Categoria: Gestão da Informação
 
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  O avanço alcançado pelas tecnologias de comando e comunicação, atuais tecnologias de informação e comunicação alçaram a Humanidade numa condição jamais vista, modulando, inclusive, o sistema social, que tem na informação e no conhecimento os recursos que movem não somente a economia no planeta mas o cotidiano dos seres humanos. O trabalho visa aproximar os conceitos de sociedade da informação, regimes de informação, sistemas de informação e linguagens documentárias. Busca trabalhá-los em conjunto visando uma forma de, dentro da perspectiva dos regimes de informação, que são modos de produção informacional dominantes em um contexto social, dar uma contribuição aos gestores de informação. As tecnologias de informação e comunicação são vistas como os dispositivos de conectividade que aumentam a abrangência e alcance dos limites dos regimes de informação e também como parte da solução de problemas para os sistemas de informação. Argumenta que se entendemos os regimes de informação como ambientes onde convivem seres humanos e a informação, os sistemas de informação idealizados a partir da concepção dos regimes de informação atenderiam com melhor precisão às demandas informacionais.
  Incluído em: 07/06/2008
  Análise e descrição da gestão da Informação nos processos de Gestão do Conhecimento da empresa KPMG Brasil, com ênfase no mapeamento do conhecimento tácito e explícito, buscando disponibilizar/compartilhar as informações mapeadas, por meio da Intranet, ferramenta facilitadora para o compartilhamento e divulgação da informação. Conclui que os Profissionais da Informação têm potencial para liderar e administrar processos de mapeamento do conhecimento nas organizações, principalmente porque possuem especializações inerentes à sua formação, no que concerne a localização, organização, estruturação e disponibilização de dados e informações que, posteriormente, serão transformados em conhecimento. Outra conclusão positiva refere-se ao uso da Tecnologia da Informação, neste caso específico, a Intranet, como aliada no trabalho do bibliotecário.
  Incluído em: 24/05/2007
  Na chamada era da informação, as empresas enxergaram que somente a gestão eficaz das suas informações poderia auxiliá-las na tomada de decisões alinhadas à estratégia organizacional, razão pela qual têm realizado elevados investimentos para a implantação de sistemas de informação, normalmente terceirizados, gerando excelente oportunidade para o crescimento de empresas de tecnologia da informação, cujo discurso é centrado na gestão da informação, para estimular a venda de seus produtos e serviços. Esse trabalho ilustra o desalinhamento entre o discurso adotado por esse tipo de empresa e as práticas que adota efetivamente na gestão de seu próprio negócio. Optou-se pela realização de um estudo de caso de natureza qualitativa, onde vinte e uma pessoas (diretoria, corpo gerencial e profissionais ligados à atividade-fim da empresa) foram entrevistadas (sendo que cada uma possui mais de dois anos de empresa e mais de três anos de experiência na atividade), com vistas a confrontar os dados coletados com o modelo genérico proposto por Davenport (1998), para a implantação e acompanhamento da gestão informacional no âmbito da organização.
  Incluído em: 29/06/2008
  A gestão da informação é extremamente importante para as organizações. O mapeamento informacional é um instrumento que pode ser utilizado no âmbito da gestão da informação. Para realizar o mapeamento informacional, pode-se utilizar o método denominado
  Incluído em: 01/06/2008
  O artigo analisa, inicialmente, a importância da informação e do conhecimento para as atividades produtivas. Destaca-se, nesse contexto, o conhecimento organizacional sob a perspectiva dos paradigmas físico, cognitivo e social da ciência da informação. São discutidos conceitos e processos formulados por diversos autores da área de aprendizagem organizacional. A cultura e a estrutura organizacionais são analisadas enquanto fatores determinantes dos mecanismos pelos quais as organizações aprendem. Propõe-se, ainda, uma série de questões que podem orientar estudos e pesquisas a respeito da influência da cultura organizacional nos processos de gestão da informação e do conhecimento em empresas brasileiras.
  Incluído em: 25/06/2008
  O objetivo deste artigo é discutir a contribuição da Tecnologia da Informação (TI) como suporte à gestão estratégica da informação nas pequenas empresas. Trata-se de uma questão extremamente importante para este setor, no qual são escassas as informações sobre o assunto e pouco conhecimento se tem de sua relevância no processo estratégico. Em decorrência deste fato, a maior parte dos dirigentes de empresas de pequeno porte não visualiza a tecnologia da informação como uma ferramenta capaz de auxiliar no processo decisório e cumprir propósitos estratégicos, empregando-a, muitas vezes, apenas em tarefas administrativas e operacionais. Outro motivo que contribui para que a tecnologia da informação ainda não se encontre disseminada no segmento das pequenas empresas é a falta de sua adequação a este ambiente, no qual é implementada, sem que se considerem suas especificidades de gestão. A literatura sobre o assunto apresenta uma série de barreiras a serem transpostas, para se utilizar a tecnologia da informação no processo estratégico das pequenas organizações, tais como: implementar tecnologias acessíveis financeiramente, conseguir maior envolvimento do proprietário-dirigente no processo de implementação, fornecer treinamento e educação apropriados aos funcionários e proprietários. Assim sendo, no âmbito das pequenas empresas, é relevante fazer pesquisas que viabilizem a adequação da tecnologia da informação às suas necessidades, para melhoria de sua gestão estratégica.
