Categoria: Gestão de documentos
 
30 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 30

  Sistema UNIDEK na automação de bibliografias classificadas pela CDU; formato e etapas para o processamento de bibliografias, tendo em vista o Sistema; equipamento e material, bem como rotina de trabalho e programas necessários. Inclui fluxogramas, modelos etc.
  Incluído em: 06/06/2011
  O volume de informação produzida em formatos digitais tem crescido sensivelmente ao longo das últimas décadas. Entretanto, os meios que utilizamos para transportar e armazenar essa informação são instáveis e a tecnologia necessária para seu acesso tem sido rapidamente substituída por novas gerações mais poderosas que, ao final, se tornam incompatíveis com suas predecessoras. Diversas iniciativas surgem para tratar o problema do documento eletrônico sob a óptica dos arquivos e este artigo oferece visão geral desta trajetória. Nesta primeira parte, relatam-se os fatos notáveis em nível internacional. Na segunda parte, examinam-se os fatos no âmbito nacional e os principais projetos acadêmicos desenvolvidos no campo.
  Incluído em: 22/05/2012
  O artigo destaca a importância da reflexão sobre as implicações e possibilidades que os conceitos relativos a organizações virtuais podem trazer para a coordenação interorganizacional no âmbito do planejamento governamental, de forma a contribuir para incrementar a efetividade da ação de governo, por meio de um ambiente informacional cooperativo. Aspectos como gestão cooperativa da informação, cultura organizacional, poder e controle, fronteiras e estruturas organizacionais e confiança deverão ser observados no contexto do planejamento governamental, caso se pretenda evoluir na aplicação do conceito de organizações virtuais ao setor público.
  Incluído em: 14/09/2010
  Com este trabalho, procura-se mostrar a estreita relação entre os Sistemas de Gestão da Qualidade, descritos no conjunto de Normas da família NBR ISSO 9000:2000, e os Sistemas de Gestão de Documentos, focalizando a Gestão de Instrumentos Arquivísticos, como o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos, subsidiada pela implantação e pela manutenção dos Sistemas de Gestão da Qualidade.
  Incluído em: 01/05/2012
  Estudo sobre o uso do Código de Classificação de Documentos de Arquivo elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) para ser aplicado nos arquivos dos órgãos públicos da Administração Federal. Procurou-se conhecer a real utilização do Código de Classificação do Conarq nos Ministérios instalados em Brasília, tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo. Buscou-se, nos órgãos que utilizam o instrumento, saber as principais dificuldades encontradas em sua aplicação, a existência de treinamento e o nível de assistência oferecida pelo Arquivo Nacional.
  Incluído em: 23/05/2012
  O volume de informação produzida em formatos digitais tem crescido sensivelmente ao longo das últimas décadas. Entretanto, os meios que utilizamos para transportar e armazenar essa informação são instáveis e a tecnologia necessária para seu acesso tem sido rapidamente substituída por novas gerações mais poderosas que, ao final, se tornam incompatíveis com suas predecessoras. Diversas iniciativas surgem para tratar o problema do documento eletrônico sob a óptica dos arquivos e este artigo oferece visão geral desta trajetória. Na primeira parte, relatam-se os fatos notáveis em nível internacional. Nesta segunda parte, examinam-se os fatos no âmbito nacional e os principais projetos acadêmicos desenvolvidos no campo.
  Incluído em: 23/05/2012
  Este artigo visa a apresentar e articular conceitos importantes para a compreensão, sob a ótica da ciência da informação, das especificidades e potencialidades do documento eletrônico no ambiente hipertextual da web. Para isso, são resgatados termos como “documento”, “cadeia documental” e “unidade de informação”, que são aproximados a conceitos característicos do ambiente digital como “hipertextualidade” e “arquitetura da informação”. Este trabalho é parte dos estudos realizados na dissertação “Estratégias de produção e organização de informações na web: uma análise de sites turísticos”, apresentada em abril de 2005 ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que teve como objetivo final (não contemplado neste artigo) a proposição de uma metodologia de análise de sites que privilegie a identificação e compreensão de seus processos de produção e organização de informações.
  Incluído em: 17/03/2011
  Propõe reflexão introdutória acerca da digitalização de acervos fotográficos públicos para acesso remoto e de sua relevante aplicabilidade na tessitura social, no sentido da preservação da memória visual, do fortalecimento da identidade e do acesso a um conteúdo informacional pleno de elementos para a ampliação do conhecimento em todos os âmbitos de formação educacional e cultural. Aborda conceitos associados ao contexto da elaboração de políticas de disseminação de conteúdos informacionais digitais. Indica a necessidade da idealização e implementação de novos modelos para a reunião, organização e disponibilização de imagens constituintes do acervo público, de forma que provoquem uma ‘mudança no jeito de olhar’, visando a inseri-las efetivamente no processo informacional.
  Incluído em: 22/10/2010
  Apresenta os principais conceitos da arquivologia, a fim de discutir como eles podem orientar a elaboração de uma metodologia de gestão dos documentos de arquivo, bem como a identificação dos principais problemas a serem superados para o acesso à informação arquivística.
  Incluído em: 17/03/2010
  Os arquivos administrativos, no âmbito das instituições públicas, apontam alguns aspectos importantes: acúmulo de documentos sem o devido tratamento; dificuldade da manutenção dos arquivos; ausência ou inadequação de espaço para o arquivamento de documentos; e carência de pessoal especializado. Essas questões têm contribuído para a criação de novos nichos de mercados, aqui definido como mercado da informação, pertencente à chamada quarta economia ou setor quaternário da economia. O presente trabalho relata a experiência da Empresa Gráfica da Bahia, na prestação de serviços terceirizados de gestão documental.
  Incluído em: 14/06/2012
1 a 10 de 30 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.