Categoria: Processamento de Linguagem Natural
 
8 Site(s) nesta categoria           1 a 8 de 8

  Sistemas de recuperação de informação (RI) tratam essencialmente de indexação, busca e classificação de documentos (textuais), com o objetivo de satisfazer necessidades de informação de seus usuários, expressas através de consultas. Encontrar a informação relevante é, entretanto, uma tarefa difícil. O processamento da linguagem natural (PLN) está presente em diferentes níveis nas diversas abordagens que os pesquisadores têm procurado para solucionar este problema. O conhecimento lingüístico pode, principalmente através de processamentos morfo-sintático e semântico, trazer estratégias inteligentes para a RI. Tanto através de métodos estatísticos quanto pela aplicação de conhecimento lingüístico, o PLN tem ainda muitos desafios a vencer na área de RI mas, por certo, tem muitos benefícios a oferecer.
  Incluído em: 15/05/2008
  El lenguaje natural se entiende como el lenguaje hablado y escrito con el objetivo de que exista comunicación entre una o varias personas. La interpretación del lenguaje natural lo hace el cerebro, empieza a interpretar determinadas entradas sensoriales, tal como ver u oír alguna señal de alarma; el cerebro convierte la información codificada en un conjunto simbólico o lenguaje. La razón principal del procesamiento del lenguaje natural es construir sistemas y mecanismos que permitan la comunicación entre personas y máquinas por medio de lenguajes naturales.
  Incluído em: 23/04/2008
  Discutem-se questões relativas à extração de informações contidas em textos completos e posterior recuperação, por meio de métodos de tratamento automático da linguagem natural. Além da extração de palavras do texto, procura-se manter as relações de significado que estas palavras possuem no contexto do discurso em que ocorrem. Assim, defende-se o tratamento de determinados fenômenos lingüísticos que afetam a qualidade da recuperação, como o da ambigüidade. Conclui-se que um sistema de recuperação da informação em linguagem natural pode solucionar determinados tipos de ambigüidades quando dispõe de informações relativas à valência sintático-semântica das unidades lexicais que compõem um enunciado.
  Incluído em: 02/05/2008
  Entre as funções próprias das classificações a mais importante é a de possibilitara construção de linguagens de recuperação, visando a obter informações armazenadas.Torna-se evidente a ineficiência das classificações tradicionais no que diz respeito à qualidade e estruturação das linguagens a que dão origem. As classificaçõesfacetadas, baseadas na análise de facetas, apresentam terminologia atual e mostram a realidade do pensamento dos especialistas sobre seus assuntos. Pela observância coerente de uma ordem de citação, proporcionam um controle valioso, além de determinaruma ordem de arquivamento útil ao leitor.
  Incluído em: 02/05/2008
  Este artículo tiene por objeto hacer una revisión de las principales características de las técnicas de procesamiento del lenguaje natural , centrándose en su aplicación a la recuperación de información y áreas afines [ Strzalkowski, 1999 ] . Concretamente, en el segundo apartado se estudiaran los diferentes fenómenos que dificultan el procesamiento automático del lenguaje natural; en el apartado tercero se describen las principales metodologías del NLP aplicadas en la recuperación de información; en el capítulo cuarto se enuncian diversos campos de investigación relacionados con la recuperación de información y el procesamiento del lenguaje natural; a continuación se presentan las conclusiones de este trabajo y, finalmente a modo de anexo (Anexo 1), mencionamos algunas de las peculiaridades del NLP en el caso concreto del castellano.
  Incluído em: 11/05/2009
  This article describes the application of computational models of spatial prepositions to visually situated dialog systems. In these dialogs, spatial prepositions are important because people often use them to refer to entities in the visual context of a dialog. We first describe a generic architecture for a visually situated dialog system and highlight the interactions between the spatial cognition module, which provides the interface to the models of prepositional semantics, and the other components in the architecture. Following this, we present two new computational models of topological and projective spatial prepositions. The main novelty within these models is the fact that they account for the contextual effect which other distractor objects in a visual scene can have on the region described by a given preposition. We next present psycholinguistic tests evaluating our approach to distractor interference on prepositional semantics, and illustrate how these models are used for both interpretation and generation of prepositional expressions.
  Incluído em: 31/05/2009
  Os signos e as linguagens foram investigados para a organização virtual do conhecimento por meio dos mecanismos de busca. Fundamentou-se na teoria das matrizes da linguagem-pensamento, postuladas por Santaella (2005), na qual se perscrutou as linguagens sonora, visual e verbal. O objetivo da investigação foi estabelecer uma categorização dos mecanismos de busca a partir da correspondência dessas matrizes da linguagem com a indexação virtual e o modus análogo de busca. Os resultados da investigação indicam ser adequada a categorização dos mecanismos de busca sob o critério dos paradigmas semiótico da linguagem em três matrizes, dado o seu modo de ser e sua operacionalidade, sendo eles baseados em conteúdos sonoros, visuais e verbais. Sinteticamente, a sintaxe é a representação do sonoro, a forma é a representação do visível e o discurso é a representação do conhecimento verbal.
  Incluído em: 11/06/2012
  O artigo apresenta resultado de pesquisa de doutorado realizada com o objetivo de identificar o tipo de relação entre o pensamento reflexivo, proposto por Dewey (1979) e as competências empregadas na busca e no uso da informação na comunicação científica por pesquisadores em formação, alunos de mestrado e de doutorado. A Teoria Fundamentada de Glaser e Strauss (1967) orientou os procedimentos metodológicos da pesquisa. Os indicadores de atividade reflexiva, de Zeichner e Liston (1985), permitiram verificar o tipo de pensamento dos pesquisadores. Os resultados mostram que a maior parte do pensamento empregado na busca e no uso da informação é do tipo não reflexivo. O letramento informacional na pós-graduação é influenciado pelas experiências e sentimentos com pesquisa na educação básica, na graduação e pela participação em projetos de iniciação científica. Sofre influência da cultura acadêmica, atitude dos professores em relação à busca e ao uso da informação, concepção de ensino- aprendizagem, infraestrutura e custos da informação, bem como da consciência do grau de competência informacional. As relações percebidas nessa pesquisa são de natureza multirreferencial, o que requer instrumentos interdisciplinares na resolução do problema.
  Incluído em: 10/06/2012
1 a 8 de 8

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.