Categoria: Estratégias de Buscas
 
12 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 12

  O tempo e a temporalidade tornaram-se questões fundamentais na contemporaneidade com o advento e desenvolvimento das redes digitais de comunicação em toda sua abrangência e complexidade. A análise do conceito de tempo cronológico, contraposto ao tempo vivido, esclarece os pressupostos temporais acerca de nossa pesquisa sobre estratégias de busca na Web. A Web tem sido utilizada amplamente por seus usuários para a busca e seleção de informações, resultando em um de seus principais empregos como suporte para atividades acadêmicas e profi ssionais. Este trabalho apresenta, um estudo sobre as estratégias de busca de informações na Web, visando analisar e comparar os resultados de uma pesquisa exploratória com estudo similar realizado na Universidade de Telaviv. Apresentam-se nove formas possíveis de buscas e como elas foram utilizadas nos estudos comparados.
  Incluído em: 08/04/2008
  É uma manual para uso de ferramentas de busca na Internet,tras informações precisas de como PESQUISA DE INFORMAÇÃOseja ela qual for,como acontece o PROCESSO DE BUSCA,quais as ESTRATÉGIAS DE BUSCA que são usadas na internet, mostra quandodeve-se USAR MOTORES DE BUSCAs, os diretórios, como identificar os motores de busca.
  Incluído em: 17/06/2008
  Site que informa motores e tipos de busca na internet.
  Incluído em: 15/10/2008
  Argumenta a diversidade de informações disponibilizadas na Internet tanto para a pesquisa e ensino. Apresenta estratégias ao usuário para lidar com o acervo qualitativo on-line com intuito de realizar suas atividades de busca e recuperação da informação e conseqüentemente ampliando suas competências e habilidades nesse ambiente da informação on-line. Sugere aspectos práticos no gerenciamento de documentos on-line. Recomenda aplicação de critérios de avaliação de documentos para proporcionar o acesso e evitar o excesso de informações. Descreve o uso da Internet em cursos de stricto-sensu Mestrado em Engenharia Civil, Educação Física e Administração.
  Incluído em: 19/05/2008
  A tendência é que não haja nenhuma revolução no modo como fazemos pesquisas na Web. Talvez a forma como vemos as respostas mudem. Talvez resultados um pouco melhores. Mas é difícil imaginar que as máquinas de busca vão ficar inteligentes de uma hora para outra, "entendendo" o que escrevemos.
  Incluído em: 30/06/2010
  Os sistemas de recuperação de informação, também denominados de bancos de dados, apresentam uma complexidade indiscutível no processo de armazenamento e busca da informação, envolvendo uma série de aspectos que são interdependentes. Dentre estes, podem ser destacados os seguintes fatores: a tecnologia eletrônica conduz os usuários ao acesso democrático à informação ampliando a busca de informação em bases de dados geograficamente distantes; o alcance da qualidade na informação recuperada requer o planejamento de estratégias de busca específicas para cada base de dados. Esse artigo revisa a literatura publicada sobre estratégias de busca abordando os tópicos relativos a seus conceitos, suas principais técnicas e etapas para sua operacionalização.
  Incluído em: 05/03/2009
  Com o intuito de avaliar a submissão de consultas em língua natural, especificamente em português, a máquinas de busca na Web, e contrastar com as consultas por palavras-chave, realizou-se um experimento com alunos, professores e funcionários de uma universidade brasileira. Particularmente, analisaram-se as consultas para verificar se os usuários expressavam bem seus objetivos em palavras-chave; como expressariam seus objetivos em língua natural, caso esta possibilidade fosse oferecida; se as consultas em língua natural forneciam informações que pudessem facilitar a recuperação de informação. O pedido de colaboração foi enviado a 440 pessoas de um instituto de computação da universidade. Foram obtidas 63 consultas, correspondentes a 42 objetivos. Observou-se que, para o item a, na maioria dos casos (71,43%), as consultas por meio de palavras-chave não trazem todas as informações declaradas importantes no objetivo; para o item b as consultas foram feitas por meio de perguntas (71,87%), afirmações (18,75%) e ordens (9,37%); e, para o item c todas as perguntas diretas deixavam claro o objetivo da consulta já com a primeira palavra da frase, ou com as duas ou três primeiras, com exceção das iniciadas pela palavra
  Incluído em: 22/04/2007
  Con el aumento progresivo de los contenidos públicamente disponibles en Internet y a medida que la búsqueda de información se convierte en una de las actividades online más frecuente, la búsqueda informal y cotidiana de información no puede responder a los objetivos de la investigación científica. En la consideración de los contenidos relevantes para un determinado ámbito de conocimiento en un entorno no organizado como es Internet, surge la necesidad de crear procedimientos eficaces que garanticen una búsqueda sistemática
  Incluído em: 09/06/2007
  A World Wide Web tem sido utilizada amplamente para a busca e seleção de informações, resultando em um de seus principais empregos como suporte para atividades acadêmicas e profissionais. Este trabalho apresenta um estudo sobre as estratégias de busca de informações na World Wide Web, visando analisar e comparar os resultados de uma pesquisa exploratória com estudo similar realizado na Universidade de Telaviv. Apresenta-se nove formas possíveis de buscas e como elas foram utilizadas nos estudos comparados. Como resultado, são apresentadas as mais efetivas e sugere-se melhor treinamento dos usuários para o conhecimento das técnicas apresentadas.
  Incluído em: 23/05/2011
  Revisão bibliográfica sobre metadados digitais no campo da ciência da informação, objetivando precisar as várias funcionalidades dos metadados. Empregando-se uma técnica de análise de conteúdo temática, constatou-se a recorrência de tecnologias como XML, RDFS, ontologias, data warehouses, Web Semântica, serviços Web, entre outras, e de dez categorias relativas às funções dos metadados que fundamentavam os textos examinados. Com suporte na análise temática, adotando-se uma perspectiva técnica e histórica, relacionaram-se as categorias funcionais às tecnologias e mostrou-se como as categorias são tratadas em dezenove dos artigos revisados, destacando-se as ênfases empregadas e a convergência dos temas. Notou-se que trabalhos e tecnologias que versam sobre padrões e modelos para preservação digital adotam perspectivas mais abrangentes e integradas, incorporando todas ou quase todas as categorias. Com base nos resultados, foram comentadas tendências e questões latentes percebidas na revisão bibliográfica, e sugeridas abordagens e metodologias para a análise de metadados e das tecnologias relacionadas.
  Incluído em: 21/08/2008
1 a 10 de 12 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.