Categoria: Recuperação de Informação Especializada
 
35 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 35

  Este trabalho faz um levantamento a respeito de recuperação de informações médicas em textos livres de prontuários eletrônicos do paciente (PEP) e aponta algumas soluções da literatura especializada. PEPs possuem uma grande quantidade de dados na forma de textos livres proveniente da transcrição dos prontuários em papel ou da digitalização por meio de sistemas de reconhecimento de voz ou de caracteres. Algumas dificuldades podem ocorrer na recuperação de informações como erros de digitação pela falta de corretor ortográfico embutido na maioria dos PEPs, além de não passarem por uma revisão por pares antes do texto final como nos artigos científicos biomédicos encontrados nas bases de dados científicas como o Medline. Além disso, profissionais da saúde possuem um estilo próprio na inserção de textos e podem usar palavras sinônimas, abreviações, jargões médicos. Esse artigo mostra alguns algoritmos para tentar minimizar os problemas citados acima, dentre eles, indexação, stemming, remoção de stop words, peso dos termos e formação de frases-termo.
  Incluído em: 07/05/2007
  Este artigo apresenta um mecanismo para geração da “impressão digital” de um documento da Web. Esse mecanismo é parte de um sistema para detectar e recuperar documentos que tenham sido plagiados da Web, sendo similares a um dado documento suspeito.
  Incluído em: 11/05/2008
  A pesquisa identifica as fontes e os canais de informação empregadas em empresa de base tecnológica (software) de Blumenau – Santa Catarina . Aponta a necessidade, por parte dos profissionais da informação, da identificação, localização e organização dos recursos informacionais relevantes em contextos específicos. Conclui que, apesar de fontes/canais formais serem considerados mais importantes pela população-alvo, as fontes e os canais informais apresentam uso mais recorrente.
  Incluído em: 15/06/2007
  Este trabalho descreve a elaboração de um protótipo de sistema de informação multimídia para pesquisa e divulgação de coleções de documentos históricos permanentes pertencentes ao Arquivo Público Mineiro e as técnicas e ferramentas de informática utilizadas na sua construção.
  Incluído em: 20/01/2007
  O objetivo do artigo é abordar o conceito, as formas de interação, as principais características, a finalidade e funcionalidades de um Sistema Colaborativo.
  Incluído em: 03/09/2008
  São apresentados os resultados do projeto de organização do conhecimento em história da ciência visando a construção de um instrumento de representação/recuperação da informação. Entendemos história da ciência em sentido mais amplo, incluindo a produção e recepção de conceitos científicos, a vinculação da ciência e da tecnologia com a sociedade, a sociologia da ciência, filosofia da ciência e epistemologia. Essas áreas, devido as suas características muitas vezes recente e interdisciplinar, não dispõem de uma representação adequada dentro dos instrumentos de representação do conhecimento/informação mais utilizados na Biblioteconomia brasileira como a CDD (Classificação Decimal de Dewey) ou a CDU (Classificação Decimal Universal). Nesses instrumentos a história da ciência aparece não como um campo específico do conhecimento, mas como uma abordagem histórica de cada uma das áreas estabelecidas do conhecimento. Esta carência é sentida, em especial, nas atividades de referência e de indexação realizadas para elaboração de repertórios bibliográficos e nos sistemas de recuperação da informação especializados em história da ciência e suas áreas afins. Para elaboração desse instrumento foram coletados os termos da CDU, realizando-se modificações, adaptações e acréscimos. Esses termos foram confrontados com outros arrolados em tabelas de classificação utilizadas em congressos e repertórios bibliográficos. Os termos selecionados foram categorizados de acordo com as respectivas definições de seus conceitos, tendo como base os princípios da área de organização do conhecimento (teoria da classificação facetada, teoria do conceito e teoria geral da terminologia). Essa versão do instrumento de representação do conhecimento/informação está sendo utilizado para orientar a Bibliografia Brasileira de História da Ciência.
  Incluído em: 29/06/2009
  Este artigo é fruto de um projeto de curso de extensão universitária de pesquisa em fontes de informação jurídica na Internet, desenvolvido e implantado junto a Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Apresenta algumas razões que tornam importante o treinamento em busca por informações jurídicas na Internet, define conceitos relevantes e importantes, descreve aspectos teóricos que constituíram este projeto e por fim mostram alguns resultados de pesquisa de campo aplicado dentro da própria sala de aula, onde são identificados aspectos relacionados ao perfil dos alunos que ingressaram neste curso, além de abordar aspectos relacionados à satisfação com o curso na visão de seus egressos.
  Incluído em: 23/10/2012
  Este trabalho propõe o uso de algumas técnicas simples de recuperação de informações visuais armazenadas em banco de dados objetorelacionais, com utilização de testes de implementação em MATLAB, a partir de uma biblioteca de funções de processamento de imagens. As técnicas utilizadas baseiam-se nas métricas da intersecção de histogramas, distância euclidiana e relacionamento espacial.
  Incluído em: 02/11/2012
  O crescimento observado atualmente da literatura em saúde aliado a sua disponibilidade em meios eletrônicos tem aumentado o interesse por Sistemas de recuperação da informação.Simplificado assim o processo de busca de informação relevante.Além disso, os usuários de SRI geralmente têm dificuldades em expressar de modo preciso suas necessidades informacionais. Neste artigo, é apresentado um SRI em farmacoterapia, chamado Farmascopio, que modela as características da informação associada a doenças e fármacos no processo de recuperação de informação em saúde. Os experimentos conduzidos sugerem que os usuários de SRI podem tirar proveito de uma estrutura hierárquica de conceitos durante o processo de especificação da consulta e recuperação de informação.
  Incluído em: 26/03/2008
  In order to retrieve a set of intended images from a huge image archive, human beings think of special contents with respect to the searched scene, like a countryside or a technical drawing. Therefore, in general it is harder to retrieve images by using a syntactical feature based language than a language which offers the selection of examples concerning colour, texture, and contour in combination with natural language concepts. This motivation leads to a content based image analysis and goes on to a content based storage and retrieval of images. Furthermore, it is unreasonable for any human being to make the content description for thousands of images manually. From this point of view, the project IRIS (Image Retrieval for Information Systems) combines wellknown methods and techniques in computer vision and AI in a new way to generate content descriptions of images in a textual form automatically. IRIS retrieves the images by means of text retrieval realized by the SearchManager/6000.
  Incluído em: 26/11/2012
1 a 10 de 35 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.