Categoria: Serviços de Referencia Digital
 
18 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 18

  Resultados preliminares de pesquisa apoiada PIBIC CNPq/UFF, desenvolvida no período agosto/2004 a julho/2005, com o objetivo de identificar a existência de serviços oferecidos via Web em bibliotecas universitárias brasileiras. Foram avaliadas as páginas de 209bibliotecas universitárias de todas as regiões geográficas do país, tendo como critério deseleção as universidades com maior número de cursos de pós-graduação, segundo o “site”da CAPES, considerando-se as sete primeiras universidades de cada região.
  Incluído em: 27/10/2007
  Revisão de literatura nos periódicos brasileiros, especializados na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, no período compreendido entre 1990 e 2004, sobre o tema utilização do recurso Web em serviços de referência em unidades de informação. São analisados artigos publicados nas revistas Ciência da Informação, Informação & Sociedade, Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Transinformação e Perspectivas em Ciência da Informação. A seleção dos artigos para análise tem como requisito a presença de uma das palavras: Internet, Web, Serviço de Referência, Serviço de Informação ou Bibliotecário de Referência, em seus resumos ou palavras-chave. Expõe as considerações apontadas, pelos diversos autores, dos artigos da amostra, sobre as estratégias utilizadas pelas unidades de informação e por seus profissionais.
  Incluído em: 19/04/2007
  Descreve o panorama do serviço de referência virtual demonstrando a evolução do serviço tradicional para o virtual. Aborda também, as formas de prestação desse serviço, como: correio eletrônico, chat, web contact centers softwares, videoconferência e os projetos colaborativos de referência virtual. Além disso, são discutidas as dificuldades de implementação e as iniciativas brasileiras identificadas de prestação desse serviço.
  Incluído em: 16/03/2008
  É um trabalho apresentado em slides que explica a aplicação das novas tecnologias em serviço de referência digital em uma empresa norte-americana. Caracterizando e abordando suas vantagens e desvantagens.
  Incluído em: 01/07/2008
  Apresenta a importância de proporcionar qualidade ambiental do espaço físico real e no ambiente virtual destinado à leitura e produção de conhecimento em bibliotecas envolvidas na estrutura educacional (em instituições de ensino e centros de pesquisa). As bibliotecas tornam-se um diferencial positivo no processo de aprendizagem. Ao bibliotecário são necessárias habilidades e competências dinâmicas em promover e administrar espaços para interação dos leitores com o mundo da leitura. Facilitar um ambiente adequado para os estudos, encontros intelectuais, debates com autores e discussões de leituras são primordiais para o transmitir, gerar e inovar conhecimentos nas diferentes áreas do saber. Entender as transições do leitor de páginas ao indivíduo que interage pelo vídeo: o leitor de telas na teia global. São abordadas questões de como e por que transformar os espaços de acesso e uso de fontes de informação capazes de proporcionarem inúmeras leituras a ser realizadas entre os mundos das imagens, palavras, hipertextos e hipermídia. Algumas considerações sobre os impactos da divisão digital e o acesso e uso de fontes de informação para o desenvolvimento e construção da Sociedade do Conhecimento.
  Incluído em: 05/04/2008
  Resultados preliminares de pesquisa apoiada PIBIC CNPq/UFF, desenvolvida no período agosto/2004 a julho/2005, com o objetivo de identificar a existência de serviços oferecidos via Web em bibliotecas universitárias brasileiras. Foram avaliadas as páginas de 209 bibliotecas universitárias de todas as regiões geográficas do país, tendo como critério de seleção as universidades com maior número de cursos de pós-graduação, segundo o “site” da CAPES, considerando-se as sete primeiras universidades de cada região. Os “sites” das bibliotecas destas universidades foram visitados e avaliados, com objetivo de identificar os tipos de serviços oferecidos via Web. Verificou-se que este tipo de serviço ainda é pouco oferecido pelas bibliotecas universitárias brasileiras.
  Incluído em: 08/10/2007
  Este artigo resume técnicas para atingir baixa potência e eficiência energética no desenvolvimento de processadores.
  Incluído em: 17/09/2012
  RESUMO Faz-se a definição dos conceitos de Serviço de Referência, “high-tech” e “high touch”, com referências ao novo paradigma decorrente da biblioteca digital em alguns dos seus aspectos sociológicos. Problematiza-se a questão da mediação humana num Serviço de Referência baseada nas Tecnologias de Informação. Descreve-se igualmente o estado da arte do Serviço de Referência e são fornecidos alguns exemplos, dando ênfase a projectos colaborativos e à necessidade de partilha de recursos como solução polarizadora de interesses e necessidades.
  Incluído em: 24/04/2010
  Analisar os serviços de referência virtual, seus padrões e novas tecnologias que têm modificado a prática tradicional realizada no balcão de referência das bibliotecas. São descritas as principais iniciativas norte-americanas e as características de seu funcionamento.
  Incluído em: 17/09/2008
  Analisar os serviços de referência virtual, seus padrões e novas tecnologias que têm modificado a prática tradicional realizada no balcão de referência das bibliotecas. São descritas as principais iniciativas norte-americanas e as características de seu funcionamento.
  Incluído em: 30/03/2011
1 a 10 de 18 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.