  Incluído em: 04/05/2008
  Essa dissertação objetivou avaliar o uso dos Telecentros como ferramenta tecnológica para o processo de inclusão digital. Baseado no referencial teórico da Ciência da Informação, que busca compreender os fluxos e reflexos do uso da informação em diversos campos, tomou-se nesse estudo a concepção de apropriação informacional para compreensão dos diferentes níveis elaborados pelos usuários e a utilização do software livre como suporte para instalação e expansão dos Telecentros. A análise buscou identificar a visão de inserção dos programas, bem como a forma de implantação, o seu planejamento, o conteúdo e resultados alcançados. Realizou-se um estudo comparativo de casos em dois programas de inclusão digital: um urbano, o Internet Cidadã, mantido pelo poder público, sob coordenação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e um rural, implantado pela organização não-governamental Gemas da Terra. Foram visitados dois Telecentros em Belo Horizonte e quatro na área rural, nos distritos de São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Tombadouro e Rodeador; entrevistados os coordenadores dos respectivos programas, quatro gestores e 44 usuários. Os resultados obtidos indicavam que os gestores apoiavam as ações dos Telecentros envidando todos os esforços para seu efetivo funcionamento. Na área urbana os usuários utilizavam o Telecentro como fonte de lazer, pesquisa escolar e busca de trabalho e renda, enquanto na área rural o Telecentro era utilizado para mobilização comunitária, busca de desenvolvimento local e fortalecimento das relações sociais nas comunidades. Os principais aspectos negativos apresentados eram a alta demanda e a baixa qualidade dos equipamentos no caso urbano e a pouca quantidade de computadores no caso rural. Concluiu-se que o Telecentro é uma ferramenta fundamental para o processo de inclusão digital, que deve ser incentivada com base no software livre para ampliação do uso pela comunidade.
  Incluído em: 30/03/2010
  Esta dissertação se propôs a examinar como o estudante universitário identifica e recupera a informação disponibilizada na Internet de modo a satisfazer sua necessidade de estudo e a elaboração de seus trabalhos acadêmicos. Como tal, constituiu-se em um estudo de caso de caráter exploratório, focado nos alunos do curso de graduação em Administração de uma instituição particular de ensino superior. O levantamento dos dados foi feito através de um questionário desdobrado em quatro contextos de investigação específicos. Delineou as características pessoais, sociais, econômicas, de trabalho e de formação no ensino médio de cada estudante. Identificou habilidades e práticas para uso dos recursos tecnológicos associados aos computadores e de acesso à Internet. Examinou os canais utilizados na recuperação da informação, incluindo aqui a Internet, mas não somente ela como alternativa. Investigou a práxis do estudante na organização dos textos de estudo e de trabalhos a serem apresentados, buscando aspectos como compreensão de conteúdos e resolução de dúvidas. Com base nas tabelas produzidas, identificou perfis e padrões, e delineou o quadro característico de comportamento informacional deste universo de pesquisa. Nesse contexto, ficou claro que a grande maioria dos estudantes considera a Internet como primeira e principal opção para recuperar a informação, usando basicamente os buscadores gerais mais conhecidos e os portais de notícias. Constatou-se a omissão do professor no fornecimento de referências e na adoção de critérios mais rigorosos de avaliação dos trabalhos acadêmicos, o que leva à elaboração de trabalhos pouco fundamentados, ou à simples cópia eletrônica de conteúdo. Como reflexo disso, tem-se o pragmatismo do estudante e a superficialidade do estudo.
  Incluído em: 21/03/2011
  A atualização constante dos profissionais da área da saúde possibilita melhor atuação profissional. Este artigo relata a participação do profissional bibliotecário na realização do Curso de Especialização Didático-Pedagógica para Profissionais da Área da Saúde, realizado pelo Departamento de Pediatria da UFSC em parceria com a Associação Catarinense de Medicina – ACM. Destaca as atividades que o bibliotecário exerce na organização da informação do curso desde a elaboração do projeto até a avaliação final; na disponibilização dos conteúdos digitais na Internet; na interação do bibliotecário com os participantes (docentes e discentes) do curso e aponta nova fronteira de atuação profissional no sentido do trabalho interdisciplinar em cursos de especialização. Descreve as ferramentas utilizadas na comunicação e interação: e-mail, site, apostilas e os conteúdos disponibilizados on-line. O uso de novas tecnologias da informação e comunicação torna-se elemento básico para interação do sujeito no ambiente do processo ensino-aprendizagem. O trabalho do profissional bibliotecário ganha relevância ainda maior no término do curso, quando os Trabalhos de Conclusão de Curso são preparados para a Jornada Científica e para publicação em periódicos que adotam normas de Vancouver e da Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT).
  Incluído em: 18/10/2010
  o presente trabalho tem por objetivo levar ao leitor qual é a Influência da Tecnologia da Informação na Cultura Organizacional. Para tanto, analisamos a cultura organizacional versus o sistema de informação ERP (Enterprise Resource Planning) na empresa Alfa., localizada em Ponta Grossa – PR. Através dessa pesquisa, percebemos que fatores como: rejeição à mudança, dificuldade de adaptação e medo do “novo”, ainda estão presentes na cultura organizacional, mesmo nos dias atuais.
  Incluído em: 20/08/2008
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