Categoria: Modelo Probabilístico
 
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  A dificuldade de encontrar uma informação específica, é um dos grandes problemas encontrados hoje em dia. A Recuperação de Informação (IR) é uma área da computação que estuda o desenvolvimento de técnicas para permitir o acesso rápido a uma grande quantidade de informações. Estas informações podem ser: texto, vídeo ou áudio. Dentre os modelos clássicos de IR destacam-se três: Booleano, Vetor Espacial e Probabilístico. Neste trabalho estudar-se-ão os modelos clássicos, em especial os probabilísticos alternativos em IR. Os modelos probabilísticos são baseados no Princípio da Classificação da Probabilidade. Muitos modelos probabilísticos estão sendo estudados, mais um dos grandes problemas é trazer somente o conjunto de informações realmente importantes para a necessidade do usuário. Este trabalho descreve os modelos e sistemas probabilísticos em recuperação de informação textual, com o objetivo de analisar suas características, limitações e resultados, a fim de prover melhorias e contribuir para o aperfeiçoamento dos modelos e sistemas propostos.
  Incluído em: 23/03/2008
  Ao longo das últimas três décadas pode-se verificar um crescente número de trabalhos científicos que enfatizam as abordagens probabilísticas como uma maneira de aproximar a engenharia econômica dos problemas reais de decisão de investimentos, haja vista que muitos autores têm criticado a abordagem determinística por esta não refletir a realidade do processo de decisão econômica, cuja característica inerente é a incerteza. Baseada em um sistema especialista, esta tese tem por objetivo a sistematização de um modelo probabilístico para a tomada de decisão em jogos de empresas como forma de abordagem da análise de investimentos sob condições de risco. Inicialmente foi apresentada uma revisão bibliográfica que abordou desde as técnicas determinísticas até as técnicas que enfatizam o risco. Em seguida, a abordagem dos sistemas especialistas probabilísticos foi destacada com enfoque para a Shell SPIRIT, utilizada no desenvolvimento do modelo proposto. Os jogos de empresas são mostrados na seqüência, e o GI-EPS é utilizado como o universo de aplicação deste trabalho. Após a apresentação do arcabouço teórico foi desenvolvida a caracterização do modelo, a sua integração ao sistema do jogo utilizado, a formulação matemática do módulo GI-EPS-AR e a sua dinâmica de aplicação. A metodologia de decisão foi estruturada a partir da Shell SPIRIT e aplicada a quatro situações propostas. Com base nos resultados obtidos, finalmente foram elaboradas conclusões e sugeridas recomendações para trabalhos futuros.
  Incluído em: 29/06/2008
  Compara os termos representativos dos documentos.
  Incluído em: 04/04/2008
  Aborda o risco em potencial sobre a água para a saúda da população quando nela estiverem presentes agentes nocivos.Aponta a necessidade de um trabalho de certificação de controle de qualidade para assegurar atraves de amostragempara o controle da qualidade.
  Incluído em: 29/10/2007
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Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

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