotecas, a importância de se conhecer o usuário destas instituições, sejam estas virtuais ou tradicionais.
  Incluído em: 28/06/2008
  O estudo atual está dentro do espaço do mestrado profissional na gerência de comunicação da informação e da saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/FIOCRUZ. Visa aproximar as idéias que estão sendo desenvolvidas na elaboração de minha dissertação que trata os serviços de informação arquivística Usuário-Centrados na Web. Neste estudo, observa-se o avanço das novas maneiras das tecnologias de informação e de comunicação de fazer disponíveis o acesso à informação arquivística. Os espaços de informação virtual, por exemplo, devem ser centrados no usuário, tentando encontrar necessidades de informação no processo de transferência de informação. É importante sublinhar que o arquivista da referência não está atuando nestes serviços, o que faz o desenvolvimento destes serviços usuário-centrados ainda mais relevante. Com as reflexões teórico-metodológicas sobre estudos do usuário, especial o sentido que faz a aproximação, é possível trazer contribuições para melhorar estes serviços, nos termos da concepção, da avaliação e/ou da atualização.
  Incluído em: 02/07/2008
  Este estudo tem por finalidade avaliar a satisfação dos usuários da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), localizada na região Central do estado do Rio Grande do Sul. Os serviços sempre são de difícil definição e conceituação, principalmente por possuírem como características a invisibilidade e a intangibilidade. Assim, a utilização das dimensões da qualidade como forma de medir essas expectativas se torna fundamental devido às dificuldades de mensuração da qualidade em serviços, em relação às suas características. Utilizou-se a pesquisa exploratória, permitindo ao investigador aumentar seu conhecimento a respeito das dimensões da qualidade e das ferramentas utilizadas. A coleta de dados foi realizada através da elaboração de um questionário segundo as dimensões da qualidade, com a finalidade de identificar a satisfação dos usuários com o serviço prestado. A análise dos dados aponta a satisfação dos usuários de forma global. Observaram-se pontos positivos e algumas oportunidades de melhorias, ressaltando que o foco da pesquisa é fornecer ao gestor de bibliotecas subsídios para que forneça serviços cada vez mais focados no atendimento das expectativas dos usuários.
  Incluído em: 05/11/2012
  A pesquisa de estudo de usuário realizada com os alunos do segundo e terceiro semestres do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre teve por objetivo verificar como este segmento da comunidade acadêmica percebia os serviços oferecidos pela Biblioteca Clovis Vergara Marques, utilizando-se para este fim de um questionário com 19 perguntas fechadas e uma aberta. A ferramenta de pesquisa foi gerada dentro da plataforma de ensino a distancia Moodle. Servidores lotados na biblioteca realizaram interferências nas aulas, convidando e conduzido os alunos ao laboratório de informática para responderem o questionário. Os resultados obtidos serão divulgados para a comunidade acadêmica e servirão de subsidio para os gestores da biblioteca nas tomadas de decisões necessárias para corrigir os pontos fracos que possam estar ocorrendo nos serviços executados buscando alcançar asdevidas melhorias.
  Incluído em: 05/11/2012
  Analisa dissertações defendidas no Curso de Mestrado em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, que abordam o tema “estudo de usuário”. As referidas dissertações tratam de estudos de usuários em bibliotecas públicas e em bibliotecas universitárias. Para o estudo, utilizou-se os seguintes indicadores de análise: tipo de usuário, títulos, objetivos, revisão de literatura, conclusões e sugestões.
  Incluído em: 05/11/2012
  Esta apresentação fala sobre As tendências tecnológicas, de usuário e de conteúdo no cenário das bibliotecas, onde se fala um pouco sobre usuário e biliotecas e como as tecnologias influenciam entre eles.
  Incluído em: 19/10/2008
  São analisadas as metodologias para o estudo dos usuários de informação científica e tecnológica. As vantagens e desvantagens de cada método são abordadas. Os métodos estudados são: questionário, entrevista, técnica de Delfos, observação, diário, análise de conteúdo, análise de citações e documentos de bibliotecas.
  Incluído em: 18/08/2008
  Breve apresentação dos conceitos, histórico e desenvolvimento dos estudos de usuários, salientandose as descobertas feitas, as tendências observadas, as limitações e críticas referentes a estes estudos. Discussão dos aspectos mais atuais neste campo:necessidades versus demanda, e os não-usuários da informação.
  Incluído em: 27/04/2011
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