Categoria: Modelos Cognitivos
 
5 Site(s) nesta categoria           1 a 5 de 5

  O estudo da influência das Ciências Cognitivas na Ciência da Informação. A Ciência da Informação, que tem como objetos de estudo a informação e o conhecimento, discute-os sob vários pontos de vista, sendo um deles, o cognitivo. Observa-se que os conceitos não têm sido adequadamente discutidos à luz das Ciências Cognitivas, apesar da Ciência da Informação sofrer muitas influências daquela disciplina. Em função dessas questões, estruturou-se, na Escola de Ciência da Informação – ECI da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, o Grupo de Pesquisa “Estudos Cognitivos em Ciência da Informação” – GECCI. Neste trabalho, marco inicial das discussões do grupo, tem-se o objetivo de discutir as relações da Ciência da Informação com as Ciências Cognitivas. Para melhor compreensão desse relacionamento, serão apresentadas as principais vertentes das ciências cognitivas, contextualizados os seus aspectos que têm influenciado a Ciência da Informação e as perspectivas futuras para o relacionamento entre as duas disciplinas.
  Incluído em: 15/05/2008
  A análise computacional de enunciados permite estabelecer e inventariar contiguidades estruturais reveladoras de aspectos semânticos e cognitivos relevantes em estudos com objectivos situados e específicos. Estes estudos tornam-se convenientes, no plano da rendibilização do esforço humano perante as necessidades de adquirir e desenvolver o saber linguístico orientado por objectivos confinados de funcionalidade.Neste estudo procura-se evidenciar, a partir de corpora fragmentários, a importância da perspectiva cognitiva do tratamento semântico das línguas naturais como objectos de aprendizagem.
  Incluído em: 15/05/2008
  Este trabalho apresenta um estudo preliminar sobre a categorização como um processo cognitivo. A essência da abordagem cognitiva na organização do conhecimento resulta da convergência entre a percepção humana, a cognição e as estruturas de conhecimento, com os quais se relacionam os diversos processos da ciência da informação, permitindo, assim, uma categorização unificada e eficiente. Apresenta definições de conceito, de categoria e do processo de categorização como processo cognitivo. Apresenta, ainda, o modelo clássico de categorização do conhecimento baseado nas idéias aristotélicas e o modelo de protótipos de categorização elaborado por Eleanor Rosch na década de 1970.
  Incluído em: 15/05/2008
  O estudo das Redes Neurais Artificiais tem alta relevância para os pesquisadores de Inteligência Artificial, sendo objeto de crescentes pesquisas e servindo como valiosa ferramenta para diversas aplicações. Este trabalho tem em seu âmbito geral o objetivo de fazer uma breve introdução as Redes Neurais Artificiais, tentando explorar suas peculiaridades principais, de forma a seguir como um breve guia introdutório aos interessados nesta tecnologia. Tendo em vista que o objetivo deste trabalho é fazer um apanhado geral do assunto, tentaremos nos direcionar para pontos cruciais como a descrição do neurônio biológico, aprendizado e treinamento das Redes Neurais Artificiais, também serão feitos comentários sobre as principais arquiteturas, mostrando uma aplicação real, utilizando para isso o software Matlab 6.0. Este tutorial não tem exigência de nenhum pré-requisito especial, sendo um guia introdutório para o estudante interessado em conhecer a tecnologia das Redes Neurais Artificiais.
  Incluído em: 30/05/2012
  Este artigo analisa a relação do tratamento da informação com os estudos da cognição humana, na perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar da construção do conhecimento. Reflete-se sobre a representação e organização do conhecimento em sistemas de indexação e recuperação da informação. Analisa-se a evolução e a relação das ciências cognitivas com a indexação, fato este observado quando se aplicam os estudos cognitivos às ferramentas de indexação e recuperação e na relação das pessoas que participam nestes processos. Neste novo contexto, emerge como elemento fundamental a inclusão das teorias cognitivas no processo de ensino e aprendizagem, mediante a necessidade de captar e interiorizar conhecimentos e competências, que permitindo melhorar a atuação e desempenho do profissional que lidam com o processamento da informação.
  Incluído em: 30/10/2008
1 a 5 de 5

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.